TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de mercado da empresa Dunamis Vinhos e Vinhedos Ltda

Pesquisas Acadêmicas: Pesquisa de mercado da empresa Dunamis Vinhos e Vinhedos Ltda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.368 Palavras (10 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

CAMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE

Curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda | Semestre 8.

Componente Curricular: Comunicação Integrada de Marketing | Professor: Rodrigo Broetto

Acadêmicos: Andreia Moraes; Claciane Dal Moro, Gabriela Candaten; Juliana Pedó

PLANO DE COMUNICAÇÃO DUNAMIS

1- FICHA TÉCNICA

Nome: Dunamis Vinhos e Vinhedos

Razão Social: Dunamis Vinhos e Vinhedos Ltda

Endereço: Rua Rui Barbosa, 1319 – Don Pedrito – Rio Grande do Sul

CEP: 96450-000

Fundação: 2010

Ramo de atividade: Vinhos finos e espumantes

Composição acionária: José Antonio Pertele

Produção anual: 50.000 litros

Vinhedos próprios: 15 hectares na Campanha e 10 hectares na Serra Gaúcha

Contato: Thiago Pertele

Telefone: (53)3243-1195

Site: www.dunamisvinhos.com.br

E-mail: info@dunamisvinhos.com.br / dunamis@dunamisvinhos.com.br

Responsável pelo atendimento: Andreia Moraes

Data: Setembro/2014

Missão: Trabalhamos com seriedade, profissionalismo e organização; Temos paixão pelo que fazemos; Produzimos com qualidade e rentabilidade; Respeitar o ser humano e o meio ambiente.

2- AMBIENTE MERCADOLÓGICO

2.1 Quem é o cliente

A jovem Dunamis Vinhos e Vinhedos é uma típica representante da nova geração de vinícolas brasileiras. Fundada em 2010, utiliza modernas técnicas de vinificação para dar origem a rótulos descontraídos e, ainda assim, marcantes. Somando 25 hectares de vinhedos entre a Serra e a Campanha Gaúcha, a empresa se apropriou de características que definem essas duas regiões: a forte personalidade da primeira e a capacidade de surpreender da segunda. A produção limitada, menos de 50 mil litros anuais, faz com que seus vinhos sejam envolvidos com um ar de exclusividade. Tudo isso fez com que produtos da primeira safra da vinícola se esgotassem rapidamente após lançados.

2.1.1 Breve histórico

José Antônio Peterle nasceu na Serra Gaúcha, é descendente de italianos e desde cedo aprendeu a apreciar vinhos, já que sua família elaborava o produto para consumo próprio. E foi a paixão por esta bebida que fez com que ele investisse no setor. Formado em Agronomia pela UFPEL (Universidade Federal de Pelotas), em 1980, Peterle inaugurou sua carreira como produtor rural cultivando 70 hectares de soja. Hoje, em parceria dos irmãos Paulo e Gilmar Peterle, ele planta mais de 2.500 ha de arroz; 1.500 ha de soja; e comercializa 2.000 cabeças de gado anualmente em Dom Pedrito; além de um pomar 90 ha de maçã nos estados de Santa Catarina e Paraná.

Em 2002 foram plantados 15 hectares em Dom Pedrito e 10 hectares em Cotiporã, conhecida como a Jóia da Serra Gaúcha, na divisa com Veranópolis, capital nacional da longevidade. Com apoio técnico da Embrapa Uva e Vinho desde 2005, foram e estão sendo identificadas as variedades de uvas que melhor se adaptam às áreas de cultivo da Dunamis. Em um hectare eram cultivadas cerca de 50 variedades diferentes de uvas para encontrar as que melhor se adaptam as áreas e ao clima das propriedades de Peterle, após 3 anos de pesquisa, identificou-se quais variedades adaptavam-se melhor e produziam os melhores vinhos finos. Apenas em novembro de 2010, a Dunamis lançou seus primeiros vinhos no mercado brasileiro.

2.2 Análise do ambiente mercadológico

O mercado mundial de vinhos movimenta hoje cerca de US$ 270 bilhões, com uma produção de cerca de 26 bilhões de litros e um crescimento médio de cerca de 3% ao ano, devendo chegar a US$ 304 bilhões em 2016. Neste contexto o Brasil, juntamente com a China, é a “menina dos olhos” do mercado mundial.

O mercado brasileiro ainda é pequeno, representando 430 milhões de litros (produção mais importação), mas com uma das maiores taxas de crescimento do mercado, com um acumulado de 300% em volume e 500% em valor entre 2002 e 2012. O consumo per capita no país é de apenas 2 litros ao ano, ante 45 da França e 25 dos vizinhos uruguaios e argentinos, o que evidencia um imenso potencial de crescimento.

O mercado de vinhos finos no Brasil vem sendo dominado por marcas estrangeiras, que chegam ao país através de empresas importadoras e grandes redes de supermercados. No ano de 2010 houve crescimento de 27% na importação de produtos estrangeiros, cuja participação ficou em 85% do total de mercado, no segmento de produtos finos, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

2.2.1 Análise da Concorrência

O acirramento da concorrência através das quedas das barreiras comerciais entre diversos países tem gerando um processo de rápidas e profundas transformações em praticamente todos os setores.

O mercado de vinhos finos vem crescendo no Brasil e a concorrência com os importados também. Neste segmento, a Dunamis disputa diretamente escala com produtos originários de países tradicionais na produção e consumo da bebida, como Chile, Argentina, Portugal, Espanha, França e Itália e com marcas nacionais como Casa Valduga e Miolo.

De forma indireta, o vinho disputa o interesse do consumidor com diversas outras bebidas, principalmente no caso da Dunamis, em que seu público-alvo, são consumidores inexperientes, que ainda não tem uma opnião formada a respeito da bebida e uma fidelidade de marca. Produtos como cervejas, refrigerantes e destilados concorrem indiretamente com os produtos ofertados pela Dunamis.

Quando se trata de preços, dentre os importados, os vinhos europeus e do velho mundo possuem um custo mais elevado, já os vinhos americanos e do novo mundo conseguem grande competitividade, com destaque para os originários do Chile e Argentina, que possuem melhor relação qualidade-preço. Dentre os nacionais, os valores são equivalentes quando comparada safra a safra.

3-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com