TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim 1 - Marketing

Por:   •  11/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

Uma organização é composta por diversos departamentos onde  nenhum tem maior grau de importância, todos se relacionam e colaboram de uma maneira singular na utilização dos recursos para que a empresa atinja seus objetivos, sendo assim podemos definir a empresa como um Sistema.

Segundo Martins 2006 os recursos de uma empresa podem ser dividos em : materiais;  patrimoniais;  capitais ou financeiros;  humanos;  tecnológicos.

[pic 1]

É importante salientar que a má gestão de qualquer um desses recursos abalará a estrutura organizacional, comprometendo sua competitividade no mercado. Entretanto gerir esse processo de maneira eficiente fará com que a empresa reduza seus custos e atinja um dos seus principais objetivos,  a maximização dos lucros.

A Administração de materiais é o estudo do processo produtivo que se inicia no fornecedor , passando pela compra do bem, seu recebimento, o transporte e armazenamento, a movimentação durante o processo produtivo, o acondicionamento do produto acabado e , enfim, a entrega para o consumidor final.

( Eliacy Cavalcanti Lélis Administração de materiais pg 4)

[pic 2]

O controle dos níveis de estoque, a escolha assertiva de fornecedores e a manutenção das compras são responsabilidades da Administração de materiais que conduzida de maneira apropriada garante uma logística bem sucedida .

Explanaremos nesse trabalho sobre a gestão dos recursos materiais adotada por uma das maiores empresas brasileira de cosméticos , produtos de higiene e beleza: Natura.  Além de produzir, a organização é responsável pelo desenvolvimento, distribuição e comercialização dos seus produtos.

A empresa adquire os insumos, serviços e materiais indiretos de diversos  fornecedores localizados em diferentes regiões do Brasil e exterior .

O  Centro Integrado de produção, logística e pesquisa, conhecido como Espaço Natura é uma de suas mais importantes unidades fabris .

 Inaugurado em 2001 na cidade de Cajamar no estado de São Paulo, possui uma área de 82 mil m2 sendo considerado o maior centro de pesquisa e desenvolvimento de cosmético da América Latina. Variadas operações se concentram na unidade, como atividades de pesquisa, desenvolvimento e manufatura e armazenamento .

Em 2014 a empresa  inaugurou mais um complexo industrial na cidade de Benevides, interior do Pará onde está concentrada toda fabricação de sabonetes e óleos fixos da Natura, com capacidade de produção de mais de 200 milhões de sabonetes e aproximadamente 400 toneladas de óleo fixos, além da fabricação das bases de sabonetes fabricadas na antiga unidade em Benevides (PA) .

O Ecoparque, assim chamado por se um empreendimento ecologicamente correto, abrange uma área de 172 hectares, porém a empresa ocupa apenas 10% da área. Sendo assim o restante do espaço será disponibilizado para que outras empresas com interesses relacionados  se integre ao inovador empreendimento.

A empresa também se expandiu para o mercado internacional , atuando na Argentina , Peru, Chile, México, Venezuela, Colômbia, Bolívia e França país onde possui uma loja e um centro-satélite de pesquisa e tecnologia. Também distribui seus produtos para Bolívia, El Salvador, Guatemala e Honduras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (59.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com