TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Organizacional

Trabalho Universitário: Pesquisa Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.501 Palavras (11 Páginas)  •  2.230 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 Introdução 3

2 J.B.S Frigorífico Friboi 4

2.1 Estrutura organizacional J.B.S Frigorífico Friboi 4

2.2 Modelo de Gestão e Mercado.............................................................................5

3 SANEAR – Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis 8

3.1 Organograma......................................................................................................8

3.2 Estrutura organizacional SANEAR......................................................................9

3.3 Processo de Comunicação..................................................................................9

4 Analise sobre a pesquisa 10

5 Conclusão..........................................................................................................11

6 Referência..........................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa foi realizado nas empresas: J.B.S Frigorífico Friboi, e SANEAR – Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis. Esse Projeto Multidisciplinar teve como objetivo desenvolver uma Pesquisa que envolva aspectos voltados à gestão de Recursos Humanos (Relações Interpessoais, Análise econômica e Social, Teorias da Administração e Tecnologia e desenvolvimento humano) nas empresas J.B.S Frigorífico Friboi e SANEAR – Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis.

O método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa Multidisciplinar foi o Diagnostico Organizacional, através de um estudo de caso, in loco, nas empresas em questão.

Realizar essa pesquisa é de suma importância para uma empresa, pois é através deste que apuramos o potencial ou as dificuldades da mesma.

Consiste numa análise minuciosa da organização cujo propósito é levantar todas as características: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

2 J.B.S FRIGORÍFICO FRIBOI

Localizada na BR 364, Km 126 município de Pedra Preta MT, a J.B.S Frigorífico Friboi possui 600 Funcionários. O grupo JBS Friboi é, atualmente, a maior empresa do mundo no setor de carne bovina, atuando também em outros segmentos derivados da pecuária, como a fabricação de couros, produtos PET, biodiesel e produtos de higiene e limpeza. Possui cerca de 140 unidades de produção espalhadas por diversos países.

2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Estruturalmente a empresa encontra-se com alto grau de hierarquia, pois, como pode-se observar no organograma os setores atuam de forma verticalizado, de cima para baixo. Nos níveis estratégico, tático e operacional.

Organograma da empresa;

As atividades estratégica na empresa fica sob responsabilidade dos sócios, e do setor administrativos, sob responsabilidade do gestor geral, em parceria com o financeiro, uma vez que e do setor administrativo que são elaboradas as estratégias, e repassadas para os demais setores da empresa. As atividades Táticas ficam por conta dos gestores de seção, como o gestor industrial, gestor contábil, Gestor dos recursos humanos, pois, cabe a eles distribuírem as atividades de acordo com as decisões tomadas. As atividades operacionais, são disseminadas pelos funcionários, da indústria e dos demais setores como RH, logística, serviços gerais etc.

2.2 MODELO DE GESTAO E MERCADO

As organizações são constituídas por pessoas, dessa forma, é essencial que tais empresas possuam um líder que os direcionam, o qual deve apresentar um perfil eficiente, capaz de superar desafios organizacionais e proporcionar à sua equipe condições favoráveis de trabalho. O líder pode exercer diferentes estilos de liderança junto aos seus liderados, na qual cada estilo refletirá de maneira positiva ou negativa na organização.

Na empresa J.B.S, a liderança e exercida de forma situacional, ou seja, os gestores desenvolvem as estratégias de acordo com cada situação, ou cada característica peculiar do caso, havendo assim uma flexibilidade nas tomadas de decisões e uma valorização para com os colaboradores, por parte dos lideres.

Com a velocidade e o ritmo cada vez mais intenso, as organizações vêm passando por vários processos de mudanças e adaptações em suas estratégias e operações. Nesse processo de mudança a liderança caracteriza-se como a influência que uma pessoa exerce dentro da organização, criando assim uma nova cultura para direcionar o fluxo de idéias e trabalho de um determinado número de colaboradores.

A cultura organizacional teve como pioneiro Edgar Schein que a definiu dentre alguns outros estudiosos criaram conceitos e construções teóricas sobre o assunto, uma vez que define regras da empresa, desempenhando papéis como a definição de fronteiras entre as empresas, a transmissão de um sentido de identidade para os funcionários, facilitando a geração de comprometimentos e intensificando a estabilidade do sistema social.

Obstina-se no controle de custos, no aumento de capacidade de abate e produção e na constante melhoria em nossos rendimentos garantindo a melhor qualidade de nossos produtos. Acreditamos que tudo começa e termina nas plantas, dado que a harmonia e a precisão da qualidade da matéria-prima "boi", somado a capacidade de trabalho humano, fazem o sucesso de nossa empresa e subsidiam e sustentam todas as possibilidades de crescimento e investimentos futuros. O nosso maior patrimônio é o nosso capital humano, pois, acredita-se que pessoas são iguais, em qualquer lugar do planeta, em qualquer ambiente de negócios, independentemente do nível social, intelectual e hierárquico, porém, só trazemos para a nossa empresa aqueles que gozam de prosperidade, que visam comprometimento com o trabalho, disponibilidade, aprendizado, crescimento e expansão.

Missão: Sermos os melhores naquilo que nos propusermos a fazer, com foco absoluto em nossas atividades, garantindo os melhores produtos e serviços aos clientes, solidez aos fornecedores, rentabilidade satisfatória aos acionistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com