TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocio

Dissertações: Plano De Negocio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  9.180 Palavras (37 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 37

PLANO ESTRATÉGICO

O Planejamento Estratégico orientado para o mercado é o processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre objetivos, habilidades e recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em contínua mudança. O objetivo do Planejamento Estratégico é dar forma aos negócios e produtos de uma empresa, de modo que eles possibilitem os lucros e o crescimento almejados. (KOTLER, 2000, p. 86)

Para as empresas, o planejamento estratégico é fator determinante no sucesso ou fracasso. Por isso, as organizações que desejam se manter no mercado devem planejar para coordenar suas atividades. Um dos argumentos para se fazer o planejamento, a que se refere é que as decisões tomadas em conjunto formalmente em um único processo garantirão que os esforços da organização sejam coordenados de maneira adequada. (MINTZBERG; 2000, p. 36).

De acordo com Almeida (2003, p. 10) “[...] ainda hoje existem dificuldades para se implantar o planejamento estratégico nas pequenas empresas, pois quando aplicado a pequena empresa necessita de um grande grau de simplificação.

Kotler (2000, p. 95) propõe o seguinte conceito: “O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente”.

Ainda de acordo com Almeida (2003, p. 10) o “Planejamento estratégico é uma técnica administrativa que procura ordenar idéias e pessoas, de forma que possa criar uma visão da estratégia que se deve seguir.”

Já para Oliveira (2004, p. 48), “O planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora”.

2. NEGÓCIO

Um negócio precisa ser visto como um processo de satisfação do cliente, não como um processo de produção de mercadorias. Os produtos são transitórios, mas as necessidades básicas e os grupos de clientes são eternos. (KOTLER, 2000, p. 89)

2.1. Histórico e Definição:

O turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no mundo.

De acordo com Boiteux (2003, p. 101) “A OMT prevê, para 2010, um bilhão de turistas viajando e, em 2020, um bilhão e 602 mil com uma receita de dois trilhões de dólares [...]”.

Várias são as formas de interagir com o sistema turístico, o qual contribui com a geração de riquezas de muitas nações, sejam no ramo de agenciamento, hotéis, restaurantes, transportes turísticos entre outros.

No Brasil o turismo é de extrema importância para geração de empregos, diretos e indiretos, exigindo das empresas profissionais qualificados e capacitados. Sendo o principal destino turístico do mercado internacional. Caracterizando-se por oferecer uma gama de diversificações com destaque para os atrativos naturais, aventuras e histórico-culturais.

A região Nordeste do Brasil é destacada entre as principais rotas turísticas do mundo. Para o turista o grande atrativo nordestino é a cultura e por ser uma regiões rica em cidades litorâneas, com belissimas praias, as quais contribuem para o desenvolvimento do turismo.

Alicerçado a este turismo, as agências de viagem têm produzido resultados satisfatórios observando o comportamento dos turistas e as novas oportunidades de mercado introduzindo roteiros diferenciados

Analisando a capacidade desse tipo de empresa e a viabilidade do projeto foi observada à oportunidade de implantar uma agência de turismo voltada para a região nordeste com foco na “melhor idade”, visto que em Maceió não há agências desse segmento.

Foram adotadas pesquisas de caráter qualitativo. Os dados foram coletados através de leituras disponíveis a respeito do assunto em livros, internet entre outros, e também através de pesquisa de opinião (ANEXO I).

A Empresa receberá o nome de ZUMBI TUR., terá um layout simples e estará localizada na Av. Dr. Antonio Gouveia nº 831, uma área privilegiada onde há concentração de grande numero de hotéis e de grande movimentação turística, e contará, inicialmente, com uma equipe de 15 (Quinze) colaboradores.

O foco da empresa é oferecer aos clientes, da melhor idade, a oportunidade de satisfazer suas necessidades de lazer e cultura, explorando melhor a região nordeste.

2.2. Descrição Geral:

A empresa terá sua estrutura legal composta por uma sociedade formada por quotas de responsabilidade limitada, um sócio será majoritário e os outros dois minoritários, mas terão mesmo poder de decisão em suas áreas de atuação.

Sociedade limitada é a forma jurídica e organizacional de uma empresa que permite que a responsabilidade de alguns sócios seja limitada ao montante de dinheiro que forneceram à sociedade. (LACOMBE E HEILBORN, 2003, p. 30).

As atividades da empresa serão consultadas e acordadas conforme a Lei Geral do Turismo n.º 11.771/08, de 17 de setembro de 2008 (ANEXO II).

Antes do inicio das atividades, será efetuada a constituição legal da empresa através de um Contrato Social (ANEXO III) que expressará a responsabilidade dos sócios no empreendimento e a importância total do capital social do negócio. Deverá constar ainda neste contrato, a designação do administrador principal da empresa, ou seja, aquele que será o responsável pelo comando das operações e que responderá juridicamente por suas decisões. Será dada entrada, nos órgãos competentes, tais como: Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal – para obter o CNPJ (ANEXO IV), Secretaria Estadual da Fazenda, Prefeitura do Município – para obter o Alvará de Funcionamento (ANEXO V), Enquadramento na entidade Sindical Patronal e Corpo de Bombeiros Militar

Depois de regularizada toda a documentação, a empresa deverá dar entrada nos registros da EMBRATUR (ANEXO VII) e SNEA (ANEXO VIII), órgãos que possibilitam a emissão de passagens aéreas.

A composição do Capital Social da empresa se dará da seguinte forma:

Tabela 1 – Composição do Capital Social

Sócios Quotas Capital %

Aline Teixeira de Lima 25.000 25.000,00 25

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com