TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ENDOMARKETING NA EMPRESA DOGMA COMUNICAÇÃO VISUAL LTDA

Por:   •  23/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.756 Palavras (20 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 20

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ENDOMARKETING NA EMPRESA DOGMA COMUNICAÇÃO VISUAL LTDA

Autor: Fernanda Monteiro   e Karina Bonatto Alves

Orientador: Prof Fábio Tolfo

Faculdade da Serra Gaúcha

Resumo: Na realidade em que vivemos atualmente, onde reina a competitividade, o diferencial que as empresas podem encontrar são as pessoas. Para que as pessoas possam contribuir com os resultados da organização, recomenda-se que estas estejam constantemente recebendo estímulos de motivação, pois colaboradores motivados tendem a ser mais comprometidos com os objetivos da empresa. Desta forma, um programa de endomarketing, se bem desenvolvido e difundido entre todos, pode trazer o sucesso desejado. Isso refletirá no clima organizacional e consequentemente no cliente final. Considerando a importância deste tema “Endomarketing”, é que este trabalho foi desenvolvido para a empresa Guarda Patrimonial Caxiense, onde analisamos as vantagens que um programa de Endomarketing pode trazer.

Palavras-chave: Marketing. Comunicação Interna. Endomarketing. Motivação

1        INTRODUÇÃO

Toda empresa busca satisfazer e, muitas vezes, superar as expectativas dos clientes. Para que isso aconteça, são criados procedimentos e políticas na intenção de atender o esperado.

Estes métodos, comumente, são voltados ao público externo que se quer servir, porém está cada vez mais atual o entendimento de que os clientes internos devem estar motivados e engajados para que a organização alcance o sucesso desejado dentro e fora dela.

O estudo foi feito na Guarda Patrimonial Caxiense, com a intenção de otimizar suas políticas de Recursos Humanos, oferecendo mais estímulos à motivação de seus funcionários.

Conhecendo o histórico da empresa, onde ações voltadas ao endomarketing são raras e não contínuas, verificamos a necessidade de demonstrar a relevância deste assunto tão atual e importante, pois como garante Cerqueira (1994, p. 52) “O Endomarketing melhora a comunicação, o relacionamento e estabelece uma base motivacional para o comprometimento entre as pessoas e das pessoas com o sistema organizacional”.  

Considerando então, que as pessoas são o diferencial competitivo nas organizações e merecem valorização e investimento, o objetivo deste artigo é elaborar um programa de Endomarketing na empresa .

Para que este artigo fosse desenvolvido, dividimos da seguinte forma: resumo, introdução, desenvolvimento do projeto, onde abordamos o referencial teórico do tema “endomarketing”, após mostramos a seção de metodologia e aplicamos uma pesquisa para uma maioria de funcionários, identificando as principais necessidades referentes à motivação e Endomarketing, após os dados da mesma foram tabulados e apresentados na seção resultados do estudo. Por fim encontramos as considerações finais e referências bibliográficas.

2        DO MARKETING AO ENDOMARKETING

Nesta seção, abordamos a relação do marketing com o endomarketing, passando pela comunicação interna e motivação, pois acreditamos que todos estes termos estão ligados e, sem eles, o endomarketing não existiria.

2.1 Marketing

Para que uma empresa tenha sucesso, entendemos que seu público alvo deve ser alcançado. Desta maneira, para que se atinja a satisfação dos clientes externos algumas ações podem ser propostas, neste ponto encontramos o marketing.

2.1.1 Conceito de Marketing

Cobra (2005) descreve a essência de marketing como sendo um processo de trocas, nas quais duas ou mais partes oferecem algo de valor para o outro, com objetivo de satisfazer necessidades e desejos. Ainda segundo o autor:

Como o objetivo do marketing é identificar necessidades não-satisfeitas, tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas, a empresa deve procurar desenvolver produtos e serviços que atendam as necessidades de cada público consumidor. Deve ainda buscar a qualidade de vida das pessoas em geral. (COBRA, 2005, p. 31)

Este processo de troca é novamente citado quando se explica que “Marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com os outros.” (KOTLER; KELLER, 2006, p.4 apud MARQUES, 2009, p. 1).

Para acrescentar esta explicação, segue Figura 1, onde mostra o processo de troca citado na conceituação. (HONORATO, 2004)

[pic 2]

Figura 1: Processo de Troca

Fonte: HONORATO (2004)

O conceito de marketing, conforme Honorato (2004) diz que:

Marketing é uma atividade voltada para conquista e manutenção lucrativas dos clientes por meio destes processos de troca, desde que atendendo as necessidades, os desejos e as expectativas visando a conquistar a fidelidade do cliente para sua empresa, produtos e serviços. (p. 10)

Para complementar este pensamento, Richers (2000, p.5) define marketing “simplesmente como a intenção de entender e atender o mercado. [...] Para que possamos atender o consumidor, precisamos primeiro, entendê-lo, isto é, identificar-nos com o que ele quer, para, depois, esforçar-nos para atender aos seus desejos.”

Ainda segundo Drucker apud Honorato (2004) “o sucesso da empresa não é determinado pelo produto, mas pelo consumidor.” (p. 03). Por este motivo, acreditamos na importância do estudo feito com o público-alvo para saber suas necessidades, e assim poder atendê-las.

2.1.2 Importância do Marketing e sua Aplicação

Conforme definem Kotler & Keller (2013, p. 02):

O marketing ajudou na introdução e na aceitação de novos produtos que facilitaram e enriqueceram a vida das pessoas. Ele também pode inspirar melhorias nos produtos existentes uma vez que as empresas inovam para melhorar sua posição no mercado. O marketing de sucesso cria demanda para produtos, que, por sua vez, geram empregos. Ao contribuir com os resultados financeiros, o marketing bem-sucedido também possibilita à empresa se envolver mais em atividades socialmente responsáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (705.1 Kb)   docx (436.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com