TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negócios

Pesquisas Acadêmicas: Plano De Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  2.192 Palavras (9 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 9

Caracterização do Empreendimento

A finalidade desse plano de negócio é expansão e continuidade do plan anterior da empresa Ateliê Raquel Fontinele,

O Ateliê Raquel Fontinele, é especializada na confecção de peças em biscuit, pintura, madeira, saches e embalagens, peças prontas entrega e também com encomendas.

Os principais produtos são topo de bolo, lembrancinhas, Kit bebe, kit de cozinha, fraldas, pano de prato e enxovais.

Identificamos nesse promeiro ano na galeria que existe uma demanda consequente oportunidade de estar comercializando matéria prima para os itens citados acima, além de itens de presentes com características personalizadas e artísticas..

Ateliê Raquel Fontinele foi criado devido à demanda para o segmento de eventos e decoração. Este segmento teve um crescimento devido à valorização e personalização dos produtos, os tornando únicos. E devida a demanda novas artesãs estão se formando e daí a necessidade de vender os materiais.

As projeções indicam uma demanda crescente pelo tipo de produto que a empresa produz. O Ateliê Raquel Fontinele mantém uma margem competitiva por meio de qualidade, bom preço e de excelentes relações com os clientes e de sua capacidade de se adequar ás necessidades destes.

Foi identificada uma forte necessidade de venda de produtos para presentes com arte e personalizados pois a uma carência muito grande desses produtos nos arredores.

Cliente

Mercado potencial

O mercado em potencial para o “Ateliê Raquel Fontinele”, são:

Noivos - visando vender os topos de bolo, lembrancinhas e enxovais como: panos de prato, jogo de toalhas e kit de cozinha.

Gestantes - podendo oferecer fraldas, mantas, lembrancinhas e o kit de decoração do quarto.

Aniversariantes - oferecendo lembrancinhas para aniversários e enfeites de mesa.

Mulheres e crianças - oferecendo peças decorativas e personagens.

Artesãs – venda de matéria- prima.

Público diverso – oferecendo opções de presentes e lembranças.

Com o Empreendimento pretendo atingir as classes B, C e D, devido à variedade de produtos e preços, possibilitando assim atender variadas classes sociais. Também contará com a qualificação de novas artesãs, oferecendo cursos para iniciantes e trazendo eventualmente para o ateliê artesãs renomadas para ensinar técnicas avançadas.

E com essa expansão pretendo oferecer mais opções para as artesãs visto que o local mais próximo que vende esse tipo de material é alguns bairro de distancia(parque industrial).

Mercado principal

O raio de atuação do Empreendimento se estende a cidade toda, pois como o trabalho é bem feito, ele é amplamente reconhecido, atendendo clientes de várias regiões.

Portanto a possibilidade de uma loja, os clientes em potenciais serão o “público do acaso”, pois muitas vezes o consumidor acaba não comprando artesanatos por não conhecerem e não terem acesso a este mercado.

Com o novo Empreendimento os clientes em potenciais serão: a dona de casa, a gestante, os noivos e as crianças, pois ela oferecerá produtos e opções de presentes aos mais variados públicos.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), só no ano de 2011, foram registrados 4.651 casamentos na cidade de São José dos Campos/SP e o número de casamentos na Região Metropolitana do Vale cresce aproximadamente 10%, com São José registrando média de 25 casamentos por sábado.

Outro dado importante da pesquisa é sobre a natalidade, observa-se que a partir de 1993, o município de São José dos Campos apresenta percentuais de crescimento populacional anual de aproximadamente de 0,5 (meio) ponto acima dos níveis registrados para o Estado. Outro fator que tem influenciando o crescimento populacional do município é o crescimento econômico e a oferta de emprego, que atrai pessoas de outras cidades e/ou estados.

Mais um motivo para a agregação de novos produtos(matéria-prima, presentes) é aumentar a renda conseguindo atender as artesãs da zona sul.

Realizando uma pesquisa com o mercado em potencial (anexo I) nota-se que com um espaço aberto ao público, agregaria maior número de consumidores.

Baseado nestes dados conclui-se que a procura pelos produtos oferecidos pelo Ateliê Raquel Fontinele serão cada vez mais requisitados.

O setor possui sazonalidade no consumo?

Os produtos comercializados não possui sazonalidade, pois em todo o decorrer do ano há casamentos, nascimentos, aniversários e as datas comemorativas como; dia das mães, dia das crianças, dia dos namorados, dia dos professores, páscoa, Natal e formaturas, mantendo assim um fluxo de venda estável em todo o ano.

Pode-se concluir que é um mercado em crescimento e consequentemente com excelente retorno ao Empreendedor, pois oferece produtos para todas as ocasiões, com valores diversos e disponíveis a todos.

E se aproveitando desta demanda de produtos surgem novas artesãs que consumem a matéria prima oferecida.

Os presentes são ótimas opções de aumento de renda, pois o ano todo tem aniversários, casamentos, confraternizações, etc.

Concorrentes

Quanto aos concorrentes, a maior parte das artesãs trabalha em suas residências, o qual pode classificar como sendo um ponto fraco.

Outro fator diferencial é que os concorrentes não investem muito em divulgação e qualificação, pois como o trabalho é domiciliar a forma de pagamento é limitada, não podendo oferecer opções como, por exemplo, a máquina de cartão de crédito ou débito, o que facilita muito a venda. Com a implantação do Empreendimento terei esta opção como um dos pontos fortes, oferecendo assim várias formas de pagamento.

Outro fator tido como diferencial é a busca incessante por qualificação o qual estou sempre realizando, fazendo assim cursos para a melhoria de técnicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com