TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocio

Monografias: Plano De Negocio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1 ? INFORMAÇÕES SOBRE O EMPREENDIMENTO

Nome da Empresa: Brilhante Serviços de Limpeza

Razão Social: Barbosa e Rodrigues ME

Sócios: João Barbosa e Jerônimo Fernandes Rodrigues.

Endereço: Rua Ceará, 1466. Belo Horizonte - MG.

CEP: 30.150-311

Fone / Fax: (31) 3213-0876

Pessoa para Contato: João Barbosa. Rua Ceará, 1254. Belo Horizonte ? MG.

ETAPA 2 ? DESCRIÇãO GERAL DO NEGÓCIO

O que a empresa faz ou pretende fazer: a empresa pretende prestar serviços de limpeza para residências, hotéis, condomínios e empresas. Após se firmar no mercado, a empresa pretende especializar-se em um único ramo, conforme a receptividade encontrada.

Baseado em quais competências/experiências/tecnologias: a empresa se apoiará na experiência da esposa de um dos proprietários, que trabalhou como gerente operacional de uma grande rede de hotéis, coordenando a contratação de empresas de limpeza e manutenção. Ao longo dos anos em que assumiu esta função, ela pôde constatar uma série de deficiências que poderiam ser facilmente superadas, implicando serviços mais alinhados aos interesses da empresa contratante. Dessas constatações surgiu a idéia de criar uma empresa cujos serviços prestados fossem extremamente profissionais.

Estimulado por quais tendências de mercado: atualmente, as empresas estão focando toda sua energia em suas atividades fins e terceirizando as atividades meio. Ao manterem-se focadas em suas competências principais as empresas têm transferido para outras empresas os serviços de limpeza, vigilância, transporte, dentre outros.

Outro fator que contribui para a contratação de serviços de limpeza é o fato de as mulheres assumirem cada vez mais o trabalho fora do lar, não tendo condições, muitas vezes, de contratarem uma empregada doméstica, o que faz com que recorram, duas a quatro vezes por mês, a um serviço de limpeza terceirizado.

Descrição do Mercado de Forma Abrangente (macro):

• Concorrentes: este mercado é disputado por empresas prestadoras de serviço de limpeza em geral, sendo que muitas prestam serviços exclusivamente para condomínios ou empresas, enquanto outras atendem pessoas jurídicas em geral. Além disso, existem muitas empresas que prestam serviços de vigilância e limpeza que também são concorrentes. Na região em que a empresa irá atuar estão instaladas duas empresas de limpeza. No entanto, os sócios acreditam poder prestar serviços de melhor qualidade.

• Clientes: os clientes deste tipo de negócio são muito diversificados, pois se caracterizam por empresas que optam por ter um quadro de empregados fixo e enxuto e que preferem transferir para terceiros esse tipo de atividade. A maior parte é formada por médias e grandes empresas.

Outro segmento de clientes em potencial é constituído por mulheres que trabalham fora do lar, que necessitam de serviços de faxina.

• Fornecedores: os fornecedores são, essencialmente, empresas que vendem equipamentos para limpeza em escala empresarial e produtos de limpeza em embalagens para o mercado institucional e supermercados.

• Mensuração da demanda: o estudo de mercado desenvolvido estima que a empresa possa efetuar 200 limpezas mensais, desde as atividades mais simples, como a limpeza de um vidro, até limpezas de ambientes empresariais mais amplos.

• Segmento específico em que compete ou pretende competir: Inicialmente, a empresa pretende oferecer seus serviços para pessoas físicas e jurídicas, com o propósito de, mais tarde, especializar-se em um tipo específico de serviço de limpeza.

• Comportamento do mercado em termos de crescimento: é um mercado em ascensão, uma vez que tem crescido a uma taxa entre 5% a 10% acima do PIB, segundo a Abralimp (Associação Brasileira do Mercado Institucional de Limpeza).

• Lucratividade: a lucratividade é alta quando a empresa consegue atingir um conjunto de clientes que demandam um volume de serviços constante. A empresa já tem prospectado um conjunto de clientes que lhe permitirá um volume de negócios satisfatório.

Características principais do mercado em termos de:

• Preço praticado: o preço praticado no mercado em que a empresa pretende atuar é alto se comparado à precária estrutura disponível pelas empresas concorrentes. A empresa a ser criada pretende oferecer uma vantagem de preço em todos os seus serviços.

• Formas de vendas: inicialmente, os donos da empresa visitarão um conjunto de 245 empresas situadas na região em que será instalada, mostrando o portfólio de serviços prestados e respectivos preços. Também mostrará os pacotes promocionais e a forma como cada um dos serviços será prestado.

Posteriormente, o cliente passará a receber chamadas telefônicas por parte da empresa, onde se buscará conhecer seu nível de satisfação com relação aos serviços prestados. Acredita-se que esta seja a melhor forma de divulgar os serviços oferecidos.

• Assistência: a empresa dará todo tipo de assistência no que se refere aos serviços prestados, ressarcindo os clientes em qualquer perda que ocorra, ou refazendo a limpeza que não tenha sido feita dentro dos padrões estabelecidos. Será possível garantir esse tipo de procedimento considerando o grau de capacitação dos funcionários, bem como o comprometimento criado entre eles e o desempenho da empresa, por meio de um trabalho de otimização do clima organizacional estabelecido.

• Existência de soluções tecnológicas diferenciadas: Como diferencial tecnológico pretende-se trabalhar com equipamentos especialmente comprados para os serviços de limpeza institucional, bem como empregados uniformizados e munidos de equipamentos de segurança.

• Estratégias de marketing: a estratégia de marketing priorizada pela empresa é a visita às diferentes empresas e a distribuição de folders junto a residências e condomínios.

• Principais concorrentes: Limpex, Escoar e Hidrofux.

Vantagens e desvantagens dos principais concorrentes em termos de:

• Produtos/serviços (qualidade e tecnologia): aos serviços oferecidos pelos concorrentes falta profissionalismo. Muitas vezes os profissionais apresentam-se com uniformes sujos e manchados, sem equipamentos de proteção e postura inadequada.

• Preço: devido ao fato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com