TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  16/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.079 Palavras (9 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

CIDADE/ANO

Nº.

NOME

RA

01

Almir José Ribeiro Silva

2032291

INTRODUÇÃO

O objetivo desse relatório é aplicar os conhecimentos que foram adquiridos nas disciplinas cursadas Fundamentos da Administração, Técnicas de Informática e Comunicação Empresarial a uma empresa afim de demonstrar as principais práticas da organização relacionada com o conteúdo abordado.

A empresa escolhida para o desenvolvimento deste trabalho é uma empresa startup brasileira pioneira no segmento de serviços financeiros, atuando como operadora de cartões de crédito e fintech com operações no Brasil no mercado desde 2013.

A startup Nubank, que conforme pesquisas tem se mostrado forte no quesito, desenvolvimento, gestão e atendimento sendo elogiada tanto por funcionários que fazem parte da foça de trabalho, quanto pela mídia convencional que vem reconhecendo as práticas adotas pela empresa como inovadoras.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

O termo "administração" pode significar direção ou gerência pois é o ato de administrar ou gerir negócios, pessoas e recursos, com o objetivo de alcançar metas pré-definidas.

Podemos definir a administração como o processo que se dá para tomada de decisões e a aplicação de estratégias bem estipuladas com o intuito de atingir os objetivos organizacionais que são criados em níveis operacionais, estratégicos e táticos.

Ao longo do tempo foram desenvolvidas muitas teorias administrativas que visavam buscar a melhor forma de gestão empresarial para as empresas na atualidade.

No caso do startup escolhido, a Nubank a empresa adotou um modelo de gestão onde o foco principal é o cliente, e o objetivo é proporcionar aos clientes uma experiência autêntica e positiva desde o produto até o atendimento ao cliente com excelência.

O sucesso do modelo adotado para gestão pela Nubank é definido aos fatores como: as pessoas, cultura e estrutura organizacional trazendo o “encantamento” o cliente e assim gerando sua satisfação.

 “Aqui a gente tem uma cultura de dar muito autonomia para as pessoas, isso cria um ambiente propicio a inovação. A gente não tem uma área de inovação, a empresa está sempre inovando”, afirmou o CFO da Nubank Gabriel Silva (2018), em um vídeo em que a cultura da empresa é apresentada.

David Vélez em entrevista para o Estadão afirmou:

“Inclusão financeira vai além de oferecer apenas uma conta e um cartão para as Pessoas”.

Uma mentalidade inovadora da empresa é não trazer uma obrigatoriedade de vestimenta ou uniforme, isso permite que os funcionários sejam livres em expressão.

Pensando no corpo de trabalho a empresa disponibiliza momentos de descontração para ajudar na produtividade dos colaboradores, o mesmo tem acesso a mesa de sinuca e vídeo game por exemplo.

Outro diferencial adotado pela empresa é a possibilidade de levar ao ambiente de trabalho o filho ou até mesmo a animal de estimação.

Todas essas ações adotadas contribuem para o bem-estar dos funcionários e podem alavancar sua produtividade, auxiliar na criatividade e trazer uma maior motivação.

Características desse modelo de cultura podem ser relacionadas com a semelhança a teoria das relações humanas, descrita por George E. Mayo, onde o foco da organização deve ser direcionado nos seus colaboradores, e enxergar a si próprio com uma visão social, já que um dos fatores essenciais para a produtividade e para o desempenho das pessoas estão nas relações interpessoais.

Um dos fatores importantes deste startup que levam ao sucesso é a diversidade permitida em sua estrutura organizacional, neste ponto a empresa abre possibilidades para pessoas de diversas características, orientação sexual, diferentes personalidades, opiniões e perfis.

Esta escolha faz com que a empresa possa obter um conhecimento maior de todos os tipos de perfis de clientes e assim criar um atendimento com excelência para cada público destinado.

Segundo Max Braga (2018), Ombudsman da empresa, essa diversidade traz uma contribuição para que seja possível obter diferentes visões sobre o mesmo assunto e considerar todas estas visões para entregar a melhor solução.

Pensando no alinhamento do objetivo organizacional a empresa preza a comunicação dos Setores, sendo assim o atendimento ao cliente está alinhado ao demais corpo da empresa para que através dos acontecidos nos processos possa-se obter um feedback eficiente para os outros Setores afim de achar a melhor solução.

Um método adotado pela empresa em sua estrutura organizacional para que o processo de comunicação seja eficiente é o método agile.

Esta metodologia também conhecida como ágil é um conjunto de técnicas e práticas para gestão de projetos que oferece mais rapidez, eficiência e flexibilidade. Podemos considerar que a metodologia ágil torna os processos mais simples, dinâmicos e iterativos.

Essa metodologia, resumidamente, consiste em deixar todo o processo mais ágil possível, assim ao invés de focalizar apenas na burocracia o foco é destinado ao resultado que é exatamente o objetivo da empresa.

Assim, baseado neste método a empresa criou grupos de trabalho autônomo que são chamados de squads¹, estes são formados por funcionário com diferentes funções denominados de chapters².

Os grupos que obtêm uma afinidade maior ficam na mesma área que é denominada de tribe³, e os funcionários que compõem diferentes chapters e squads tem a total autonomia de envolver-se em projetos que são paralelos, seja para compartilhamento ou para desenvolvimento o que é denominado de guild ⁴

Esta ação de divisão do corpo de trabalho traz uma autonomia maior e uma flexibilidade nos processos afim de permitir que os funcionários decidam a melhor de trabalho e é considerada como uma pratica de sucesso pela empresa.

FIGURA 1: ESTRUTURA DE MODELO ORGANIZACIONAL COM SQUADS E CAPTERS DO NUBANK.

 [pic 2]

¹ Termo em inglês para “Grupo, Esquadrão”

² Termo em inglês para “Seção, Capítulo”

³ Termo em inglês para “Tribo”

4 Termo em inglês para “Guilda, Associação”

Fonte: Site Nubank

Este corpo de trabalho não define a falta de hierarquia como conhecemos sendo com funcionários estagiários, seniores, juniores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com