TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negócios

Seminário: Plano De Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Seminário  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 6

O maior erro de muitos empresários é investir em um plano de negócios pronto sem que saibam exatamente a utilidade e importância da ferramenta, o que acaba os levando à falência em pouco tempo.

Saiba aqui porque é importante conhecer as funções e características de um plano de negócios, suas principais vantagens e os tipos de documentos que envolvem esta ferramenta tão importante no mundo dos negócios.

Mas Afinal, Para Que Um Plano De Negócios Pronto Serve?

Um plano de negócios pronto é um documento que possui todas as informações básicas que você necessita saber antes de abrir o seu negócio e deve ser objetivo, realista, completo e extremamente claro para que você e os possíveis investidores compreendam todas as características do novo projeto.

Neste documento encontram-se as informações relevantes para um negócio e sem ele muitas empresas fecham antes mesmo de começar a lucrar ou até mesmo perdem grandes investidores.

Apesar do documento ter que ser simples, é um tanto quanto difícil de se produzir, já que precisa ser amplo e conter as informações mais importantes do seu negócio. Por isso, muitos empreendedores procuram os chamados planos de negócios prontos, mas este nem sempre pode ser o melhor caminho a se seguir.

Vantagens E Desvantagens De Um Plano De Negócios Pronto

A falta de tempo dos empresários é grande, afinal, administrar uma empresa de maneira correta não é fácil, mas assim como algumas facilidades podem tornar a vida mais fácil, outros podem acabar custando caro no final.

Por isso, vamos verificar se um Plano de Negócios pronto é vantagem ou desvantagem para o seu negócio analisando seus principais pontos positivos e negativos.

Vantagens de um Plano de Negócios pronto

1 – Otimização De Tempo

Este, com certeza, é o fator que as pessoas mais levam em conta ao procurar um Plano de Negócios pronto. E se você está lendo este artigo porque estava procurando um Plano de Negócios pronto sabe muito bem que é verdade.

A falta de tempo dos empresários (ou futuros empresários) é o primeiro motivo pelo qual procuram um Plano de Negócios pronto, pois fazer um Plano de Negócios do zero pode tomar um tempo muito valioso.

2 – Grande Comodidade

Buscar um Plano de Negócios pronto na internet acaba sendo muito mais cômodo e fácil do que criar o documento do zero e pesquisar item por item.

3 – Ganho De Conhecimento

Quando você lê um Plano de Negócios pronto acaba adquirindo novos conhecimento em administração de empresas que podem ser muito importantes.

Além disso, o simples fato de entender quais os fatores a serem levados em consideração em um Plano de Negócios pronto leva você a enxergar diversos aspectos na organização da sua empresa que talvez não tenham sido analisados anteriormente.

CONCLUSÃO: Um Plano de Negócios pronto pode economizar tempo, ser mais cômodo e ao mesmo tempo te dar uma base para que você possa ter o seu próprio Plano de Negócios através de exemplos de outras empresas do mesmo ramo.

Porém, em meio a algumas vantagens, é sempre preciso ter o bom senso de que um Plano de Negócios pronto foi baseado em dados de outras empresas e poderá te passar apenas um panorama do mercado, segmento, necessidades do setor, etc. e jamais refletirá as características singulares da sua empresa.

Sendo assim, vale conhecer as desvantagens de um Plano de Negócios pronto e calcular o custo-benefício desta ferramenta.

Desvantagens De Um Plano De Negócios Pronto

1 – Informações Incompletas

Quando você adquire um Plano de Negócios pronto é preciso estar ciente de que ele foi pensado para uma outra empresa tendo como base um negócio meramente parecido com o seu. Assim, ele vai constar características gerais do seu setor, mas não terá as informações diferenciais de sua empresa, além de contar com aspectos específicos da outra empresa que não terão nenhum vínculo com a sua.

Neste caso, você terá que modificar o seu Plano de Negócios pronto para que sejam acrescidas as informações importantes para o seu próprio negócio, que são o que os sócios e investidores realmente desejam saber.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

2 – Falta De Aprendizado Sobre Seu Negócio

Um dos grandes objetivos de um Plano de Negócios é que você possa conhecer o seu negócio tão a fundo que seja capaz de colocá-lo em um documento e reunir as características mais importantes que o fazem único e despertarão o interesse de um investidor.

Se você baixa, compra ou simplesmente copia um Plano de Negócios pronto está deixando de aprender sobre sua empresa e o seu negócio e muitas vezes se confunde com o outro negócio, deixando de ver as características singulares da sua empresa.

3 – Tempo Que Gastará Corrigindo O Plano De Negócios Pronto

Se, por um lado, uma das vantagens de um Plano de Negócios pronto é a economia de tempo para escrever o documento, o tempo que gastará corrigindo as informações que não estão de acordo com o seu negócio e completando os dados do Plano de Negócios pode ser ainda maior.

CONCLUSÃO: Se um Plano de Negócios pronto pode ser vantajoso por fornecer uma base para a realização de um Plano próprio, se não utilizado de forma correta, pode ser o início de um negócio errado.

É uma responsabilidade muito grande de cada empreendedor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com