TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Organização

Casos: Plano De Organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 6

I – Apresentação da Empresa

1. Razão Social: Loja de Materiais Elétricos MBR - ME

2. Nome da Empresa escolhida: Eletro MBR

3. Ramo de atividade da empresa: 4613-3/00 - REPRESENTANTES COMERCIAIS E AGENTES DO COMÉRCIO DE MADEIRA, MATERIAL DE CONSTRUÇÃO E FERRAGENS

4. Principal serviço da empresa: Venda de materiais elétricos

5. Número total de funcionários: 9

6. Organograma da Empresa

II. Estudo de caso da organização (FASE B)

Parte 1: Disciplina “Introdução ao Direito” - Natureza jurídica da empresa

O tipo de serviço da empresa é caracterizado pela venda de componentes eletrônicos em geral, bem como a manutenção e instalação dos mesmos.

O registro primeiramente deve ser feito na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica, o que demanda uma série de documentos: contrato dos sócios, documentos pessoais de cada sócio, o contrato social. Ainda aqui se deve verificar através da Junta comercial se não existe outra empresa com o nome igual ao da que se pretende abrir. Se todos esses procedimentos estiverem certos, segue-se com o arquivamento do Ato Constitutivo da Empresa, e a partir disso está registrada a empresa.

Pede-se também o registro na Receita Federal, o chamado CNPJ, feito somente pela Internet, no site da Receita Federal, por meio de download de um programa específico. Os documentos serão informados no site e enviados por meio dos Correios. Com a inscrição no CNPJ, se escolherá qual o tipo de atividade que a empresa irá exercer, que será utilizada não apenas na tributação mas também na fiscalização das atividades da empresa.

Necessário também é obter o Alvará de Funcionamento junto à Prefeitura Municipal da cidade. Geralmente a documentação necessária é o formulário próprio da prefeitura, consulta prévia de endereço aprovado, cópia do CNPJ e cópia do Contrato Social.

A Inscrição Estadual também é necessária para as empresas do setor de comércio para a obtenção do ICMS. Em geral os documentos pedidos são: DUC (Documento Único de Cadastro) em 1 via, DCC (Documento Complementar de Cadastro) em 1 via, cópia de comprovante de endereço dos sócios, cópia do contrato de locação do imóvel ou de sua escritura pública, número do cadastro fiscal do contador, comprovante da contribuinte do ISS, certidão simplificada da Junta Comercial para as empresas constituídas há mais de 3 meses, cópia do ato constitutivo, cópia do CNPJ, cópia do alvará de funcionamento, RG e CPF dos sócios.

É preciso o cadastro da empresa na Previdência social. Ainda que seja apenas um funcionário ou somente os sócios é necessário o cadastro, devendo dirigir-se a Agência da Previdência da cidade e solicitar o cadastramento da empresa e de seus representantes legais. O prazo para cadastramento é de 30 dias após o início das atividades.

Finalmente, como última etapa para a empresa entrar em funcionamento será necessária solicitar a autorização do aparato fiscal, para a emissão das notas fiscais e autenticação de livros fiscais. Isso é feito na Prefeitura de cada cidade e uma vez o aparato fiscal pronto e registrado, a empresa está apta a começar as suas atividades legalmente.

Parte 2: Disciplina “Comportamento Organizacional”

A. Desenho de contratações:

Gerente

Idade: 25 a 35 anos; Sexo: Masculino.

Requisitos: Experiência como Gerente, conhecimentos básicos em informática, comprometimento, bom desempenho, comunicativo, dinâmico, responsável.

Auxiliar Administrativo

Idade: 20 e 25 anos; Sexo: Masculino e Feminino.

Requisitos: Curso de Auxiliar Administrativo, experiência em rotinas administrativas, conhecimentos básicos em informática, dinamismo, prestativo, organizado e responsável.

Eletricista (2)

Idade: 35 a 55 anos; Sexo: Masculino.

Requisitos: Curso de Técnico na área, experiência comprovada na profissão, responsabilidade e disponibilidade de horários.

Balconista (3)

Idade: 20 a 40 anos; Sexo: Masculino e Feminino.

Requisitos: Conhecimentos básicos em informática, organizado, responsável, educado e comunicativo.

Secretária

Idade: 20 a 30 anos; Sexo: Feminino.

Requisitos: Ser comunicativa, educada, bem humorada, organizada, compromissada com o desempenho de suas funções e com experiência comprovada na profissão.

Serviços Gerais

Idade: 25 a 40 anos; Sexo: Feminino.

Requisitos: Ser organizada e desempenhar bem suas funções.

b. Desenho de processos de recompensa

O sistema de recompensas funcionará pelo modelo de comissão. Os funcionários responsáveis pela venda terão 2% de comissão sobre cada venda realizada.

Parte 3: Disciplina “Introdução à Administração”

a. Qual deverá ser a atuação do administrador?

Em nossa empresa, o administrador irá trabalhar com o controle, organização e direção da empresa, fazendo-se para isso o cumprimento das metas propostas no planejamento da empresa. Para tanto, é seu dever fiscalizar o desenvolvimento das tarefas pelos funcionários, controlar gastos e visar sempre à produtividade e a lucratividade da empresa. É seu dever também manter um ambiente agradável de trabalho, estabelecendo a relação empresa – funcionários da melhor maneira possível, criando um ambiente de amizade e cooperação, onde os clientes se sentirão confortáveis e satisfeitos, garantindo com que retornem, quando for

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com