TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise preliminar e elaboração de indicadores e mapeamentos da PIESP: Pesquisa de investimentos anunciados no Estado de São Paulo – 1995 –2006

Pesquisas Acadêmicas: Análise preliminar e elaboração de indicadores e mapeamentos da PIESP: Pesquisa de investimentos anunciados no Estado de São Paulo – 1995 –2006. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 6

A participação dos investimentos na indústria de alimentos e bebidas do

interior paulista no contexto da dinâmica econômica capitalista

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a participação de um capital em particular na dinâmica econômica capitalista, ou seja, aferiremos aqui como os investimentos na indústria de alimentos e bebidas do interior paulista se caracterizam e se comportam frente aos processos de desconcentração industrial da Região Metropolitana em direção ao interior do estado, inserida no contexto mais amplo da chamada acumulação capitalista.

Esse trabalho é fragmento da pesquisa de iniciação científica “Análise preliminar e elaboração de indicadores e mapeamentos da PIESP: Pesquisa de investimentos anunciados no Estado de São Paulo – 1995 –2006”, desenvolvida no âmbito do GAsPERR – Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais, da FCT/UNESP campus de Presidente Prudente, sob orientação do Prof. Dr. Everaldo Santos Melazzo, a qual, desde seu início, insere-se num conjunto maior de investigações em andamento, no contexto do Projeto Temático FAPESP intitulado “O novo mapa da indústria no início do século XXI. Diferentes paradigmas para a leitura territorial da dinâmica econômica no Estado de São Paulo”.

O referido projeto temático tem como objetivo principal de estudo a compreensão da dinâmica econômica recente do Estado de São Paulo, considerando-se de um lado as mudanças nas funções da metrópole e, de outro, as novas configurações dos espaços não metropolitanos do interior na geração de riquezas relativas ao conjunto do estado e do país. Subsidiariamente, busca-se compreender as articulações promovidas pelas transformações industriais sobre as atividades comerciais e de serviços, sobre a industrialização das atividades agrícolas e pecuárias, sobre a dinâmica do mercado de trabalho através da formação ou desaparecimento de empregos e sobre as mudanças na rede urbana paulista.

Na nossa concepção, os investimentos anunciados no Estado de São Paulo são uma relevante dimensão para a interpretação das transformações industriais estudadas no projeto temático supracitado, posto que a maior parte dos trabalhos sobre a temática parte de dados de estoque (tais como número de estabelecimentos, volume de pessoal ocupado, PIB setorial ou de acordo com alguma unidade territorial, valor adicionado segundo setores econômicos etc.), enquanto que partimos aqui da perspectiva dos fluxos representados pelos investimentos que, por sua vez, nos remetem às intenções de produção por parte dos diferentes capitais.

Portanto, a partir das informações obtidas com o desenvolvimento da pesquisa, em especial sobre os investimentos em alimentos e bebidas, pretende-se colaborar com as investigações do temático, associando-os com os processos de desconcentração industrial em direção ao interior paulista.

METODOLOGIA

Como principal fonte de dados sobre os investimentos, utilizou-se a PIESP – Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado de São Paulo, realizada pela Fundação SEADE e disponibilizada através de seu sítio eletrônico , a qual é resultado da coleta dos anúncios de investimentos veiculados na mídia impressa e eletrônica. Além de uma importante ferramenta para os estudos acadêmicos, uma vez que propicia, por exemplo, a análise da desconcentração industrial e da (re)localização das atividades produtivas, a PIESP também é um material que contém valiosas informações tanto para os empreendedores privados, em suas tomadas de decisões de investimento, quanto para o Governo, na elaboração de políticas públicas. Portanto, a PIESP se configura como um banco de dados que registra os investimentos anunciados/previstos, ou seja, trata-se de intenções de investimentos, que devem ser analisados de modo prospectivo.

A fundamentação bibliográfica tem como base textos e autores da Geografia Econômica e da Economia que se debruçaram sobre as questões pertinentes à temática da desconcentração espacial da indústria paulista, destacando autores como Negri (1996), Lencioni (2003), dentre outros, bem como à dinâmica dos investimentos industriais no cenário macroeconômico, tendo como referência (1999), bem como para a compreensão do setor de alimentos e bebidas em particular, a partir das contribuições de Aoun et all (2008), Conceição (2007) e Rodrigues (1999).

Os dados foram organizados e tabulados tomando como referência três escalas geográficas: Regiões Administrativas (RAs), Regiões de Governo (RGs) e seus principais Municípios, bem como foram analisados a partir de alguns indicadores territoriais, como a origem do capital (nacional, estrangeira ou associada), o tipo de investimento (implantação, ampliação/modernização e Pesquisa&Desenvolvimento), o valor etc.

Vale lembrar que analisamos aqui apenas a dinâmica dos investimentos realizados na indústria de alimentos e bebidas do interior paulista, excluindo as regiões em que, como visto, tradicionalmente há uma maior concentração dos anúncios de investimentos industriais (RMs de São Paulo, Campinas e Baixada Santista, além das RAs de São José dos Campos e Sorocaba), dado o interesse nos processos de desconcentração industrial em direção ao interior do Estado de São Paulo. Em relação ao recorte espacial, portanto, as análises destinam-se às 10 regiões que não estão no entorno metropolitano, ou seja, Araçatuba, Barretos, Bauru, Central, Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, sendo que, por sua vez, o recorte temporal adotado é de 10 anos, no período correspondente aos anos de 1995 a 2005.

Outro procedimento foi a elaboração de mapas síntese desses recortes espaço-temporais, através do software MapInfo®, com o intuito de analisar, de uma maneira mais ilustrativa e didática, como se configuram territorialmente os fluxos de capitais nesse setor industrial.

A metodologia da pesquisa tem como base a elaboração de uma perspectiva de que há uma ligação entre os investimentos anunciados, principalmente dos empreendedores privados, dada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com