TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico Pessoal

Dissertações: Planejamento Estrategico Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  2.765 Palavras (12 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 12

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS E

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

MEIRE LANDE SILVA DOS SANTOS ALMEIDA

MEU PLANO ESTRATÉGICO PESSOAL

Santo Antonio de Jesus - BA

2014

MEIRE LANDE SILVA DOS SANTOS ALMEIDA

MEU PLANO ESTRATÉGICO PESSOAL

Trabalho apresentado no segundo semestre de 2014, como requisito parcial para aprovação da disciplina Planejamento Estratégico Pessoal, do curso de especialização em Gestão de Pessoas e Metodologia do Ensino Superior, sob a orientação do Professor Mestre Antonio Oliveira de Carvalho.

Santo Antônio de Jesus – BA

2014

MEU PLANO ESTRATÉGICO PESSOAL

1. INTRODUÇÃO

O planejamento estratégico pessoal consiste em uma ferramenta de gerenciamento, cujo objetivo é determinar as diretrizes básicas que conduzirão o projeto de vida do individuo, proporcionando autoconhecimento, organização, administração do tempo e estabelecimento de objetivos pessoais. A elaboração do planejamento fornece uma clara visão de onde o individuo encontra-se hoje, onde ele deseja chegar e o que é necessário fazer para alcançar o planejado.

Planejar não é uma atividade fácil, entretanto necessária para que, de forma eficaz, uma pessoa possa atingir suas metas e proporcionam inúmeros benefícios a quem o realiza. Torna-se prescindível estabelecer objetivos claros e metas definidas para o sucesso em qualquer setor na vida, mas, é importante também saber saborear cada conquista. Uma vez que consigo estabelecer onde eu quero chegar fica mais fácil me preparar para esse cenário.

Percebe-se que o brasileiro é um povo que gosta da vida, sentem-se felizes todos os dias, mas esse jeito de deixa a vida nós levar, acaba afastando de determinar e executar as metas, os planos, esse paradigma de levar a vida como ela é, deve ser analisados e principalmente refletidos diariamente, será que tais posturas vêm conseguindo te motivar, viver com energias na vida como um todo? Enfim, a vida ganha um pouco de sabor quando vivenciamos todos os dias com muita energia, motivação, objetivos e sensação de bem estar.

Durante toda uma trajetória, o individuo teve quem o liderasse, não precisava pensar muito, bastava "seguir o rumo da vida", como seus pais haviam feito, como seus irmãos, amigos e vizinhos estavam fazendo. Não havia, para a grande maioria, nem sequer o que questionar, era esse o caminho a seguir, a vida era uma sequência de fatos previsíveis. Se o pai era fazendeiro, os filhos também seriam fazendeiros, iriam se casar com uma mulher da comunidade e ter vários filhos, esses filhos também seriam fazendeiros e assim por diante.

Na maioria das vezes sentiam que não eram livres, que não podiam fazer as escolhas que quisessem, pois o governo proibia e a religião não permitia, o trabalho era uma coisa totalmente maçante e necessária para o próprio sustento. Poucos pensavam em realização pessoal quando se tratava de trabalho.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Essa incessante busca pelo equilíbrio interno sempre esteve presente na natureza humana, entretanto, é agora, na era da informação que essa necessidade se faz notar de forma explícita. Ouvimos muito dizer que nós estamos no início da era da informação. Sim estamos, mas também estamos vivenciando o início da era do desenvolvimento pessoal. Nunca na história humana nós tivemos tanta necessidade de buscarmos um significado para as nossas vidas.

"Daqui a alguns séculos, quando a história da nossa era for escrita de uma

perspectiva bem distante, eu acho que é muito provável que o evento mais importante que esses historiadores irão retratar não será a tecnologia, não será a Internet e nem mesmo o comércio via e-mail (e-commerce).

O que verão é uma mudança sem precedente na condição humana. Pela primeira vez, literalmente, há um substancial e rápido crescimento no número de pessoas que tem escolhas. Pela primeira vez, eles terão que gerenciar a eles mesmos. E deixe-me dizer, nós estamos totalmente despreparados para isso." Peter Drucker.

2.1 Gestão de Pessoas

Gestão de Pessoas é uma expressão muito comumente utilizada pelos especialistas nos dias atuais, servindo para designar a área que lida com as pessoas em uma empresa, no entanto sua responsabilidade é muito maior do que simplesmente cuidar da contratação e treinamento dos funcionários. A área de RH tem sido vista como estratégica, pois ela deve saber aonde a empresa quer chegar para poder contratar profissional a altura dos anseios da corporação. Considerada a porta de entrada de uma empresa, é ainda responsável pela integração do trabalhador ao ambiente de trabalho.

Mussak, (2010) define o gestor de pessoas como o responsável pela função gerencial que visa a cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais, buscando assim um melhor desenvolvimento e aproveitamento do potencial humano e com isso conseguir captar esse potencial pensante e empreendedor a favor da empresa.

2.2 Gestão Estratégica

Ademar Dutra (2008) estabelece que gestão estratégica de pessoas é discutir práticas de gestão de pessoas com foco no negócio e nos resultados da empresa, ou seja, é garantir um estreito alinhamento das ações e programas da área com as estratégias e objetivos globais da organização. Adotar uma gestão estratégica de pessoas significa estreitar laços e aproximar-se dos colaboradores, com gestores e área de gestão de pessoas capazes de mobilizar os colaboradores para alcançar os resultados e metas planejados para a organização.

Os aspectos psicológicos que permeiam as relações de trabalho vêm de há muito sendo sondados, por sua estreita ligação entre equilíbrio emocional e desempenho profissional. A busca incessante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com