TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negócios

Artigo: Plano De Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  2.316 Palavras (10 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 10

Plano de Negócios

Identificação de oportunidades.

Quem tem ou quer montar uma pequena empresa sente-se mais encorajado com o início da retomada econômica. Afinal, crescimento significa mais oportunidades. E as oportunidades são a própria essência dos negócios. Assim é que novas micro e pequenas empresas se lançam. Abertura de empresas tem uma grande importância na sociedade em que vivemos, pois gera diversos benefícios como empregos e riquezas para o país. Por outro lado, sempre que uma empresa fecha, também ocorrem impactos na sociedade. As pessoas ficam sem seus empregos, o governo deixa de arrecadar tributos e todo o investimento realizado no negócio é perdido. Nos dias de hoje, o novo fica velho mais rápido do que antigamente. Isto é, os consumidores sempre estão esperando que algo novo seja oferecido a eles, ainda mais nos dias de hoje, em que as coisas mudam rapidamente e é necessário ser bastante ágil para responder a todo o momento às novas exigências do mercado, podemos dizer que uma maneira da empresa permanecer no mercado é estar sempre atenta às oportunidades.

Na prática, esta postura significa participar de várias atividades como feiras, exposições e eventos relacionados ao setor de negócios no qual a empresa atua procurar ler revistas do segmento, participar de reuniões e encontros em associações, conversar com os concorrentes, clientes, empregados, fornecedores e empresários de outros setores. Procurar compreender as tendências de mercado, situações econômicas, políticas, sociais etc.Vamos acompanha agora um exemplo de identificação de oportunidades:

Este é um tipo de negócio muito comum nos dias de hoje, mas que representou no passado, uma mudança enorme na maneira como o negócio pizzaria era tratado. Pois bem, antes do disque-pizza, uma pizzaria funcionava no sistema a la carte. O cliente ia até a pizzaria, sentava-se, fazia o pedido, aguardava a pizza ficar pronta, comia, pagava a conta e ia embora. Então, alguém percebeu que as pessoas estavam cada vez mais sem tempo e gostavam de ficar em casa, preferindo o conforto do lar. Estas pessoas tinham telefones e, se elas tivessem uma opção, certamente ligariam para fazer um pedido. E por que não de uma pizza?

Assim, surgiu o primeiro serviço de disque-pizza do mundo. Uma oportunidade que é aproveitada até hoje e que deu origem aos mais variados tipos de serviços de entrega de alimentos, churrascos, comida italiana, japonesa, chinesa etc. Se bem que, atualmente, um disque-pizza tem que ter novos atributos, porque somente o serviço de entrega já não é mais novidade.

Esta é a dinâmica da oportunidade. Se sua empresa descobre uma oportunidade e age para aproveitá-la, passa a ter uma grande chance de ser a escolhida pelos clientes na hora da decisão de compra.

Entretanto, existem muitas empresas que atuam sobre uma oportunidade que foi detectada há muito tempo atrás. E é difícil comercializar produtos e serviços sem atratividade. A solução acaba sendo a diminuição dos preços e depois, da qualidade. Consequentemente, problemas de fluxo de caixa também podem começar a ocorrer. Como a competição no mercado é grande, os clientes passam a optar por produtos de concorrentes. Com menos clientes, a situação se complica e então mais uma empresa está prestes a fechar as portas...

Vamos dizer que, no exemplo do disque-pizza, a pessoa que teve a ideia e que ainda não tinha certeza de que era uma oportunidade, se precaveu com as seguintes ações:

• realização de uma pesquisa com clientes em potencial, procurando entender seus hábitos, preferências etc.;

• identificação de um setor da cidade que seria atendido pelo serviço em fase de teste;

• a percepção de que as pessoas tinham cada vez menos tempo;

• a tecnologia existente nos telefones e disponível para a população;

• as características do produto pizza;

Empreendedorismo e intraempreendedorismo.

Intraempreendedorismo nada mais é do que uma pessoa, funcionário de uma organização, que de uma maneira inovadora trouxe benefícios financeiros e/ou melhorou o ambiente de trabalho aumentando a produtividade da empresa. Isso pode acontecer tanto com uma alteração significativa do processo produtivo quanto na criação de um novo produto, ampliação do mercado consumidor, reuso de recursos que antes não eram aproveitados.

O termo intra que precede o tão pronunciado vocábulo empreendedor é utilizado apenas para diferenciar teoricamente as pessoas que causam impactos positivos de forma inovadora oferecendo seus conhecimentos para terceiros daqueles que abrem seu próprio negócio.Essa diferenciação é apenas teórica, já que praticamente todas as características que estão presentes na personalidade do empreendedor constituem também grande parte da personalidade do intra empreendedor, entre elas:

Alta capacidade de planejar;

Liderança;

Trabalho em equipe;

Perseverança;

Criatividade;

Conhecimento analítico;

Vontade incondicional de fazer a diferença;

Persuasão;

Autoconfiança…

Entre outros.

Assim, não deixaremos de empreender se estivermos trabalhandopara a iniciativa privada, para o poder público ou para ONGs, basta escolhermos qual caminho queremos seguir e se dedicar de corpo e alma ao seu projeto de vida.

Aspectos gerais do Plano de Negócio (PN)

O mundo empresarial, a cada dia que passa se torna mais competitivo e profissionalizado. A margem de erro, na modelagem de uma empresa, no lançamento de um produto, no reposicionamento de uma marca etc; é tarefa que envolve muito planejamento, bem como profissionalismo e dedicação.

Assim, no limite, temos que, ao se identificar uma oportunidade, pensar bem sobre os vários fatores (risco) que envolvem o negócio que se quer criar/entrar.Assim, o planejamento bem detalhado é fator crítico de sucesso.

PN é nada mais nada menos que um documento que contém a caracterização e a forma como vai operar. As principais estratégias, o plano para conquistar uma determinada fatia do mercado e a projeção das despesas envolvidas no desafio, bem como as receitas e os resultados financeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com