TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocio

Dissertações: Plano De Negocio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  5.787 Palavras (24 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 24

PLANO DE NEGÓCIOS - INSTRUÇÕES

AGORA É COM VOCÊ!

“Se quiser que algo seja bem feito, faça você mesmo.”

Anônimo

Nada mais certo do que o ditado acima, pois sabendo fazer as perguntas corretas e conhecendo onde e como encontrar as respostas, é possível que você, empreendedor, comece a esboçar o seu próprio plano de negócios. Tenha consciência, que ninguém poderá fazê-lo melhor do que você mesmo.

Desenvolvendo seu próprio projeto você tem a oportunidade de preparar um plano feito sobre medida para suas necessidades, baseado em informações que você mesmo levantou e nas quais você pode depositar mais confiança.

Esta parte do manual tem por objetivo auxiliá-lo na criação do seu plano de negócios, independente de você estar abrindo um nova empresa ou ampliando uma já existente. Contudo cabe a você fazer as alterações e adaptações que julgar necessárias.

É importante ressaltar que um Plano de Negócios é algo maior que uma proposta financeira ou uma solicitação de empréstimo. É claro que muitas das informações de um pedido de financiamento podem ser extraídas do plano, principalmente as que dizem respeito à parte financeira da empresa.

Entretanto, não se esqueça de que a principal função de um Plano de Negócios e ajudá-lo a tomar uma decisão mais consciente e acertada, reduzindo os riscos e as possibilidades de se desperdiçarem recursos e esforços em um empreendimento que não se mostra viável.

A preparação de um Plano de Negócios não é uma tarefa fácil, exige persistência, dedicação, trabalho árduo e muita criatividade para superar os obstáculos que irão aparecer no decorrer do caminho.

Contudo, tenha claro que começar já é a metade de toda a ação.

Boa viagem!

ELABORANDO O SEU PLANO DE NEGÓCIOS

O modelo de plano sugerido neste manual foi divido nas seguintes seções:

1. Apresentação do Proprietário e do Negócio

2. Apresentação da Empresa

3. Plano de Marketing

4. Plano Operacional e Gerencial

5. Plano Financeiro

6. Apêndice

7. Agenda de Negócios

Na primeira parte você encontrará uma série de recomendações e explicações sobre as diversas partes que compõe um plano de negócios. Cabe a você levantar o maior número de informações possíveis sobre sua empresa e o mercado em que pretende atuar. As informações que forem obtidas serão resultado das pesquisas que você realizou e isto será a base para a elaboração do seu projeto.

Várias perguntas vão surgir neste meio tempo. Por isso procure ler com atenção as informações contidas no manual e em caso de dúvidas busque ajuda junto ao Balcão SEBRAE da sua cidade. E o mais importante: não se esqueça que 99% do esforço, tanto para a elaboração do plano, quanto para o sucesso do negócio, depende somente de você.

Você também terá à sua disposição um roteiro para a elaboração do Plano de Negócios de sua empresa. Provavelmente será necessário que você faça várias adaptações e ajustes para que o projeto se adeque ao porte, setor, ramo e tamanho do seu empreendimento.

Lembre-se também que a apresentação do Plano de Negócios é quase tão importante quanto o seu conteúdo, especialmente se você for apresentá-lo ao gerente de um banco ou a um futuro investidor, nesse caso, cuidado com recursos de editoração, papel e encadernação, pois estes são fatores que valorizam o trabalho e demonstram o profissionalismo de quem o elaborou.

O plano de negócios fala por você. Quanto melhor sua aparência e quanto mais claras as idéias nele contidas, melhores serão os resultados que você conseguirá. Entretanto, mesmo que ele não seja visto por outra pessoa além de você, procure fazê-lo o mais bem-feito e organizado que puder, assim você irá torná-lo mais fácil de ser utilizado e consultado, além de ser um ótimo exercício de planejamento.

O plano deve ser o mais conciso possível, sem comprometer a clareza da exposição e sem omitir detalhes importantes.

Agora mãos à obra!

1. APRESENTAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS E DO NEGÓCIO

1.1. DADOS PESSOAIS DO PROPRIETÁRIO/SÓCIOS DO NEGÓCIO

Nesta seção devem ser informados os dados cadastrais das pessoas que estarão responsáveis pela condução e pela administração da empresa.

1.2. DESCRIÇÃO DO PROJETO

Procure descrever de maneira breve o seu projeto. Fale a respeito do negócio a ser desenvolvido pela sua empresa, os produtos e serviços que serão oferecidos, para qual mercado irá se direcionar, a localização pretendida, a forma jurídica da empresa, o investimento inicial e qualquer outro aspecto que possa diferenciar sua empresa de outros negócios já existentes.

Por se tratar de um resumo dos principais pontos do seu projeto é recomendado que seja escrito após a conclusão do plano.

1.3. PERFIL DOS EMPREENDEDORES

Elabore uma pequena apresentação do seu perfil como empreendedor, destacando a formação, os conhecimentos, habilidades e as experiências anteriores de cada um dos sócios. Pense em como você poderá utilizar estes conhecimentos dentro do negócio que pretende iniciar.

1.4. CONTRIBUIÇÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com