TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Gestão De Qualidade - Empresa Automobilística

Dissertações: Projeto De Gestão De Qualidade - Empresa Automobilística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2013  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  1.420 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO GESTÃO DE QUALIDADE

PROPOSTA: criação de uma empresa automobilística, com o objetivo de abranger uma nova geração, fazendo uma releitura da geração anterior que era mais focada nos consumidores racionais, que precisavam apenas de um mero meio de transporte. Diante disto o produto oferecido será o carro popular FIAT UNO SPORTING.

NOME DA EMPRESA: JUVENILE

O Fiat Uno é um automóvel compacto fabricado pela Fiat, lançado na Europa em 1983. Foi lançado no Brasil no ano seguinte, e sua nova geração (projetada no Brasil) só foi lançada em 2010, direcionada aos países da América Latina. Com uma proposta de rejuvenescer, busca-se uma personalidade inovadora, tornando o carro mais atraente para um público jovem, dando a ele uma característica esportiva e juvenil. Utilizando o conceito de “Rounded Square”, ou seja, algo como quadrado arredondado.

MODELO DE EXCELÊNCIA

Liderança: a equipe de liderança terá comprometimento e responsabilidade com o objetivo de melhorar o desempenho dos recursos materiais e humanos, mantendo o processo de qualidade.

Estratégias e planos: Para guiar a organização, para que todos tenham um entendimento de seus objetivos, serão considerados: a análise de mercado, concorrência, aspectos ambientais, sociais e tecnológicos. Sendo assim, a empresa utilizará estratégias que satisfaçam de forma eficiente e eficaz as necessidades de um público juvenil.

Clientes e sociedade: tomando um posicionamento, a empresa irá enfatizar a importância de conhecer o cliente, identificando as características e comportamentos dos consumidores, trazendo essa personalidade para a empresa, e assim dando valor ao produto, com o intuito de atrair os clientes. E para construir uma relação de continuidade com o cliente, a empresa irá respeitar a sociedade e contribuir com seu desenvolvimento, cumprindo leis e preservando o meio ambiente.

Informação: a empresa irá desenvolver e adotar conceitos e instrumentos que levam ao aproveitamento mais eficiente disponíveis nos âmbitos internos e externos com o objetivo de agregar valor a tomada de decisões, aproveitando as oportunidades do mercado, sempre fornecendo as informações para toda a organização estimulando o interesse de todos.

Pessoas: A força de trabalho será composta por uma equipe treinada, de níveis superiores e técnicos, pessoas capacitadas e satisfeitas onde terão papel crítico na consolidação do sistema de gestão de qualidade.

Processos: irá ocorrer processos de capacitação e aplicação de recursos, para que se tenha as melhores alternativas a serem trabalhadas.

Resultados: haverá o acompanhamento do desempenho da organização e suas tendências em relação aos clientes, mercado, finanças, pessoas, fornecedores, processos relativos ao produto, à sociedade, processos de apoio e processos organizacionais.

ISO

Está empresa terá certificação ISO, um modelo de gestão de qualidade, com uma série de normas que auxiliam a melhoria dos processos internos, a capacitação dos colaboradores, do ambiente de trabalho, da satisfação dos clientes, dos colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria da qualidade. Será implementado a certificação ISSO 9001 e 14000.

ISO 9001 - mais completa de todas e abrange todas as fases do processo produtivo, da venda, projeto, fabricação até a pós-venda. Ao todo são 20 requisitos.

ISO 14.000: é uma norma de gerenciamento, não é uma norma de produto ou de performance. É um processo de gerenciamento das atividades da companhia que tem impacto no ambiente.

AÇÕES PARA OBTER QUALIDADE TOTAL

1.Compromisso do gerenciamento: a gerência da empresa será composta por pessoas capacitadas, que tenham espírito de liderança, para que possam guiar a organização com reponsabilidade e comprometimento.

2. Equipe de melhoria da qualidade: as equipes de trabalho irão receber todos os treinamentos da equipe gerencial, sendo que as equipes de trabalho será encarregada de coordenar e supervisionar recuperação da empresa.

3. Medição da qualidade: a empresa passará anualmente por avaliações em todos os setores, para a medição da qualidade, assim será possível ver se os resultados estão de acordo com as expectativas.

4. Preço da não-conformidade: outra ação a ser tomada será o preço da conformidade que revelará, se algo está sendo feito, fora do planejamento, prejudicando a empresa com custos desnecessários.

5. Consciência da qualidade: todas devem estar a par dos acontecimentos que diz respeito a empresa, a comunicação será importante para que a empresa trilhe o mesmo caminho.

6. Ação corretiva: para que a organização não corra risco de má desempenho, empresa irá identificar, corrigir e prevenir problemas que impeçam o bom andamento dos negócios.

7. Planejamento de "zero defeitos": será aplicada a ação “zero defeitos”, um período inicial pra que se tenha um novo padrão de desempenho.

8. Educação: a empresa irá disponibilizar aos empregados, treinamentos, palestras, e todas as informações necessárias para que o empregado possa compreender a implementação da qualidade, de forma simples e clara.

9. Definição dos objetivos: neste momento serão definidas todas as funções que cada deverá desempenhar dento da organização.

10. Eliminação das causas de erros: aplicação do sistema que irá identificar e eliminar todos os obstáculos da empresa, para que a mesma possa alcançar uma qualidade padrão.

11. Reconhecimento: todos os envolvidos terão reconhecimento pelo trabalho prestado a empresa, sendo que sempre haverá uma foto na recepção do empregado que mais se destacar no mês, como forma de demonstrar gratidão e estimular a todos os empregados.

12. Conselhos da qualidade: Semestralmente a empresa promoverá reuniões que responsáveis pela saúde da empresa.

13. Faça tudo de novo: O exemplo é a principal forma de influenciar os outros. A empresa passará por reavaliações, se caso algo não esteja como espera, haverá um recomeço.

IMPLEMENTAÇÃO DOS 5S

É um programa de qualidade originado do japão de extrema importância e eficácia, e nossa empresa não deixará de implementar os 5S, pois ajuda a organizar o ambiente de trabalho, padroniza o fluxo de trabalho e garante a organização limpa do processo aos empregados. Com isso aumenta a produtividade pela redução do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com