TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Qualidade Na Empresa Lincon

Ensaios: Plano De Qualidade Na Empresa Lincon. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  4.265 Palavras (18 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 18

1INTRODUÇÃO

A busca por um ambiente de qualidade é uma preocupação cada vez mais frequente dos administradores para atingir os objetivos das organizações. Os gestores procuram o completo envolvimento das pessoas na tomada de decisões, tornando-as mais comprometidas e responsáveis pelos rumos da organização na qual trabalham. (VANTI, 1999).

O objetivo principal deste artigo é identificar como uma organização privada, tendo ela, um número superior a 10 funcionários, implementa as ferramentas de qualidade na sua Gestão. Tendo ainda, como objetivo específico, sugerir um modelo de programas de qualidade para a mesma implantar, visando assim à melhoria contínua em suas operações.

Embasado nessas premissas, buscamos conhecer a implantação do Controle da Qualidade Total, técnica que oferece vantagens como: administração participativa, incremento de eficiência, eliminação do desperdício, melhoria no ambiente de trabalho, otimização de espaço, prevenção de quebra e de acidente, mudança de comportamento e hábito, melhoria nas relações humanas, espírito de equipe, autodisciplina, eliminação do stress das pessoas, padronização dos processos, confiabilidade dos dados de controle e redução/eliminação das condições inseguras.

2 SÍNTESE TEÓRICA

Nesta seção fez-se a fundamentação teórica do presente artigo, é através dela que toda a pesquisa possui embasamento teórico, servindo como base para todos os objetivos.

2.1 Seis Sigma

Diferentemente de outras iniciativas da qualidade, o Seis Sigma procura identificar a essência do processo para guiar os objetivos da organização. Em organizações com fins financeiros, os objetivos estratégicos chaves do negócio são: lucratividade; crescimento no negócio; satisfação do cliente; excelência na gestão do negócio e satisfação dos colaboradores. (ECKES, 2002)

De acordo com Marten (2001), Seis Sigma é uma metodologia disciplinada com lógica, sequência e estrutura para implementar projetos de melhoria. É uma filosofia para excelência operacional provida de visão, foco e direção da companhia.

Para Pande, Neuman e Cavanagh (2001), Seis Sigma é um sistema abrangente e flexível para alcançar, sustentar e maximizar o sucesso empresarial. Seis Sigma é singularmente impulsionado por uma estreita compreensão das necessidades dos clientes, pelo uso disciplinado dos fatos, dados e análise estatística e pela atenção diligente à gestão, melhoria e reinvenção dos processos do negócio.

2.2 ISO

Segundo a ISO 9000:2000, um sistema de gestão da qualidade busca auxiliar as organizações a aumentar continuamente a satisfação de seus clientes, atentando para as suas necessidades e expectativas. Estas expectativas são continuamente refletidas em requisitos para materiais, serviços e informações e compartilhadas por um grande número de organizações em todo o mundo. Trata-se de uma rede internacional de informações sobre normas, padrões e qualificações para o alcance da excelência (CARDOSO, 2004).

Segundo Valls (2002), a ISO 9000 é a gestão da qualidade que é o conjunto de “atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à qualidade”. Em relação ao conceito da palavra qualidade, esse se relaciona ao atendimento das exigências dos clientes. Podemos resumir gestão da qualidade, portanto, como a forma de gestão de uma organização, definida pela alta direção, tendo como base as necessidades dos seus clientes, baseada na identificação de requisitos de qualidade do produto ou serviço.

Qualquer organização gostaria de melhorar a forma na qual opera, quer isto signifique melhorar a sua participação no mercado, reduzir os custos, gerenciar o risco mais eficazmente ou melhorar a satisfação dos clientes. Um sistema de gestão lhe dá a estrutura necessária para monitorar e melhorar o desempenho em qualquer área de seu interesse.

A ISO 9001 é de longe a estrutura de qualidade melhor estabelecida, sendo utilizada atualmente por mais de 750 mil organizações em 161 países, e define o padrão não só para sistemas de gestão da qualidade, mas para sistemas de gestão em geral.

Ela ajuda todos os tipos de organizações a obter sucesso através de uma melhora na satisfação dos seus clientes, da motivação dos colaboradores e da melhoria contínua.

De acordo com o Inmetro, a ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações. O objetivo da ISO 9001 é lhe prover confiança de que o seu fornecedor poderá fornecer, de forma consistente e repetitiva, bens e serviços de acordo com o que você especificou.

Para quem ela é relevante?

A ISO 9001 é adequada para qualquer organização que busca melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada, independentemente de tamanho ou setor. Entretanto, os melhores retornos sobre o investimento são obtidos pelas companhias que estão preparadas para implementá-la em toda a organização, ao invés de fazê-lo em localidades específicas, departamentos ou divisões.

Adicionalmente, a ISO 9001 foi desenvolvida para ser compatível com outras normas e especificações de sistemas de gestão, tais como a OHSAS 18001 de Saúde Ocupacional e de Segurança e a ISO 14001 de Meio Ambiente. Elas podem ser integradas perfeitamente através de Gestão Integrada. Estas normas compartilham muitos princípios comuns, portanto a escolha de um sistema de gestão integrada pode agregar um excelente valor pelo investimento.

Porque nos escolher?

Como criadores da primeira norma de sistema de gestão da qualidade BS 5750, a predecessor da série ISO 9000, e como membro contínuo dos comitês técnicos da ISO 9000, nosso conhecimento e experiência das normas são insuperáveis. Nós sabemos como explorar completamente os benefícios de seu sistema de gestão da qualidade para assegurar uma abertura do verdadeiro potencial de sua organização.

Benefícios

• Vantagem competitiva

A ISO 9001 deve ser liderada pela alta direção, o que garante que a alta gerência tome uma abordagem estratégica a seus sistemas de gestão. Nosso processo de auditoria e certificação assegura que os objetivos de negócio alimentem constantemente seus processos e práticas de trabalho, para assegurar que você maximize os seus ativos.

• Melhora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com