TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de mercado para identificar um problema específico identificado em 1986, era óbvio que as vendas caíram em Machini

Por:   •  7/12/2013  •  Artigo  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Para servir os seus clientes de forma eficiente, o fornecedor deve estar certo de quais as múltiplas necessidades do cliente, qual a melhor maneira de as satisfazer, e como comunicar eficazmente a natureza dos bens ou serviços que oferece.

Neste contexto, foi necessário realizar um estudo de mercado para detectar o problema identificado nomeadamente em 1986, em que foi bem patente uma quebra de vendas na Machini, situação que não aconteceu noutras empresas que vendiam maquinaria de indústria têxtil.

Tais são os objectivos dos estudos de mercados. Permitem reduzir o risco nas decisões de gestão; detectar problemas e novas oportunidades de negócio, controlar e avaliar o grau de penetração de um produto (novo ou já existente) no mercado bem como a sua imagem e notoriedade.

Abordagens semelhantes são também usadas em outras áreas de estudo: por exemplo, na medição de comportamentos e atitudes do público em relação a aspectos sociais, políticos ou outros.

Primeiramente o Guilherme começou por formular o problema de estudo definindo bem o problema e identificando a população a estudar e que tipo de informações deveria recolher sobre ela – características externas dos consumidores, comportamentos de consumo, atitudes dos consumidores e descobrir quais são as verdadeiras motivações por trás do comportamento dos clientes, quais são os critérios de escolha que mais valorizam.

Seguidamente, ao iniciar o estudo de mercado, passou pala preparação de um plano de pesquisa que deixou bem claro os objectivos do estudo, os recursos disponíveis, etc.

Ainda neste contexto do estudo de mercado realizado, foi adoptado uma metodologia de pesquisa (Inquéritos por telefone para perceber quais as empresas que tinham máquinas circulares, numa segunda fase aqueles que têm máquinas circulares fizeram uma entrevista pessoal para recolher informação sobre o que leva os consumidores a adquirir um produto de determinada marca).

Por fim, a análise do estudo de mercado foi realizada, para permitir identificar uma visão actual do mercado de maquinaria têxtil, tanto a nível da oferta como na procura. E é isso mesmo que vamos analisar, fazendo um relatório referindo os aspectos mais importantes nos dados disponibilizados no estudo de mercado realizado.

1. O Resumo Interpretativo dos Resultados

Anexo 8

1.1 Quota de Mercado (Visão Global do Mercado Português)

Marcas 1980 1982 1985 1986

BERTON 12 9 7 10

CORIMI 5 8 15 16

DIRMAK 10 8 8 7

MACHINI 2 7 15 13

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com