TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocios

Pesquisas Acadêmicas: Plano De Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

O ambiente organizacional refere-se ao conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas à organização, que têm potencial para influenciar o desempenho organizacional. Com certeza podemos sim considerar como ambiente os aspectos internos e externos de uma organização. Pelo fato de que cada organização vive uma realidade com um ambiente diferenciada. E cabe ao gestor de negócios conhecer bem e estar atento ao ambiente interno e externo de sua organização.

No ambiente interno certos aspectos interferem nas organizações independentemente da atividade à qual se dedicam. O Ambiente interno é composto pelos elementos internos da organização, como trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e instalações físicas. É o ambiente interno que marca a singularidade organizacional, uma vez que se refere às características particulares de uma organização.

O ambiente externo é o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelo elementos que se encontram fora dos limites da organização. Mesmo que os fatores do ambiente externo possam parecer iguais para organizações que fazem parte de um mesmo setor, a influência - potencial ou real - de cada um desses fatores depende da singularidade da organização.

O ambiente pode influenciar de forma diferenciada as organizações, mas a forma de lida com ele também depende da postura do administrador. O gestor de negócios tem responsabilidade de responder às forças ambientais, por exemplo: no mercado competitivo atual as organizações devem estar atentas para toda e qualquer ferramenta que possibilite a busca pela otimização do funcionamento do seu processo produtivo. Diversos fatores afetam o desempenho dessas organizações, e dentre eles podemos citar as variáveis externas.

As variáveis externas são mudanças que acontecem no ambiente externo ao da organização e que podem representar ameaças ao desenvolvimento do plano estratégico ou oportunidade de melhoramento. Essas mudanças podem ser percebidas principalmente nos campos da economia, política, social, cultural, demográficas, tecnológicas e outras. É através das variáveis externas que é possível estabelecer uma análise externa e medir o impacto de cada uma destas na vida saudável de uma empresa. O administrador ou o empresário/gestor deve saber identificar tais variáveis, de onde surgirão as oportunidades e as ameaças. O estudo ainda mais profundo permitirá à empresa, estabelecer uma posição estratégica diante das variáveis externas analisadas, “polir suas armas” ou “fortalecer seus escudos”, ou seja, PONTOS FORTES: é composto por variáveis externas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa, em relação a seu ambiente; PONTOS FRACOS: são as variáveis externas e controláveis que acarretam uma situação desfavorável para a empresa, em relação a seu ambiente; OPORTUNIDADES: compõem-se das variáveis externas e não controláveis pela empresa, mas que podem gerar condições favoráveis à ela, desde que haja condições e/ou interesse em usufruí-las; AMEAÇAS: são as variáveis externas e não controláveis pela empresas que tem condições de desfavorecerem a empresa.

Portanto podemos perceber que as variáveis culturais e sociais como as que de algum modo afetam no andamento de seus negócios. Mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com