TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar : PIM VI Cursos Superiores de Tecnologia

Por:   •  9/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  11.270 Palavras (46 Páginas)  •  957 Visualizações

Página 1 de 46

[pic 1]

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar : PIM VI

Cursos Superiores de Tecnologia

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

POLO ASA NORTE

2013


ALININA DA SILVA NUNES

RA: 141312

Trabalho de conclusão de curso para

obtenção do título de graduação em Gestão

da Tecnologia da Informação apresentado à

Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: (Prof. Marcus Vinicius)

POLO ASA NORTE

2013

RESUMO

        Este projeto tem o objetivo de analisar o funcionamento e formas de atuação no mercado da empresa Natura Cosméticos, através dos instrumentos oferecidos na elaboração de um Plano de Negócios, em conjunto com as técnicas de Modelos de liderança, ambos pautados pelos princípios da Ética, da Moral e do Direito, através dos conhecimentos adquiridos na Disciplina Ética e Legislação trabalhista e Empresarial.

        Como dito, as Disciplinas Plano de Negócios, Modelos de Liderança e Ética são expostas  e analisadas dentro da estrutura funcional da Natura.

        Com o auxílio da primeira, é elaborado um Plano de Negócios especialmente para a empresa em questão, visando demonstrar ítens como: o histórico e a evolução da empresa nos últimos anos, seus produtos e serviços, sua estratégia de mercado e de marketing, a forma como gerencia seus recursos humanos e financeiros, e a análise do mercado no qual está inserida e buscando mais espaço tanto nacional como internacionalmente. A segunda permite analisar a relação entre a liderança e seus liderados, identificando assim o estilo de liderança adotado pela organização. Por fim, a terceira disciplina -Ética- permite conhecer as práticas organizacionais relacionadas aos conceitos de Ética, Moral e Direito e como isso acontece na prática do dia-a-dia da empresa.

        Finalmente, após toda a pesquisa, foi constatado que desde a sua fundação, em 1969, até os dias de hoje, principalmente com a ajuda de uma gerência e planejamentos eficazes, a Natura alcançou grande evolução e conquistou grande fatia do mercado de cosméticos e produtos de beleza, sendo uma das líderes do setor no Brasil.

Palavras-Chave: Negócios, Mercado, Gerência, Liderança

ABSTRACT

        This project aims to analyze the functioning and ways of working in the market of cosmetics company Natura, through the tools provided in the preparation of a Business Plan, together with the techniques of leadership models, both guided by the principles of Ethics, the moral and Law, through the knowledge acquired in the Legislation and Ethics Discipline labor and Business.

        As stated, Disciplines Business Plan, Business Leadership and Ethics are exposed and analyzed within the functional structure of Natura.

        With the aid of the first, is a Business Plan prepared especially for the company in question in order to demonstrate items as: the history and evolution of the company in recent years, its products and services, its market strategy and marketing, how manages its human and financial resources, and analysis of the market in which it operates and seeking more space both nationally and internationally. The second allows you to analyze the relationship between the leadership and their subordinates, thus identifying the leadership style adopted by the organization. Finally, the third discipline-Ethics lets meet organizational practices related to the concepts of Ethics, and Moral Law and how it happens in the day-to-day business.

        Finally, after all the research, it was found that since its foundation in 1969 until the present day, mostly with the help of an effective management and planning, Natura has achieved great development and has gained a market share of cosmetics and beauty, one of the industry leaders in Brazil.

Keywords: Business, Marketing, Management, Leadership

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................................4

2. PALNO DE NEGÓCIOS...................................................................................................5

3. MODELOS DE LIDERANÇA..........................................................................................42

4. ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL.........................................43

5. CONCLUSÃO.................................................................................................................44

6. REFERÊNCIAS..............................................................................................................44

1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho analisa o funcionamento da empresa de cosméticos Natura S.A, correlacionado às Disciplinas de Plano de Negócios, Modelos de Liderança e Ética e Legislação Trabalhista e Empresarial.

        A Natura é uma empresa brasileira que e atua no setor de produtos e cosméticos para o corporais e capilares. Fundada há 44 anos por Antônio Luiz Seabra, hoje atua no Brasil, e em outros cinco países da América Latina e na França, com planos de expansão para o mercado Norte Americano.

        A empresa possui hoje mais de 1,5 milhões de consultores e consultoras, e mais de sete mi colaboradores dos mais diversos ramos profissionais

        Um grande diferencial da Companhia é a constante busca e inovação em suas linhas e produtos sempre preocupada com a satisfação do cliente, sem descuidar do uso racional dos recursos da natureza, sendo a primeira empresa nacional a introduzir o uso de refis no setor de cosméticos brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70.5 Kb)   pdf (683.2 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com