TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE AÇÃO CONJUNTA EMPRESA/ESCOLA

Por:   •  9/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

OFICINA DE INOVAÇÕES E PRÁTICAS

[pic 2]

Apresentação:

NOME DO ALUNO:

Sonia Maria Ferreira Rodrigues

CURSO:

Curso Tecnólogo em Gestão Pública

Polo Águas Claras – Brasília - DF

VÍDEO BASE PARA ATIVIDADE

O vídeo sugerido tem uma breve discussão sobre ética e moral e a aplicação destes conceitos na vida cotidiana. Apresenta ainda um projeto desenvolvido por uma empresa em uma escola para ensinar ética através de um jogo. Link de acesso ao vídeo:

 http://g1.globo.com/pr/parana/videos/t/todos-os-videos/v/marcos-meier-fala-sobre-etica-cidadania-e-honestidade-na-educacao-de-criancas-e-jovens/5970393/

PROPOSTA DE AÇÃO CONJUNTA EMPRESA/ESCOLA

Propor uma ação de parceria entre escola e empresa que promova o aprendizado sobre ética, tomando a experiência da reportagem como parâmetro.

Brasília, DF – 17 de março de 2018

A finalidade do presente trabalho é atender a Oficina de Inovações e Práticas “ Ética Profissional “, componente curricular do Curso Tecnólogo em Gestão Pública, 2º semestre da Faculdade Unyleya. Apresentação prevista até 22 de março de 2018.

A ação pedagógica proposta é a elaboração de uma oficina envolvendo a parceria público privada para a discussão do tema entre jovens estudantes do ensino médio na rede pública de ensino

Justificativa:

        A Ética permeia o nosso cotidiano nos relacionamentos pessoal e profissional, mas o que significa a ética? Segundo o dicionário informal, a palavra ética, originada do grego (èthike), que significa "modo de ser" ou "caráter". Define o conjunto de preceitos sobre o que é moralmente certo ou errado. Pode ser entendida por costume, ou propriedade de caráter, ou investigação geral sobre aquilo que é bom. A Ética existe em todas as sociedades humanas como um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam as ações de um grupo em particular (moralidade), ou um estudo sistemático sobre como devemos agir (filosofia moral).

Frequentemente estamos diante de escândalos envolvendo pessoas públicas acusadas de corrupção e isso nos leva a crer que a falta de ética é a regra geral na conduta do homem. Porém, é necessário refletir sobre a importância da ética na formação do indivíduo e como a escola, a família e sociedade podem contribuir para que a sua essência seja expandida em todos os setores sociais.

Para BASTOS (2017), é preciso que haja um comprometimento aprofundado com a qualidade da formação dos indivíduos, para que se efetive os princípios da moralidade e da prática de valores. A consolidação da cidadania só acontece a partir do momento em que os valores éticos forem colocados em prática. Nessa perspectiva, o comportamento social do indivíduo deve gerar em torno dos princípios e valores da sociedade. O trabalho ético é aquele que globaliza a sua prática cotidiana com reflexões que proporcionem o equilíbrio do pensamento e a prática de ações norteadoras.

        Assim, o papel da escola é proporcionar aos alunos oportunidade em conhecer e aprender através de atividades que os levem a pensar e refletir por si próprios e não por conceitos prontos e decorativos.

Proposta:

Foram eleitos para apresentação do projeto - oficina o IFB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Campus Brasília, e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, através de seu corpo de voluntários.

Oficina Pedagógica

Tema da oficina: ÉTICA, FORMAÇÃO DE VALORES E RESPEITO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (206.2 Kb)   docx (804.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com