TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocios

Artigos Científicos: Plano De Negocios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  1.307 Visualizações

Página 1 de 6

Empreendedorismo Tema 3 Perfil do Empreendedor

Empreendedor

O empreendedor de sucesso possui características a mais do que o administrador, além de alguns atributos pessoais que, agregados a características sociológicas e ambientais, contribuem ao nascimento de uma nova empresa.

O Empreendedor na Sociedade Contemporânea

Isso se dá não somente por sua capacidade de encontrar novas formas de fazer a mesma coisa, como também pelos novos empreendimentos que vêm substituir as empresas que se encontram em declínio, contribuindo para maior estabilidade e crescimento econômico.

Por meio de suas inovações, os empreendedores não apenas aumentam a competitividade da economia, mas atuam como um mecanismo de geração e distribuição de novas riquezas.

Conceito: Escolas da Administração O Babson College define o termo de forma ainda mais abrangente: “empreendedorismo é uma maneira holística de pensar e de agir, sempre com obsessão por oportunidades, e balanceada por uma liderança”.

Conceito: Escolas da Administração A Harvard Business School considera que empreendedorismo é “a identificação de novas oportunidades de negócio, independentemente dos recursos que se apresentam disponíveis ao empreendedor”.

QUIZ

Quem se considera um bom empreendedor? Que bons empreendedores vocês conhecem? um bom empreendedor deve ter?

Na opinião de vocês, quais são as atitudes que

Ser Empreendedor – Sebrae Nacional

Ser um empreendedor é muito mais que ter a vontade de chegar ao topo de uma montanha; é conhecer a montanha e o tamanho do desafio; planejar cada detalhe da subida, saber o que você precisa levar e que ferramentas

utilizar; encontrar a melhor trilha, estar comprometido com o resultado, ser persistente, calcular os riscos, preparar-se fisicamente; acreditar na sua própria capacidade e começar a escalada.

Características do Empreendedor

Várias são as características pessoais que sucesso. Dentre as mais importantes constam as seguintes: fazem um empreendedor de

Características do Empreendedor

Planejamento. Autoconfiança e Persistência. Otimismo e Determinação. Criatividade e Organização. Resistência as frustrações. Liderança e Iniciativa. Criar oportunidades. Tomar decisões.

Competências e Comportamentos

"Os empreendedores são heróis populares do mundo dos negócios. Fornecem empregos, introduzem inovações e incentivam o crescimento econômico. Não são simplesmente provedores de mercadorias ou de serviços, mas fontes de energia que assumem riscos inerentes em uma economia em mudança, transformação e crescimento”. (Chiavenato, 2004)

Fatores críticos de um negócio bem sucedido Qual será o novo negócio/serviço/mercado. Qual será o tipo de cliente a ser atendido. Qual será a forma legal de sociedade mais adequada. Quais serão as necessidades financeiras do novo negócio. Qual será o local adequado para o novo negócio.

Fatores críticos de um negócio bem sucedido

Como administrar as operações cotidianas do novo negócio. Como produzir bens e serviços dentro de um padrão de qualidade e de custo. Como obter os conhecimentos profundos sobre o mercado e sobre a concorrência. Como dominar o mercado fornecedor. Como vender e promover os produtos e serviços. Como encantar o cliente. Vocês conseguem pensar em outros?

Para

Refletir O empreendedorismo é normalmente relacionado à abertura de um negócio, ou seja, ao mercado de trabalho. No entanto, será que o conceito do empreendedorismo poderia ser aplicado a outros ambientes ou a outras pessoas? Poderia existir, por exemplo, uma dona de casa empreendedora ou um estudante empreendedor?

Quando um empreendedor tem uma ideia que acredita ser interessante, alguns questionamentos devem ser feitos para determinar se essa ideia pode vir a ser uma boa oportunidade de negócio: Quais são os clientes que comprarão o produto ou serviço de sua empresa? Qual o tamanho atual do mercado em termos de reais e de número de clientes? O mercado está em crescimento, estável ou estagnado? Quem são os seus concorrentes?

Diferenciando Ideias de Oportunidades

Dicas na identificação de novas oportunidades

1. Técnicas de brainstorming. 2. Conversar com pessoas de todos os níveis e idades e sobre diversos temas. 3. Pesquisar novas patentes e produtos na área em que o empreendedor pretende atuar. 4. Estar atento aos acontecimentos sociais da sua região. 5. Visitar institutos de pesquisa, universidades, feiras de negócios etc. 6. Participar de conferências e congressos da área, ir à reuniões e eventos de entidades de classe e associações.

Tema 4 Planejamento

Fracasso e Sucesso

Quem não tem espírito para a vida de empresário desiste após o primeiro fracasso. Quem leva jeito para a coisa segue adiante, apesar dos reveses iniciais. E muitas vezes obtém sucesso.

Uma pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o PNUD, mostra que o pequeno empresário experimenta em média três fracassos

antes de consolidar seu negócio. "O empreendedor de sucesso aprende com seus erros e não desanima diante dos tropeços iniciais"

Planejar é imprescindível

Problema - pequenas empresas no Brasil não fazem planejamento.

A maioria das empresas prefere agir conforme os incêndios vão surgindo.

Os empreendedores aprendem logo no início que o sucesso depende de saber enxergar a longo prazo.

Planejar é imprescindível

O planejamento ainda não é uma ação habitual na vida do empresário brasileiro, mas outro lado destaca-se por sua criatividade e persistência. O planejamento é uma técnica que auxilia transformar sonhos em realidade, em ações concretas, reais e mensuráveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com