TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  10/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.097 Palavras (9 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 9

   

 UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

Nº.

NOME

RA

01

Ana Claudia de Oliveira Vieira

2025793

NESTLÉ S.A

MARILIA-SP

2020

INTRODUÇÃO

 O projeto integrado multidisciplinar ll, das disciplinas, Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Recursos Materiais e Patrimoniais, objetiva-se que tenha uma maior clareza do conteúdo estudado, combinando e associando na teoria e na prática dentro de uma empresa real de capital aberto.

 A empresa agraciada para este trabalho, é a Nestlé S.A. A empresa foi formada em 1905 pela fusão da Anglo-Swiss Milk Company, fundada em 1866 pelos irmãos George Page e Charles Page e Henri Nestlé. A empresa cresceu significativamente durante a Primeira Guerra Mundial e novamente após a Segunda Guerra Mundial. É uma empresa transnacional suíça do setor de alimentos e bebidas com sede em VeveyVaud, na Suíça. Foi considerada a maior empresa de alimentos do mundo, medida por receitas e por outras métricas.

 A Nestlé opera em 83 países e está presente no Brasil desde 1921, quando instalou em Araras – SP a sua primeira fábrica. No Brasil a Nestlé atua nos segmentos de: biscoitos, cereais, cereais matinais, achocolatados, cafés, águas, culinários, chocolates, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição clínica, nutrição infantil, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. E tem sua sede em São Paulo na Avenida Dr. Chucri Zaidan, 246, Vila Cordeiro. Estima-se que a empresa tenha mais de vinte mil empregados diretos no Brasil, e conte com mais de duzentos e vinte mil empregados indiretos.

 

  1. ECONOMIA DE MERCADO
  1. Panorama econômico financeiro

 A situação mundial passou por uma mudança radical de perspectivas desde que a epidemia do novo coronavírus, inicialmente circunscrita a uma região da China, adquiriu caráter global, transformando-se numa pandemia. Para alguns economistas, há possibilidade de recessão no Brasil após a pandemia do COVID-19. Existe uma grande estimativa de que a queda do PIB (Produto Interno Bruto) no Brasil pode chegar à 4,5% no PIB de 2020 segundo os economistas do Citi. Antes a expectativa era de queda de 1,7%. (G1,2020)

 O economista-chefe para América Latina do banco Goldman Sachs, Alberto Ramos, declarou que é improvável que as medidas adotadas pelo governo sejam capazes de compensar a paralisia da economia brasileira. (UOL,2020)

Gráfico 1[pic 2]

 Relacionando com a empresa estudada, esta se manifestou referente a atual situação mundial; “A crise da COVID-19 está causando um impacto extraordinário e abrangente em nossas vidas. Desde os primeiros estágios da pandemia, trabalhamos em estrita colaboração com as autoridades locais e parceiros de negócios para responder a este desafio. Temos três prioridades fundamentais: salvaguardar a saúde e o bem-estar de nossos colaboradores, garantir a continuidade de nossos negócios para atender às necessidades dos consumidores e apoiar as comunidades em todo o mundo com esforços de assistência local.” (NESTLE)

 Dados divulgados pela Nestlé durante seu primeiro trimestre:

  • O crescimento orgânico atingiu 4,3%, com crescimento real (RIG) de 4,7% e variação de preços de -0,4%.
  • O total de vendas reportadas caiu 6,2%, para 20,8 bilhões de francos suíços (3M-2019: CHF 22,2 bilhões). As aquisições líquidas de desinvestimentos reduziram as vendas em 4,7%, o câmbio reduziu as vendas em 5,8%
  • A venda do negócio de sorvetes dos EUA para a Froneri, no valor de US$ 4 bilhões, foi concluída em 31 de janeiro de 2020. A venda de 60% da participação no negócio de charcutaria Herta (frios e produtos à base de carne) para a Casa Tarradellas deverá ser concluída no primeiro semestre de 2020.

  1. Variáveis macroeconômicas

 “[...] Macroeconomia é a parte da economia que estuda o comportamento da economia como um todo, por meio de preços e quantidades absolutas. Fazem parte dela os movimentos globais nos preços, na produção ou no emprego [...]”. (DONEGÁ, 2011, f.71)

 A macroeconomia estuda os valores econômicos de uma sociedade desconsiderando as particularidades dos seus membros, dá uma perspectiva geral do país estudando a economia como um todo. No Brasil a macroeconomia evidencia o cenário de crise. a macroeconomia brasileira, mantém a trajetória de crescimento baixo, que atualmente se situa na faixa de 1% a.a. Com isso, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registra discreto crescimento em junho de 2019, onde o Banco Central do Brasil (BCB) estimou em 0,30% a variação do nível de atividades de junho de 2019 frente a maio de 2019, considerando o índice com ajuste sazonal. (ByBrasil,2019)

 Relacionando a empresa Nestlé o efeito da COVID-19 variou significativamente por região, categoria de produto e canal de vendas, dependendo do momento do surto, do escopo das restrições e do comportamento dos consumidores:

  • Geografias: A maioria dos mercados, principalmente na América do Norte e Europa, registrou aumento significativo em março, parcialmente sustentado pela estocagem dos consumidores. A China registrou declínio acentuado nas vendas, devido às restrições de movimentação durante quase todo o trimestre, estocagem limitada dos consumidores e exposição relativamente maior aos canais fora de casa.
  • Categorias de produtos: Os produtos essenciais tiveram aumento na demanda. Pratos prontos e produtos culinários, Purina PetCare, café e produtos da Nestlé Health Science registraram um crescimento maior. Confeitos e sorvetes tiveram queda nas vendas, refletindo a redução na oferta de presentes e compras por impulso.
  • Canais de vendas: Todos os mercados apresentaram uma alteração significativa do consumo fora de casa para o consumo doméstico. Os canais fora de casa registraram crescimento negativo, com quedas significativas nas vendas da Nestlé Professional, Águas e nas butiques Nespresso. As vendas por comércio eletrônico cresceram 29,4%, superando 10% das vendas totais do Grupo pela primeira vez.

 Podemos analisar que ouve crescimento nas vendas, principalmente de produtos essenciais, parcialmente sustentado pela estocagem dos consumidores, devido atual senário de pandemia, deixando diversas regiões em quarentena. Porém, o impacto financeiro da COVID-19 permanece difícil de quantificar e dependerá da duração e das consequências econômicas desta crise. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (177.9 Kb)   docx (196.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com