TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado: Investimento Ou Despesa?

Monografias: Pesquisa De Mercado: Investimento Ou Despesa?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O cenário do mercado atual é marcado pela grande competição existente em todos os setores. Em função disso, o grande objetivo de cada uma das empresas é entender cada vez com mais precisão a cabeça do consumidor, para assim anteciparem-se frente aos seus concorrentes e anteciparem seus resultados. A Pesquisa de Mercado ganha espaço nessa busca das organizações uma vez que identifica oportunidades de mercado, pontos a serem inovados, o que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar, etc. A pesquisa é fundamental, pois fornece informações precisas e confiáveis para a gerência.

Justificativa

Diante disso, devemos enxergar a pesquisa de mercado como uma prática lucrativa para as empresas, pois o processo decisório terá um fundamento para implementações de estratégias. Segundo Coelho (2008) investimento é a aplicação de algum tipo de recurso com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando, inclusive, a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação. As pesquisas de marketing poderiam ser vistas assim como um investimento, já que fornecem informações que ajudam em decisões táticas e estratégicas, levando a uma expectativa geral de maiores retornos para a organização no médio e longo prazos.

Para a realização de uma pesquisa bem sucedida é fundamental que os gestores saibam efetivamente o que desejam investigar ou conhecer, além de definir as finalidades da pesquisa, que destino terão as informações nela contidas e se haverá condições para que os resultados interfiram a tempo no processo decisório.

É de suma importância que pesquisas sejam realizadas periodicamente, pois a realidade daquele momento será outra diferente em outro momento futuro. As mesmas são mais efetivas quando se sucedem ao longo do tempo de existência da empresa ou do negócio, tornando-se um investimento contínuo.

Desenvolvimento

FONSECA (2012) cita um exemplo na Nokia, empresa onde trabalha. Dentro do Departamento de Marketing existe uma área especializada em pesquisas de marketing, que elabora tanto estudos pontuais como recorrentes. Um dos principais estudos, contratado pelo Instituto Nielsen, é realizado trimestralmente e apresentado para todas as áreas-chave da empresa. Ele inclui informações detalhadas sobre o mercado, tendências e concorrentes. Permite os mais diversos filtros e mostra claramente a participação de mercado em volume e valor de vendas da Nokia e cada um de seus concorrentes diretos, mês a mês, em cada estado e região do país. O orçamento para sua realização é estabelecido de forma independente, um investimento que dificilmente deixará de ser realizado. O estudo fica à disposição de todos na empresa e os dados armazenados nos últimos cinco anos ficam disponíveis para novos filtros e cruzamentos de informações. É frequente o uso desses estudos em reuniões estratégicas com o alto escalão, na definição de portfólio de produtos a ser vendido, nos acordos comerciais com varejos e operadoras de telefonia, etc. Nesse exemplo enxergamos com clareza o papel que uma pesquisa de mercado em uma organização e o porquê de ser denominada como investimento.

Conclusão

Ao investir em pesquisa as empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com