TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  8/10/2020  •  Artigo  •  2.752 Palavras (12 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 12

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

MARKETING

RELATÓRIO PIM II

JAQUELINE OZEKI DOS SANTOS        Ra: 2047588

LONDRINA

2020

INTRODUÇÃO

Com o passar do tempo, o mercado global vem se tornando cada vez mais competitivo e diversificado, fazendo com que as empresas se adaptem aos novos modos de economia e gestão, atendendo e se preocupando ainda mais com os interesses e necessidades do consumidor. Em decorrência do aumento da competitividade e concorrência, as empresas procuram ir além das expectativas dos clientes, de maneira a evitar a perda de mercado.

Deste modo, empresas buscam técnicas e estratégias de maneira que se diferenciem das outras, chamando então a atenção do consumidor, através de produtos e serviços que possam atender as suas necessidades. Dessa maneira, as empresas vêm utilizando algumas técnicas que segmentam o mercado, possibilitando o desenvolvimento de estratégias de marketing e programas de orientação para o mercado, produto e cliente.

Ultimamente, devido aos tempos difíceis, onde o contato físico recomendado é zero ou o mínimo possível, alguns dados utilizados nesta pesquisa são fictícios, baseando-se na realidade atual da empresa e em dados do Projeto Integrado Multidisciplinar I.

Neste contexto, o Projeto Integrado Multidisciplinar II (PIM II), juntamente com o auxílio das disciplinas de Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Recursos Matrimoniais e Patrimoniais, tem como objetivo analisar as práticas gerenciais da empresa: Padaria e Panificadora Record, desde o seu descobrimento, a sua aplicação nos dias atuais, e seu processo adaptativo ao longo dos anos, sem perder a sua essência.

No decorrer do projeto, serão correlacionados os conteúdos, fundamentos e aplicações das matérias compreendidas no decorrer do bimestre, e assim conseguiremos compreender melhor sobre os conceitos e fundamentos utilizados na empresa escolhida.

  1. ECONOMIA E MERCADO

A economia e ciência procura estudar de que maneira são aplicados os recursos produtivos e quais são as escolhas da sociedade. Tudo que está relacionado à oferta e demanda, salários, índices de empregabilidade, PIB, taxa de juros e outros assuntos, são presentes nas variáveis econômicas.

O autor SILVA, Luiz (2001, p.14) diz que Economia é, o estudo de uma organização social, que através dela a sociedade satisfaz a sua necessidade de bens e serviços escassos. Ainda nesse contexto, temos que teoria econômica “é o ramo do conhecimento humano que estuda as leis que regem a produção, a distribuição, o consumo e a circulação de bens e serviços numa sociedade”.

Quando se busca por uma definição concisa do que é “Mercado”, por definição de HALL, LIEBERMAN (2003) tem-se que é: “grupo de compradores e vendedores que têm potencial para negociar uns com os outros”.

Tratando-se de Economia e Mercado, estamos nos referindo sobre a oferta e a demanda. Elas são dois fatores importantes da economia. Para facilitar o entendimento sobre este assunto, devemos levar em consideração este exemplo: quando se trata da comercialização de algum produto, existem dois indivíduos envolvidos, um que compra o produto e o outro que oferece o produto que vende, os chamamos respectivamente de demandante e ofertante.

Quando vamos à Padaria, há uma oferta, o pão, ou salgados e doces, e também há uma demanda, a sua fome. A oferta está relacionada com o produto a ser comercializado e a quantidade disponível. Portando, quando se diz que há uma baixa oferta, significa que o produto é oferecido em um montante pequeno e restrito.

Segundo Rossetti (1941) em seu livro: Introdução a economia: "A procura de determinado produto é determinada pelas várias quantidades que os consumidores estão dispostos e aptos a adquirir, em função de vários níveis de preços, em dado período de tempo”.

Em conjunto como as ideias do autor citado acima, entendemos que: a demanda se relaciona a necessidade com que aquele produto ira saciar e a quantidade de pessoas dispostas a pagar por ele. As empresas ou estabelecimento devem produzir o que as pessoas têm interesse. Ou seja, sempre que quiser produzir algo se deve perguntar, "o que produzir, quantidade em que se deve produzir, como produzir, e para quem produzir."

Em consequência disso deve-se lembrar e diferenciar que: Sempre que a oferta de um bem, excede a sua procura, seu valor aumenta. E sempre que a demanda excede sua oferta, o valor cai.

A empresa oferece uma ampla variedade de produtos da categoria alimentícia, e segundo a mesma, cerca de metade das vendas feitas no último ano, vieram de lançamentos e produtos exclusivos, como: massa fresca de macarrão, purê de mandioquinha com bacon no pão brioche, e outros produtos. Isso fez com que aumentasse o estímulo da produção e dos investimentos na empresa.

Com a chegada da pandemia em março de 2020, a Padaria e Panificadora Record, acabou suspendendo alguns lançamentos, mantendo o foco em seu produto principal, o pão, visto que durante a época precisou reduzir a quantidade de funcionários trabalhando ao mesmo tempo, e que alguns alimentos tinham maior procura sobre outros.

Foram aplicadas questões de segurança relacionadas à aglomeração, cumprindo o decreto municipal que era de reduzir a carga de trabalho, evitando um grande número de pessoas circularem na cidade. Visto que isso ocorreria, aplicou-se também a lei de oferta e procura de seus produtos, diminuindo desperdícios e prejuízos caso houvesse pouca procura por outros produtos.

  1. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Administrar materiais vêm da necessidade dos seres humanos de poder controlar os materiais necessários para uma linha de produção ou até mesmo no momento em que este será distribuído ao varejo e ao consumidor final. Essa é uma ideia que vem desde os povos antigos e da sua necessidade de gerenciar e controlar o estoque de seus produtos, seja para o consumo próprio ou até mesmo trocas mercantis.

De acordo com as ideias de Chiavenato (2003), a Revolução Industrial provocou uma grande concorrência de mercado, melhorando a comercialização de produtos, gerando uma maior visibilidade, dando ênfase aos setores de compra e estoque”. Esse período foi marcado por grandes modificações no sistema de estoque e fabricação em larga escala. Até essa época, muitos trabalhos eram completamente artesanais onde grandes partes foram substituídas por máquinas, elevando a tecnologicamente a produção.

Para Viana (2010, p.35), o principal objetivo da Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais é determinar quanto e quando adquirir bens para suprir a necessidade de reposição do estoque a fim de garantir os recursos necessários para a produção de produtos ou serviços, ou até mesmo para atender ao consumidor final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com