TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocios

Trabalho Escolar: Plano De Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

O plano de negócio pode ser visto por muitos empreendedores como uma mera formalidade, sendo utilizado apenas para a obtenção de financiamentos. Entretanto, os mais visionários, o vê como uma ferramenta estratégica, utilizado para orientar a implantação de um negócio, identificar parceiros potenciais, avaliar objetivos e metas, monitorar o desenvolvimento da empresa, além de se caracterizar como um poderoso instrumento para captação de recursos. Além de ser um instrumento de minimização de riscos, o plano de negócio é um meio de comunicação que descreve a empresa e revela a concepção do empreendedor para o futuro. Apesar de muitas empresas obterem sucesso mesmo não conhecendo um plano de negócio, muitos insucessos podem ser evitados se os empreendedores estiverem melhores preparados para administrá-los. Considerando a importância que o plano de negócio pode exercer no sucesso de um empreendimento

Palavras- chave: Plano de negócio, Estratégias, Riscos, Sucesso.

INTRODUÇÃO

Iniciar um empreendimento sem experiência e conhecimentos exigidos, pode levar o empreendedor à falência de seu negócio, já à busca de informações e meios para o desenvolvimento do próprio negócio pode ajudar a diminuir de se chegar á falência.

Ao ingressar no mundo empresaria, é importante ressaltar que existem pressões competitivas, isso faz com que o empreendedor necessite desenvolver desde a implantação da empresa mecanismos estratégicos para sobrevivência do negócio. É neste sentido que a administração pode contribuir, garantindo grande parte do desempenho de atividades futuras. Para isso torna-se indispensável à elaboração de um plano de negócio para a implantação da empresa.

O plano oferece um estudo prévio que avalia as vantagens e desvantagem de se abrir um negócio e sua viabilidade. Além disso, serve para antecipar dificuldades que só seriam vistas na prática, para diminuir riscos e aumentar as possibilidades de sucesso, permitir maior conhecimento do negócio, reunir e ordenar idéias e providências sobre o negócio, permitir várias simulações sem prejuízos financeiros, atrair possíveis sócios, fornecedores, estabelecer parcerias e ajuda na negociação de recursos financeiros(empréstimos). É neste sentido que o plano de negócio torna-se um instrumento de grande importância para qualquer empreendedor que deseja abrir seu próprio negócio.

Plano de Negócio

O Plano de Negócio é uma ferramenta de auxílio para o processo de estruturação do planejamento de uma idéia de negócio. Ele orienta e auxilia o empreendedor na busca por informações relevantes e indispensáveis para a criação do futuro negócio pretendido. Além disso, facilita o trabalho na busca de recursos materiais, físicos e financeiros. Nenhum pretendente a empreendedor é obrigatório a fazer um plano de negócio, mas certamente, deixará muito mais claro o entendimento de todo o processo de crescimento da empresa que será criada e de como ela poderá estar em 5, 10, 20 anos. O planejamento proporciona uma visão mais evidente quanto à percepção consistente do desenvolvimento da empresa em forma de metas atingíveis. E oferece maior segurança na implantação e direção das tomadas de decisão.

No plano de negócio fica registrado o conceito do negócio, os riscos que ele correrá, as ações para que ele sobreviva a esses riscos, dados detalhados sobre o mercado de atuação: Concorrentes, consumidores, fornecedores, parceiros. Da mesma forma, a necessidade de pessoas para por em prática as atividades, as estratégias de marketing e o plano financeiro que identificará a viabilidade do novo negócio.

É bastante comum, durante a construção de um plano de negócio, existirem mudanças – até radicais – de definições estratégicas. Causando desconforto, ansiedade e, até mesmo, desistência da idéia inicial. Isso acontece porque, a partir do momento que se inicia a coleta de dados e os resultados das pesquisas vão sendo concluídos, muitas informações podem alterar, consideravelmente, as suposições iniciais. Isso é fato! Dessa forma, é possível e natural chegar à conclusão de que a idéia inicial deve ser modificada, ou até, cancelada. E é justamente aí, que se justifica uma das importantes necessidades de criar um Plano de Negócio:

É muito mais fácil modificar um negócio que está apenas no papel do que aquele em pleno funcionamento.

E mais! Depois que o negocio já estiver funcionando, certamente surgirão novos produtos, novas oportunidades e, por isso, serão necessários novos planos, novos projetos, novas estratégias. Com o plano de negócio da empresa em mãos, será muito mais fácil atualizar e reorganizar ações e tomadas de decisões de acordo com os dados já existentes. Havendo ainda o grande diferencial de não se permitir cometer erros anteriores, pois eles já terão sido vividos e corrigidos na criação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com