TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negócio

Casos: Plano De Negócio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  7.998 Palavras (32 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 32

0

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FERNANDA PEDRO DUMINELLI

PLANO DE NEGÓCIOS: ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA E

FINANCEIRA PARA ABERTURA DE UM SALÃO DE BELEZA NO MUNICÍPIO DE

FORQUILHINHA – SANTA CATARINA

CRICIÚMA

2012

1

FERNANDA PEDRO DUMINELLI

PLANO DE NEGÓCIOS: ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA PARA ABERTURA DE UM SALÃO DE BELEZA NO MUNICÍPIO DE FORQUILHINHA – SANTA CATARINA

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

Orientadora: Profª Ma. Kátia Aurora Dalla Líbera Sorato

CRICIÚMA

2012

2

FERNANDA PEDRO DUMINELLI

PLANO DE NEGÓCIOS: ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA PARA ABERTURA DE UM SALÃO DE BELEZA NO MUNICÍPIO DE FORQUILHINHA – SANTA CATARINA

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela Banca Examinadora para obtenção do Grau de Bacharel, no Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, com Linha de Pesquisa em Contabilidade Gerencial.

Criciúma, 13 de julho de 2012.

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________________________

Profª. Kátia A. Dalla Libera Sorato, Ma. Orientadora

______________________________________________

Prof. Cleyton de Oliveira Ritta, Msc. Examinador

______________________________________________

Prof. Milla Lúcia Ferreira Guimarães, Esp. Examinador

3

Dedico este trabalho a minha família, em especial aos meus pais, Enivaldo e Dulcenir, ao meu irmão Mário Mateus, que são essenciais na minha vida e que sempre acreditaram em mim, e a todos que fizeram parte da realização dessa etapa de minha vida sempre me apoiando e incentivando.

4

AGRADECIMENTOS

Agradeço em primeiro lugar a Deus, que está sempre presente em todos os momentos da minha vida, proporcionando-me força, coragem e sabedoria.

A minha mãe, que sempre se preocupou, incondicionalmente, com seus dois filhos, presença constante com seu jeito solidário, compreensivo e incentivador.

Ao meu pai, um exemplo de pessoa honesta, justa, ética, que sempre esteve do meu lado quando eu mais precisei, educou-me e me passou todos seus valores que os levarei para toda a vida.

Ao meu irmão, sempre amoroso e disposto a ajudar, a incentivar e levantar meu astral em todos os momentos.

A minha avó, que sempre esteve presente, e que faz parte dessa minha conquista, sempre me apoiando e me dando conselhos.

Ao meu namorado Everton Perin, que sempre esteve do meu lado, ajudando-me quando precisei, pelo ombro amigo, paciência e apoio.

A todos os meus amigos de universidade, principalmente ao Elder Comin Peraro, Lisane Bernardy, Patrícia Frasson, Marcella Branco Saldanha e Denis Morais Ferreira pelos tantos momentos de estudo, companheirismo e felicidade que passamos juntos durante esta jornada.

A minha Orientadora Profª. Kátia Aurora Dalla Líbera Sorato, pela sua dedicação e paciência dispostas na realização deste estudo, acreditando em minha força de vontade e capacidade.

A todos os professores que passaram seus conhecimentos e suas sabedorias ao longo destes quatro anos e meio, muito obrigada!

Enfim, a todos que de uma forma ou outra me ajudaram a concluir mais uma etapa da minha vida.

5

“Nada é mais difícil de assumir, mais perigoso para conduzir, do que tomar a iniciativa na introdução de uma nova ordem de coisas, pois a inovação tem como inimigos todos os que se saíram bem sob as antigas condições e tem defensores tépidos nos que, talvez, possam se sair bem sob as novas”

Machiavelli

6

RESUMO

DUMINELLI, Fernanda P. Plano de Negócio: Estudo da viabilidade econômica e financeira para abertura de um salão de beleza no município de Forquilhinha – Santa Catarina. 2012, p. 97. Orientadora: Kátia Aurora Dalla Líbera Sorato. Trabalho de Conclusão do Curso de Ciências Contábeis. Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Criciúma – SC

Diante do mundo globalizado, as organizações encontram dificuldades para conseguirem manterem-se no mercado, devido à diversas questões tais como: políticas, tributárias, as necessidades tecnológicas que a cada dia crescem mais.E para as micro empresas isso não é diferente. Por isso, torna-se imprescindível a realização de um planejamento antes de iniciar uma nova atividade, que apresente os indicadores necessários para a implantação de um novo empreendimento. O plano de negócios é uma ferramenta importante, pois contém informações sobre o novo negócio, o mercado em que irá atuar, os possíveis clientes, dados financeiros, entre outras informações relevantes. Deste modo, este estudo teve por objetivo elaborar um plano de negócio para um Salão de Beleza, analisando a viabilidade de implantação deste no bairro Santa Isabel, município de Forquilhinha/SC. Para tanto, utilizou-se de pesquisa descritiva, com abordagens quantitativa e quantitativa, realizada por meio de estudo bibliográfico e levantamento e survey. Na fundamentação teórica descreveram-se as etapas de elaboração de um plano de negócios, como o sumário, plano de marketing, operacional e financeiro. O levantamento ocorreu por meio de uma pesquisa mercadológica, onde aplicou-se um questionário, utilizado para identificar as características da população local e também a necessidade de abertura de um Salão de Beleza diferenciado no bairro. Com o auxílio destes métodos e instrumentos, foi possível alcançar o objetivo geral deste trabalho, sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com