TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paradigmas. MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES

Projeto de pesquisa: Paradigmas. MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

No campo da administração, como em muitos outros, os paradigmas mudam constantemente. As mudanças variam em termos de velocidade, permanência e magnitude.

Em função de seus paradigmas as pessoas podem perder novas oportunidades. Em pouco tempo houve uma grande mudança nas formas de produção e consumo, urbanização, divisão das pessoas em classe, profissões e muitos outros aspectos da sociedade durante a revolução industrial, onde a principal invenção foi à máquina que complementou e substituiu o trabalho humano.

No século XXI, a revolução Industrial continua evoluindo e ao mesmo tempo continua lenta, a revolução digital representa a complementação e a substituição de certas atividades intelectuais por computadores.

O quadro a seguir apresenta um resumo do contraste entre as duas situações:

CARACTERÍSTICAS TRADICIONAIS CARACTERÍSTICAS DO SÉCULO XXI

 Revolução Industrial: Substituição e potencialização do trabalho humano por meio de máquinas.

 Revolução digital: substituição e potencialização das funções humanas de decisão, comunicação e processamento de informações e computadores.

 Classe operária numerosa, em conflito com uma classe de patrões e gerentes.

 Trabalhadores em serviços, profissionais liberais e trabalhadores do conhecimento mais numerosos que os operários clássicos.

 Trabalhador Especializado; operador de máquinas, qualificado apenas para a realização de uma pequena parte da tarefa total.

 Grupo de trabalhadores auto-geridos e polivalentes. Em certos casos, o trabalho na linha de produção requer educação universitária.

 Emprego e Carreira estáveis.

 Desemprego, empregabilidade, terceirização, economia informal, administração empreendedora.

O QUE SÃO PARADIGMAS?

São modelos ou padrões que servem como marcos de referencia, para explicar e ajudar as pessoas a lidar com as situações. Também podemos dizer que são imagens, figuras e estórias que carregamos em nossas mentes a respeitos de nós mesmos, das outras pessoas, das empresas e de todos os aspectos do mundo. É uma forma de ver o mundo.

No campo de administração, os paradigmas são principalmente:

 Premissas ou hipóteses: São explicações que ajudam a entender as organizações e orientam a maneira de administrá-las. Nesse caso, paradigmas significam mesmo que doutrina.

 Modelos de administração e organizações: Os modelos compreendem todos os tipos de técnicas e soluções para administrar as organizações.

 Contexto: Compreendem a conjuntura – social, econômica, tecnológica, competitiva e etc. – Dentro das quais as organizações são administradas.

È o consenso dentro de um grupo que pode ser considerado o pré-requisito fundamental para o nascimento e duração de um paradigma.

As pessoas se tornam tão fascinadas pelos próprios paradigmas que dificilmente os abandonarão ou conseguirão enxergar seus vícios, erros ou falhas. Além disso, para um novo paradigma ser aceito é necessário que se prove que é melhor que o paradigma vigente.

MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES

Na gestão da mudança, devemos sempre nos antecipar a ela, tornando-a geradora de oportunidades. É importante compreendê-la para melhor adaptar culturas, comportamentos, estruturas, processos, negócios e tecnologias. E quando falamos em cultura, estamos nos referindo à mudança de valores e crenças, a quebra de paradigmas, aspectos importantes em todos os diferentes níveis da organização.

Mas quem promove as mudanças nas organizações? São os processos ou as pessoas?

É claro que as organizações não poderiam ser constituídas apenas com as estratégias, os processos e as tecnologias, pois sabemos que a base de tudo são as pessoas. São elas que transformam, modificam, removem e fazem acontecer de forma diferente. Isso acontece quando as pessoas acreditam que há necessidade de quebra de paradigmas.

As empresas necessitam acompanhar as mudanças paradigmáticas no mundo e nos negócios, as organizações estão sempre se prevenindo contra ameaças que podem destruí-las ou reduzir a chance de sobrevivência. Monitoram a concorrência, investem em inovações, pesquisa, treinamento e avanços tecnológicos para ganhar competitividade e sobreviver.

A tecnologia de ruptura seria uma grave quebra de paradigmas, pois coloca em risco os negócios, reduz a população funcional da empresa ou das empresas atingidas pelo novo paradigma, surgem como algo sem utilidade, normalmente inferiores as tecnologias dominantes.

QUEBRA DE PREMISSAS

As organizações são administradas com bases em premissas (Doutrinas). A passagem para o século XXI registra uma mudança importante também nessa dimensão. Antigos conceitos a respeito de como as organizações devem ser administradas foram reformadas e outros surgiram.

O quadro abaixo apresenta o contraste entre premissas obsoletas e os novos conceitos que deveriam substituí-las:

PREMISSAS DESATUALIZADAS NOVOS CONCEITOS

 Há uma única forma correta de organizar ma empresa.  Não há uma única forma de organizar nada. Há apenas estruturas, cada uma das quais tem suas potencialidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com