TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocios

Pesquisas Acadêmicas: Plano De Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 3

.

. Cenário Econômico:

A linha plus size é uma das que mais cresce em todo país, esse mercado movimenta anualmente cerca de R$ 4,5 bilhões , o que significa cerca de 5% do faturamento total do setor de vestuário em geral, que hoje ultrapassa os R$ 90 bilhões

Esse "Boom" é impulsionado pelo crescente número de pessoas com sobre peso no brasil. Dados do IBGE apontam que praticamente matade dos adultos está acima do peso( 51% dos homens e 48% das mulheres)

Cenário político:

A padronização refere-se a medidas do corpo e não da roupa propriamente dita, que pode variar de acordo com estilos e modelos. Portanto, trata-se essencialmente de um estudo antropométrico aplicado ao vestuário.

Levando-se em conta que as tendências de moda variam muito, inclusive alterando comprimentos e larguras, convencionou-se indicar apenas as medidas primárias. Entre elas, estão: contorno de pescoço; contorno de tórax ou busto; contorno da cintura; altura de corpo; e comprimento de pernas/entrepernas.

A indicação numérica ou alfabética adotada para designar o tamanho de corpo que se deseja vestir deverá constar na etiqueta de tamanho.

Para evitar qualquer interferência no trabalho de criação, aprovou-se o uso de uma medida referencial primária para cada modelo ou tipo de produto, importante para o fit desejado da peça pelo estilista. O intuito é garantir uma melhor adaptação do modelo ao corpo do consumidor.

Neste contexto, surge uma pertinente pergunta por parte das empresas fabricantes e/ou comerciais: sendo essas normas voluntárias e não regulamento técnico, haverá multa em caso de descumprimento?

Em virtude de a norma não ter força de lei, não haverá multa pelo INMETRO. Porém, se o consumidor procurar o PROCON para queixar-se das medidas de uma roupa, considerando que as medidas sejam inferiores ou superiores ao tamanho indicado na etiqueta, o fornecedor será chamado à responsabilidade por práticas abusivas e por estar em desacordo com as normas vigentes (seção V- artigo 39 - inciso VIII do Código de Proteção e Defesa do Consumidor).

Fica claro, portanto, que havendo uma norma técnica para um produto, validada por um órgão oficial, mesmo não sendo regulamento técnico, é obrigatória a conformidade deste produto com os requisitos da norma.

Cenário Social: O Ibope estudou a classe C e concluiu que 27% dela estão acima do peso. De acordo com a pesquisa “O Observador Brasil 2011″, realizada pela Cetelem BGN em parceria com a IPSOS–Public Affairs, esse extrato social está crescendo – em 2010 era de 53% e em 2011 atingiu 54% da população, o que pode explicar o crescimento no setor de moda feminina plus size.

. “O mercado tem que se preparar para a ascensão crescente da classe C e D. Se este é o estilo de vida da massa, essas pessoas também querem estar na moda”.

“A pessoa tem esse corpo, então ela tem que viver bem com ele e tem que ficar bonita e conseguir se vestir. Não pode-se admitir que só porque a pessoa tem um corpo maior, ela não possa participar de certos eventos porque não tem o que vestir”.

OPORTUNIDADES:

Com o crescimento do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com