TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil da organização

Projeto de pesquisa: Perfil da organização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

DEDICATÓRIA

Dedicamos este trabalho ao senhor Sérgio Camote, pois sem sua paciência e simpatia, e seu apoio total, este trabalho não seria possível.

Fazem parte também desta dedicatória nossos professores que sempre nos fornecem o apoio necessário para um aprendizado melhor a cada dia.

RESUMO

O trabalho a seguir relata as experiências obtidas na análise da empresa QUEFREN COMERCIAL LTDA, atuante no mercado de Equipamentos de proteção individual e ferramentas.

Todo trabalho foi baseado em entrevistas a um dos sócios fundador, Sérgio Camote, que forneceu todo material de estudo necessário para a conclusão deste.

A história da empresa é relatada, bem como informações organizacionais e políticas de liderança são demonstradas no decorrer da obra.

Um perfil completo da organização é apresentado, com informações adicionais obtidas por entrevistas a dois profissionais das áreas de vendas e finanças.

É possível, através deste, conhecer uma empresa inovadora e cheia de energia, focada em um crescimento consciente e bem estruturado.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 7

HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO 8

Escolha da organização 8

História 8

Missão e valores 9

Produtos 9

PERFIL DA ORGANIZAÇÃO 11

Perfil das lideranças 11

Estruturas de lideranças 11

Perfil dos colaboradores 12

Organograma 12

Oportunidades 13

Principais concorrentes 13

Participação no mercado 13

Entrevista com gestores 14

CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

INTRODUÇÃO

Apresentamos a seguir o estudo feito sobre uma empresa que vem se mostrando um exemplo de crescimento bem estruturado, através de práticas simples e da constante valorização dos funcionários, a QUEFREN.

HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO

Escolha da organização

A empresa foi escolhida graças a historia de seus fundadores que para iniciar as atividades abdicaram de muitas coisas, passaram por muitas dificuldades e com forca de vontade e boa liderança, conseguiram erguer seu próprio negocio.

A QUEFREN Comercial Ltda situa-se à Rua Osaka, 1.265/1.269, Jardim Japão, São Paulo.

Foi fundada em 27 de junho de 2.001, por quatro amigos, colegas de infância, com um sonho em comum: ter o seu próprio negócio.

O contato e a obtenção das informações aqui contidas deram-se graças a um dos sócios atuais do negócio, Sérgio Camote, responsável pela administração geral.

História

Sergio trabalhou registrado até 1983, quando se tornou representante comercial de parafusos, e nesta atividade manteve-se por 5 anos, até 1988.

Ele e mais três amigos de infância decidiram abrir seu próprio negócio, uma padaria.

O mercado de panificação não foi o limite para ambição dos quatro amigos. Decidiram então que, paralelamente, teriam um negócio em um ramo totalmente diferente, a venda de equipamentos de proteção individual. Surgia então a QUEFREN.

O trabalho então foi dividido entre os quatro empresários. Enquanto dois se dedicavam à padaria, os outros seguiam na nova empresa.

Em maio de 1.990, a padaria foi finalmente vendida e todas as suas forças foram direcionadas à QUEFREN.

Foi aí que o destino dos quatro amigos tomou um novo rumo e um deles decidiu desistir da sociedade referente à QUEFREN.

Rumo ao crescimento do negócio, um trabalho sólido foi seguido.

No início de 1.992, graças a divergências de pensamentos relativos ao andamento do negócio, mais um dos sócios decidiu desistir.

Ficaram na sociedade somente dois dos quatro sócios iniciais, Valter com o serviço externo e Sergio com o interno.

Daí em diante lutas foram travadas, mas graças a boa liderança e a preocupação dos donos com o humano e não só com resultados e metas, a expansão tem sido inevitável.

A empresa, hoje com mais de 17 anos de atividade, ainda atua no mercado de ferramentas e equipamentos de proteção individual.

Possui um amplo estoque para maior agilidade nas eventuais entregas. Está instalada em uma área de aproximadamente 480 m2, dividida em dois pavimentos: a loja com estoque de ferramentas, estoque de equipamentos de proteção individual e equipamentos de solda, e os departamentos de vendas e administrativo.

A empresa investe constantemente em parcerias com grandes fornecedores do ramo, para que consigam sempre ótimos preços de venda.

Missão e valores

A missão da empresa é estar sempre atenta a qualquer novidade de seu segmento e com isso atender clientes com o melhor serviço do mercado, através de um estreito contato com seus fornecedores, ficando, assim, sempre atualizados.

Seus valores são baseados na união dos funcionários para o bem comum, e a harmonia do ambiente de trabalho, proporcionando assim profissionais focados em um bom serviço e atendimento aos clientes.

Produtos

A empresa possui ótimos preços devido à parceria realizada junto a fornecedores de alta qualidade, como 3M, Stanley, Somar, Norton, Starret, Pado e Rohm.

PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

Perfil das lideranças

Administração Geral: Sérgio Camote – Ensino Superior Completo

Administração Geral: Valter Luís Outor – Ensino Médio Completo

Financeiro: Ricardo - Diretor financeiro – Ensino Médio Completo

Vendas: Claudinei - Gerente de vendas – Ensino Médio Completo

Almoxarifado e externos: Rubens – Ensino Médio Completo

Estruturas de liderança

A empresa visa proporcionar as melhores condições de trabalho para seus funcionários, como por exemplo, cursos técnicos, que são oferecidos pelos seus fornecedores.

Por criar laços de amizade com os funcionários, Sergio Camote, tem uma relação muito direta com seus funcionários.

O mesmo não estipula um líder aos seus colaboradores, mas sim uma espécie de eleição dos próprios funcionários na escolha do líder.

Para a escolha de um novo funcionário, o método exercido é de indicações dos próprios, e após isso é feita uma entrevista. Assim o entrosamento com os outros funcionários ocorre com maior facilidade, e a confiança depositada é maior.

O salário médio de um funcionário da empresa é de R$1.200,00.

Para os vendedores o salário acaba sendo maior para valorizá-los ainda mais, graças a falta de bons profissionais da área no mercado de trabalho.

Sérgio, particularmente, sente dificuldade em demitir seus funcionários, pois cria um grande vínculo de amizade. Por isso causa acaba deixando essa função para o seu sócio, Valter ou mesmo para o gerente de vendas, Claudinei.

Perfil dos colaboradores

Atualmente o quadro de funcionários da QUEFREN conta um total de 21 colaboradores, divididos a seguir:

Administração geral:

Dois sócios fundadores

Departamento financeiro:

Um diretor financeiro

Um assistente financeiro

Um faturista

Departamento de vendas:

Um gerente de vendas

Oito vendedores

Almoxarifado e externos:

Um encarregado de expedição

Três motoristas

Dois separadores

Um conferente

Organograma

Oportunidades

Os funcionários do departamento de vendas recebem periodicamente cursos de especialização para se atualizarem, podendo esclarecer quaisquer dúvidas, sugerir novos produtos e equipamentos que possam colaborar para otimização de serviços e baixar custos de produção, tendo sempre a preocupação com a rapidez e eficiência.

Uma curiosidade que mostra bem as tendências da nova administração de pessoas, e de um excelente caso de boa liderança, e de que caso um funcionário não se adapte na área para qual foi contratado, o encarregado tenta adaptá-lo em outro setor, sendo a demissão a última atitude tomada.

Por ser uma empresa de pequeno porte, o presidente relata que as decisões são tomadas rapidamente, pois o funcionário tem fácil acesso aos seus chefes, e até mesmo aos presidentes.

Há um grande incentivo aos funcionários, são constantes as motivações referentes as atividades por eles realizadas.

O presidente relata que tem preferência pela área administrativa, onde por ser mais técnica, não exige grandes esforços psicológicos. Já nas áreas onde há relacionamento direto com pessoas, como vendas, acaba sendo muito difícil encontrar bons profissionais, até mesmo para ele que tem anos de experiência. Ele recomenda e busca em seus funcionários um perfil onde haja muito conhecimento humano, como por exemplo, psicologia, sociologia, o que facilita esse tipo de trabalho.

Principais concorrentes

Participação no mercado

Atua no mercado nacional graças à divulgação da empresa em uma revista da área que é nacionalmente conhecida, mas concentra suas atividades na zona norte de São Paulo e na cidade de Guarulhos.

Tem forte presença no mercado onde atua, fazendo frente a grandes empresas do ramo.

Entrevista com gestores

Os escolhidos para coleta de informações foram os funcionários Claudinei, gerente de vendas e Ricardo, responsável pelo departamento financeiro.

Claudinei atua não só na gerência, mas também nas vendas. Sua formação educacional foi completa até o ensino médio. Está no mercado de peças a muitos anos, o que lhe confere grande experiência na área. Sempre renova seus conhecimentos graças a cursos oferecidos pelos próprios fornecedores da empresa.

Ricardo controla todo o departamento financeiro, e conta com um assistente. Também tem formação completa até o ensino médio, mas isso nunca o impediu de buscar conhecimento. Sempre contou com um grande apoio dos proprietários, que prezam pelo bom relacionamento na empresa o que confere um ambiente perfeito de trabalho.

CONCLUSÃO

Através das entrevistas realizadas, e de todas as informações obtidas, concluímos que a empresa QUEFREN segue um caminho de sucesso constante, graças a experiências bem sucedidas principalmente no que diz respeito às lideranças.

O trabalho feito para estimular os funcionários a sempre visar um bem comum a todos, e não individual, mostra claramente este conceito de liderança que tem sido enfatizado por grandes autores que estudam a liderança organizacional.

A QUEFREN, sem dúvida alguma, mostrou-se uma empresa que valoriza principalmente o humano, e não somente lucros, sendo estes conseqüência de um bom trabalho, executado por uma excelente equipe.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Hosselbein, F. (Peter F. Drucker Foundation); Goldsmith, M.;

Beckhard, R. O líder do futuro - 10 ed. São Paulo: Editora Futura, 2003.

...

Baixar como  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »