TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocio

Artigo: Plano De Negocio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  5.317 Palavras (22 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 22

1. INTRODUÇÃO

Essa etapa do projeto está baseada na elaboração de um plano de negócios para a criação de uma nova empresa. A qual permite conhecer os conceitos administrativos e como são implementados, executados e avaliados.

O plano de negócios consiste em:

- Sumário Executivo

Geralmente, a primeira seção de um plano de negócios é o resumo executivo. Qual a área de negócios, qual o produto ou serviço, qual o mercado e que fatia desse mercado queremos obter? Qual o investimento necessário, em quanto tempo vamos recuperar o dinheiro investido e qual o rendimento que vamos ter de nosso investimento em um prazo estabelecido?

- A Empresa

Conceitualmente, empresa é uma companhia, corporação, firma, órgão, instituição ou organização, ou uma unidade destas, pública ou privada, sociedade anônima, limitada ou com outra forma estatutária, que tem função e estruturas administrativas próprias e autônomas, no setor publico ou privado, com ou sem finalidade de lucro, de porte pequeno, médio ou grande; segundo os critérios de excelência de 2007.

- O Plano de Marketing

O Plano de marketing é constituído pela Análise de Mercado, voltada para o conhecimento de clientes, concorrentes, fornecedores e ambiente em que a empresa vai atuar, para saber se o negócio é realmente viável.

É pela Estratégia de Marketing, em que se faz o planejamento da forma como a empresa oferecerá seus produtos ao Mercado, visando otimizar suas potencialidades de sucesso.

- Plano Financeiro

A principal fonte de referência e controle da saúde financeira de um negócio é o plano financeiro, que é a parte mais importante.

Temos que observar o lucro previsto para o empreendimento, quanto teremos que gastar para abrir o negócio, quanto teremos em caixa para manter o bom funcionamento do negócio e a quantidade a ser vendida para que a empresa não tenha prejuízo.

2. O PLANO DE NEGÓCIOS

Tudo que pensamos em comprar, vender, trocar, alugar pode ser analisado através de um plano de negócios

Quem esta pensando em começar seu próprio, precisa calcular os risco e ver se o sonho de seu projeto é realista e se encaixa nos seus objetivos e recursos disponíveis. Tudo precisa ser planejado antecipadamente.

O processo de planejamento é o que torna a formulação de um plano de negócios algo muito importante. Pensar em tudo o que deve fazer parte do negócio faz com que até apareçam algumas novas idéias que não haviam sido consideradas.

Se pensarmos em solicitar ajuda financeira, iremos procurar um investidor, um sócio ou até mesmo um amigo para entrar no mesmo empreendimento, nesse caso o plano de negócios é a primeira coisa que devemos fazer.

É também uma excelente oportunidade para traçar estratégias de sucesso desde o inicio e evitar caminhos perigosos.

3. Sumário Executivo

Geralmente, a primeira seção de um plano de negócios é o resumo executivo. Qual a área de negócios, qual o produto ou serviço, qual o mercado e que fatia desse mercado queremos obter? Qual o investimento necessário, em quanto tempo vamos recuperar o dinheiro investido e qual o rendimento que vamos ter de nosso investimento em um prazo estabelecido? Tudo isso, sem explicar em detalhes, mas dito de maneira clara, objetiva e sucinta.

O sumario executivo deve abordar brevemente o seguinte:

3.1 Enunciado do projeto

Um projeto consiste num esforço temporário empreendido com um objetivo pré-estabelecido, definido e claro, seja criar um novo produto, serviço, processo. Tem início, meio e fim definidos, duração e recursos limitados, numa seqüência de atividades relacionadas.

3.2 Competência dos responsáveis

Quem são os proprietários da empresa, seus currículos ( mostrando quais são suas qualificações, mostrando sua habilitação para explorar o negocio ), a forma como vão dividir suas responsabilidades na empresa e realizar seu gerenciamento.

3.3 Os produtos e a tecnologia

Descrever, com clareza, cada um dos serviços e produtos que a empresa oferece, bem como a tecnologia empregada.

3.4 O mercado potencial

Estimativa do volume a atingir pelas vendas de um determinado produto ou conjunto de compradores que estão em condições de adquirir esse produto (os consumidores que adquirem o tipo de produto fabricado pela empresa e pela concorrência).

3.5 Elementos de diferenciação

Quais as características dos produtos e/ou serviços que os tornarão únicos perante a concorrência, atraindo a preferência do consumidor. As vantagens competitivas e as estratégias de marketing são, na maioria dos casos, os fatores mais expressivos utilizados para diferenciar uma empresa de outra.

3.6 Previsão de vendas

É a base de todo o plano de marketing. Uma previsão fundamentada no potencial das vendas para o mercado baseia-se nas futuras necessidades dos clientes, e constitui uma medida das necessidades do mercado para um período de tempo definido no futuro. Permite o dimensionamento de infra-estruturas, o aprovisionamento de produtos, a contratação ou redução de recursos humanos, decidir sobre a eventual viabilidade de investimento num determinado negócio.

3.7 Rentabilidade

Numa perspectiva de empresa a rentabilidade dos capitais investidos resulta, necessariamente, da combinação de vários factores, dos quais destacamos: factores de natureza operacional como a rentabilidade operacional das vendas, através da percentagem de evolução da margem que geram e o efeito da estrutura de custos fixos e operacionais, bem como a rotação e eficiência desses mesmos capitais; factores de natureza financeira,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com