TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocios

Artigo: Plano De Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

O que é um Departamento Financeiro?

Pode-se dizer que o departamento financeiro de uma empresa é um dos mais complexos de se administrar, pois é nele que se concentra toda e qualquer atividade financeira. Ou seja, é este o setor responsável pela tesouraria, contas a receber e a pagar, captação e investimentos dos recursos gerados pela mesma. E ainda há um desafio contínuo em fazer que os ganhos obtidos por ela sejam suficientes para que as contas do dia a dia sejam quitadas e que sejam gerados lucros para garantir o desenvolvimento futuro.

A necessidade de um Departamento Financeiro independe do tamanho da empresa e quem se responsabiliza por ele precisa de uma dose extra de habilidade em matemática, raciocínio lógico e muita concentração até mesmo porque todas as decisões tomadas pelos administradores irão passar por esse Departamento e qualquer cálculo feito de maneira equivocada pode significar grandes prejuízos.

Função do Departamento Financeiro

Para que uma empresa tenha seu desenvolvimento crescente é importante que o Departamento Financeiro funcione de maneira correta o que significa aplicar o dinheiro de maneira eficiente distribuindo de maneira coerente por todos os setores ou departamentos e também seus que podem ser máquinas, móveis , veículos entre outros bens.

Geralmente as funções de um Departamento Financeiro se dividem em:

Planejamento Financeiro: Seu objetivo maior é fazer com que as metas traçadas pela empresa sejam alcançadas com êxito definindo

• Como realizar as ações necessárias

• Qual o melhor momento para serem executadas

• Por quem serão feitas

• Qual será o custo

O Departamento Financeiro ao definir esses passos para a empresa mostra toda a análise relativa a várias alternativas de investimento, as mais lucrativas e onerosas, qual será a fonte dos recursos que melhor se aplica sendo o lucro dos acionistas como investimentos ou ainda através de empréstimos bancários atentando para os juros praticados, se haverá necessidade de vender algum bem da empresa para aumentar o capital sem que haja prejuízo o que pode não ser interessante para a empresa.

Todo e qualquer projeto deve ser analisado pelo departamento uma vez que mesmo sendo bom nem sempre poderá ser viável sua execução. Quando isso acontecer é dever do Departamento apresentar novas alternativas para a proposta em questão.

Aquisição e controle de recursos: Independente do tamanho de uma empresa faz parte de seu objetivo adquirir novos bens. Gastos diários são necessários, porém se não houver um rigoroso controle de recursos não será possível a aquisição de novos bens, pois haverá desfalques e descontroles na empresa. É preciso ter uma visão ao longo prazo e racionalizar o tempo para que haja planejamento e viabilidade na captação dos recursos da empresa.

Distribuição de Recursos: Aperfeiçoar. Essa é a palavra chave para o sucesso na distribuição dos recursos de uma empresa.

Todos os departamentos de uma empresa precisam de recursos para sanar suas necessidades e quando o repasse é feito de maneira coerente o funcionamento da empresa não é afetado evitando atrasos e burocracias. Imagine se não fosse repassada receita suficiente para que o departamento de compras comprasse o que é necessário? Certamente afetaria muitos departamentos causando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com