TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Academia

Pesquisas Acadêmicas: Pesquisa Academia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1. Objetivo geral da pesquisa 4

2. Planejamento da pesquisa 4

2.1 Estabelecimento das fontes de dados: 4

2.2 Determinação da metodologia: 4

INTRODUÇÃO

A pesquisa de Marketing é utilizada por micro, pequena e até mesmo por grandes empresas que têm por objetivo localizar e analisar quais seus pontos fortes e fracos na concepção de seu maior bem, os clientes. As empresas utilizam-se dela para a identificação dos diversos fatores de fidelização dos consumidores e com isso obtém maiores rendas e crescimento da marca no mercado consumidor. Este tipo de pesquisa tem por finalidade identificar fatores preponderantes nas mais diversas áreas de atuação, sejam elas em produtos ou serviços. Com a pesquisa é possível analisar onde há falhas no processo com o intuito de ajustar os padrões, sejam eles na parte de atendimento ou qualidade do produto.

No presente trabalho apresentaremos uma pesquisa no segmento de academia, com foco nos alunos universitários da , que tem como objetivo mensurar os principais fatores de escolha de uma academia e quais os motivos que os mantem fieis ou não a este segmento, através de um questionário a ser aplicado no campus universitário, posteriormente após análise das coletas dos dados a mensuração e mapeamento das áreas que são determinantes na escolha para os estudantes.

1. Objetivo geral da pesquisa

Este trabalho tem por objetivo mensurar quais os fatores que influenciam na escolha de uma academia ou fatores que impedem de realizar tal atividade pelos alunos entrevistados, analisando qual a melhor estratégia a ser adotada a fim de aumentar a fidelidade do cliente para este segmento em específico.

1.1 Objetivos específicos da pesquisa

Quantificar quantos alunos utilizam academias e quais os principais fatores de escolha da academia, onde será possível detectar quais os pontos de vista de diferentes perfis de universitários, que tem por objetivo de consumir este tipo de produto/serviço, quais os requisitos necessários para fidelizar ou atrair clientes e quais os planos para que este comércio seja o mais rentável possível, como este segmento esta em constante evolução torna-se necessária uma análise constante para que o segmento continue sendo atrativo, identificando quais os fatores que podem ou devem ser melhorados, e quais as expectativas dos clientes que consomem este tipo de produto/serviço, qual a tendência do mercado (fidelidade), qual o conceito de academia, a concepção da mesma para cada cliente, os recursos (inovações no modo de aula, novos aparelhos) e a diferença entre as outras concorrentes.

2. Planejamento da pesquisa

O planejamento ocorreu de acordo com a necessidade apresentada, no caso da academia, a falta de profissionais adequados, falta de estrutura, pouca fidelidade do público alvo, todos estes fatores foram considerados para confecção do questionário aplicado no público alvo pré-estabelecido, no caso alunos da , sempre alinhado com os objetivos da pesquisa.

2.1 Estabelecimento das fontes de dados:

Os dados serão coletados através de questionários disponibilizados via internet, sendo o principal o Qualtrics, sites de relacionamento, e-mail e aplicado pessoalmente no campus universitário pelos membros da equipe. Como referência, utilizamos os livros dos autores Malhotra e Mattar para confecção do questionário.

2.2 Determinação da metodologia:

Foram utilizados dados de fontes primárias, ou seja, coletados com o auxilio de questionário elaborado pela equipe, através do aplicativo Qualtrics, aplicando em um estudo transversal único onde foi selecionado para a pesquisa uma amostra da população de universitários da na cidade de Curitiba que se enquadram nos requisitos da pesquisa.

A pesquisa é estruturada, descritiva, quantitativa, com objetivo cognitivo onde as pessoas são o foco da pesquisa, com tópicos da pesquisa são previamente determinados.

2.3 Tipo de pesquisa, métodos e técnicas de coletas de dados:

O tipo de pesquisa utilizado foi a pesquisa exploratória (quantitativa) descritiva, que é uma forma de levantamento de dados através de uma abordagem pessoal que se baseia no questionamento sobre comportamento, intenções, atitudes e características de estilo de vida.

O método utilizado foi o método survey, que visa o levantamento de dados pelo programa Qualtrics o qual possibilitou a descrição dos fatores que influenciam os indivíduos na escolha de uma academia.

As formas de coletas de dados foram: Abordagem pessoal (questionários aplicados presencialmente) e Internet, divulgado através de redes sociais e e-mail.

2.4 Determinação da população de pesquisa e amostra.

Como parâmetro para determinação estatística foi utilizado uma amostra populacional de 100 pessoas, sendo elas alunos de graduação da . A amostra em questão é não probabilística por conveniência.

2.5 Determinação do processo de amostragem.

A determinação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com