TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento Administrativo

Pesquisas Acadêmicas: Pensamento Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  2.454 Visualizações

Página 1 de 4

Pensamento Administrativo

1.) Quais as qualidades necessárias ao administrador, tendo em vista a variedade de situações com que se defronta.

Devido a grande variedade de situações que nos encontramos hoje, um administrador não pode ter apenas um conhecimento específico, é necessário que tenha conhecimento em três habilidades: técnicas, humanas e conceituais.

A habilidade técnica consiste em conhecimentos específicos, domínio de uma área. A humanas, como o próprio nome já diz, é para lidar com as pessoas, saber ser aceito por seus subordinados, o relacionamento entre as pessoas no ambiente de trabalho. E a conceitual que é a capacidade de entender a organização como um todo.

No entanto, é necessário em conjunto das habilidades o administrador requerer às competências que o conduz ao sucesso na carreira. Essas competências são: o conhecimento, que é o saber através dos estudos, teoria, ou de experiência (prática); a perspectiva, que é o saber fazer através do conhecimento, colocar em prática; e a atitude que é o fazer acontecer, ter espírito de liderança e se por a frente de situações do cotidiano.

2.) Conceitue o objeto de estudo da administração e explique-o.

Na administração, o objeto de estudo se baseia em interpretar os objetivos propostos pela organização etransformá-los em ação, logo, isso só acontece devido algumas atitudes do administrador, que é o planejamento, organização, direção, e controle de todas as áreas e níveis da organização.

No mundo competitivo que estamos hoje, essas atitudes devem ser considerados como um processo para o administrador alcançar suas metas.

3.) Explique como se desenvolveu o conteúdo de estudo da administração.

O conteúdo de estudo da administração sofreu diferentes contribuições de várias áreas de estudo em diferentes épocas, resultando em seis variáveis, sendo elas: as tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade.

A primeira tem ênfase nas tarefas realizadas pelos trabalhadores na fábrica, este por meio da administração cientifica de Taylor. A estrutura tem foco na organização das empresas, a função do administrador e da burocracia, esta com a teoria clássica de Fayol e a teoria da burocracia de Weber. A ênfase nas pessoas tem como objetivo de estudo nas relações humanas como motivação, liderança, comunicação, dinâmica e a relação entre a empresa e o funcionário. O ambiente analisa a estrutura da empresa e o ambiente externo. A ênfase na tecnologia é necessária para a administração das novas tecnologias a fim de escolher o que melhor se adequar a sua empresa. E a última foca nanecessidade de competitividade, mudanças e transformações em um mundo globalizado.

4.) O que dizer sobre a administração na sociedade moderna?

No mundo globalizado a administração é algo muito importante, pois as empresas hoje enfrentam muitas dificuldades, obstáculos e competitividade vindo de todo o ambiente inserido. Como o administrador é o responsável pela direção e orientação neste meio ele deve estar atento a eventos internos e externos para que a empresa alcance seu objetivo.

Nos eventos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com