TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocio

Monografias: Plano De Negocio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Toda empresa é estabelecida por meio de uma oportunidade e uma idéia, se tornando real quando a idéia que sai da mente vai para o papel, através da escrita. A oportunidade da vez é a Copa do Mundo de 2014, que será sediada no Brasil. Por isso essa produção textual trata do estudo da viabilidade da implantação de uma empresa, baseada na oportunidade citada.

A realização deste trabalho é suma importância, pois através dele será possível o graduando aplicar todos os conhecimentos que estão sendo adquiridos no curso de Bacharelado em Administração, apresentando desta forma a importância de cada disciplina para a composição e gestão de uma empresa.

O negócio a ser apresentado neste trabalho trata-se de uma empresa no ramo de sorvetes, que levará ao consumidor produto de qualidade e com cardápio variado inspirado nos sabores de frutas regionais no formato de gelados comestíveis, considerando que o mercado consumidor de sorvetes é consideravelmente variado, pois atende todas as classes sociais e idades.

O estudo da implementação deste negócio foi escolhido devido ao aumento do fluxo de pessoas que ocorrerá em conseqüência da Copa de 2014, o que proporcionará a grande circulação de pessoas nas proximidades dos estádios e com o clima tropical essas pessoas irão buscar alimentos refrescantes de sabores agradáveis ao paladar.

2 DESENVOLVIMENTO

O estudo do negócio a ser apresentado tratará da empresa de sorvetes Sabores de Minas.

2.1 Tipo de Negócio

A empresa Sabores de Minas exercerá atividade do ramo de gelados comestíveis, tendo como características a produção e a venda de sorvetes artesanais com sabores exóticos inspirados nas frutas regionais. A empresa será instalada em uma área de 48m², localizada nas proximidades do estádio Mineirão. Baseado no aumento do fluxo de pessoas devido os jogos da Copa do Mundo, a empresa produzirá em média 4.500 litros de sorvete por mês.

2.2 Recursos de Entrada

Para a produção e comercialização do sorvete a empresa necessitará dos seguintes recursos materiais e insumos:

Frutas;

Leite em pó;

Emulsificante;

Estabilizante;

Gordura vegetal hidrogenada;

1 balança;

1 freezer armazenador;

1 freezer expositor;

1 batedeira industrial;

1 fogão a gás industrial;

Baldes para sorvete;

Colheres;

Casquinhas;

Copinhos;

Pazinhas;

1 mesa para alimentos;

6 cadeiras para colaboradores;

30 jogos de mesa para clientes;

2 computadores.

O capital necessário para a implementação da empresa será de 98 mil reais, sendo que 6 mil reais serão destinados ao capital de giro e 92 mil reais para projetos, instalações e obras, equipamentos, materiais e comunicação visual. Serão utilizados 30% de recursos financeiros próprios e 70% de recursos financeiros de terceiros, adquirido pela linha de crédito MPME Investimento, com taxa de juros de 4,5% a.a e prazo de 12 meses para amortização.

A empresa também contará com um software de sistema de gerenciamento integrado que será utilizado para obtenção de dados da produção, estoque, venda receitas e despesas.

2.3 Processos

O sucesso de uma empresa está diretamente ligada a uma boa administração e a qualidade do produto por ela produzido e comercializado. Sendo assim serão necessários procedimentos diários a fim de obter um bom desenvolvimento e qualidade. Os processos serão divididos em 3 fases: processos administrativos, produção e comercialização, ou seja, linha de frente.

Em primeiro plano estará o setor de administrativo que será responsável pelas compras de insumos, contratações de colaboradores, pagamentos de fornecedores e colaboradores, estoque, controles financeiros e alimentação do software. As atividades deste setor serão realizadas no período de 8 horas por dia, sendo em horário comercial.

Em segundo plano vem o setor de produção que será responsável pela fabricação dos produtos prontos para consumo, armazenamento e rotulação das embalagens. A rotina diária deste setor será medir e pesar os ingredientes conforme especificado na receita escolhida, misturar os ingredientes na batedeira industrial, embalar e rotular o produto, armazenar o produto em freezer em temperatura adequada. Essas atividades serão realizadas num período de 8 horas.

E por último, o setor de linha de frente que será responsável pela venda do produto e o atendimento ao cliente, buscando o melhor conhecimento dos desejos dos mesmos.

2.4 Saída

A empresa Sabores de Minas pretende manter a qualidade de seu produto, bem como a satisfação de seus clientes. Considerando o fluxo de pessoas circulantes nas proximidades da empresa e que cada pessoa consome em média que cada pessoa consome em média comercializar uma média de 150 gramas de sorvete por dia, a empresa pretende produzir e comercializar 4.500 litros de sorvete por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com