TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINÁRIO APLICÁVEL AO CURSO TECNOLOGIA DE MARKETING

Projeto de pesquisa: PROJETO INTERDISCIPLINÁRIO APLICÁVEL AO CURSO TECNOLOGIA DE MARKETING. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO

DE TECNOLOGIA EM MARKETING

Prointer II – RELATÓRIO PARCIAL

Augusto Florentino – 8529951658

Danilo Amaral – 9119799050

Rafael De Camargo Bueno – 8951202480

Tutora Presencial: Fernanda Ribeiro

BAURU/SP

OUTUBRO/2014

Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Marketing na Faculdade Anhanguera, sob a orientação da Tutora EAD Fernanda. Polo Bauru/SP

Apresentação

O intuito deste trabalho é falar sobre a questão de: Empresas X Meio Ambiente; e também soluções sobre o impacto causado por Empresas no Meio Ambiente, Assim como Tratar com Base no Código Ambiental e Civil a questão da área de Direito Empresarial sobre as responsabilidades das organizações.

INTRODUÇÃO

Descrição da Situação pesquisada

Vivemos em uma sociedade moderna, na qual a tecnologia está cada vez mais forte; os produtos industrializados ganharam espaço e hoje dominam o mercado. Mas todas essas “Vantagens” produziram um prejuízo com o qual devemos arcar: é a destruição do meio ambiente, do meio em que vivemos.

“De acordo com o conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA): Meio Ambiente é o conjunto de condições, Leis, influencias e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística. Que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Uma organização é responsável pelo meio ambiente que a cerca, deve, portanto, respeita-lo, agir como não poluente e cumprir as legislações e normas pertinentes”. Franco Décio, Rodrigues Edna e Moises Miguel (2014, P.302)

A poluição causada pelas organizações afeta diretamente a natureza, sendo o responsável pelo aquecimento global e causado vários impactos ambientais. Em razão disso, foram criadas leis por meios de vários encontros internacionais, em que se decidiu minimizar a poluição provocada pelas empresas.

Responsabilidade Social e consciência dentro das organizações á respeito do Meio Ambiente.

A responsabilidade social constitui-se em ações transformadoras financiadas e desenvolvidas pelas entidades empresariais como forma de promover a inserção social, bem como de intervenção direta da empresa no contexto socioeconômico, visando auxiliar na solução de problemas sociais.

As empresas socialmente responsáveis não é as que cumprem somente as obrigações legais, mas as que desenvolvem ações efetivas à sociedade, seja através da melhoria das condições de trabalho dos próprios empregados, seja de respeitar e atuar com ética perante os colaboradores.

A responsabilidade social envolve práticas que transcendem o mero zelo pelo capital humano, o respeito pelo meio ambiente e pela comunidade, enquanto consumidora, requer atitude efetiva de envolvimento da empresa com as questões sociais, visando alcançar melhorias.

Em que se tratando das práticas de responsabilidade social que dizem respeito ao meio ambiente, em âmbito interno, as empresas responsáveis implementão formas de atuação capaz de minimizar o consumo de recursos não renováveis, maximizar a utilização dos insumos utilizados no processo produtivo, de forma a evitar o desperdício dos recursos naturais, bem como, promove a reciclagem e o uso alternativo dos refugos do material utilizado no processo produtivo, ou dos excedentes da produção, redução do uso de água e energia ou a procura de insumos e formas alternativas para a produção.

Estas iniciativas, além de preservar o meio ambiente e os recursos naturais, proporcionam vantagens financeiras, ainda que a curto prazo, na medida em que diminui os custos de produção. Assim, a empresa responsável é também aquela que programa ações e promove a participação - inclusão e corresponsabilidade - da população, através da conscientização.

Meio Ambiente um Aliado para as Conquistas empresariais

Para o empresário, que é um homem de negócios, é essencial atuar em um cenário que lhe proporcione desafios cada vez maiores. Servir em um cenário composto por clientes e comunidades exigentes, é uma oportunidade que o empresário criativo tem para colocar em prática suas idéias inovadoras sobre o que é certo, que contribuirão para atender as necessidades do seu cliente, para o desenvolvimento da comunidade a que pertence, assim como do meio ambiente.

O empresário tem que enxergar no meio ambiente uma aliada na conquista e na satisfação dos atuais e novos clientes. Inovar na melhoria de seus serviços para uma execução ecologicamente correta. A utilização dos recursos naturais de maneira apropriada gera a satisfação de todos os envolvidos e, consequentemente, o fortalecimento da imagem da empresa.

Medidas Adotadas para Redução e Prevenção de Impactos Através da Mitigação

Mitigação é uma implementação de medidas traçadas para reduzir os efeitos indesejáveis de uma determinada ação sobre o meio ambiente. Ela é essencial para se alcançar um plano ambiental saudável e possui diferentes tipos de medida. Franco Décio, Rodrigues Edna e Moises Miguel (2014, P.309)

Tipos de Medidas Como Funciona Exemplos

Medida de Prevenção e controle

Plena ou parcialmente evitam um impacto e/ou reduzem um risco:

• Alterando os Meios ou Técnicas

• Mudando o Lugar

• Especificando as praticas operativas Previna a contaminação dos poços, construindo poços á uma certa distancia das latrinas.

Medidas de Compensação

Evitam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com