TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Estratégico

Artigo: Plano Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 7

A organização que busca constantemente a eficiência e eficácia de seus processos, não deve deixar de se preocupar com um bom plano estratégico, pois dentro dele estão todas as normas e regras que os gestores definem durante a sua confecção, prevenindo pontos negativos que no decorrer das atividades possam ocorrer.

Todos os envolvidos em uma empresa devem respeitar os processos propostos no plano, trabalhando sincronizados entre todos os departamentos para obter um resultado que satisfaça não só a organização, mas seus colaboradores, fornecedores, e principalmente o cliente final.

Com uma demanda crescente na construção civil a Construtora J Boza Ltda optou por planejar seus negócios, para tornar-se mais competitiva a médio e longo prazo. Com pesquisas de mercado busca-se a melhor maneira de gerir a Construtora J Boza Ltda, oferecendo um plano estratégico dentro do ambiente que ela se encontra inserida e com recursos disponíveis no mercado principalmente humanos e financeiros.

A responsabilidade de um planejamento estratégico normalmente é da diretoria da empresa, que definem os objetivos com planos de ação, mostrando a melhor direção a ser seguida, visando otimizar os fatores externos, que não são controláveis, com os fatores internos de controle da empresa, atuando de forma inovadora e diferenciada.

É necessário que toda organização defina sua missão, visão e valores, pois só assim, conseguirá se situar onde ela está e onde pretende chegar a curto médio e longo prazo. Através de uma análise ambiental é realizado um diagnóstico dos pontos fortes e fracos, aproveitando as oportunidades e prevenindo-se com as ameaças

Na administração tem-se grandes ferramentas na área de marketing onde pode-se implantar na construtora, um posicionamento, com responsabilidade sócio-ambiental. Planos que consigam uma liquidez mais rápida e rentável, com um orçamento bem definido, e com métodos e processos eficazes, cumprindo prazos estabelecidos, satisfazendo empresa e colaboradores.

Com um projeto bem definido a construtora poderá avaliar as condições existentes, para implantar o que é proposto, optando por um crescimento sólido e planejado, operando com eficiência e eficácia a todos os problemas que no decorrer do processo possa ocorrer, mantendo-se no mercado com uma boa tradição de empresa de confiança e de bons negócios.

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO

Segundo Oliveira (2012), um planejamento pode ser na produção, pesquisas, novos produtos, finanças, marketing, instalações, recursos humanos, enfim, negócios relacionados às funções desempenhadas pelas empresas.

Logo, planejar é um ato de visualizar o futuro, estabelecendo suas metas e objetivos. Tomando todas essas informações para as tomadas de decisões.

De acordo com Kuster e Nogacz (2002), a administração financeira possui duas estratégias fundamentais que são de extrema importância, a administração de caixa, onde o administrador está ligado ao ciclo operacional da empresa e a administração de custo, que está ligado ao financiamento deste ciclo. Com essas duas estratégias o papel do administrador de finanças é cuidar de todo o dinheiro da empresa, desde a entrada, saída e o retorno de investimentos.

Segundo Sanvicente apud Archer e D’Ambrosio (1969), a função financeira compreende os esforços despendidos objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo em que possa proporcionar a manutenção de certo grau de liquidez.

Sendo assim, a contabilidade visa aperfeiçoar os recursos financeiros, bem como busca a rapidez de conversão em dinheiro para cumprir as suas obrigações.

Para Gitman (2009), o termo finanças pode ser definido como a arte e a ciência de administrar o dinheiro. Praticamente todas as pessoas físicas e jurídicas ganham ou levantam, gastam ou investem dinheiro.

Finança diz respeito ao processo, às instituições, aos mercados e aos instrumentos envolvidos na transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e órgãos governamentais.

A maioria dos adultos se beneficiara ao compreender esse termo, pois isto lhe dará condições de tomar melhores decisões financeiras pessoais. Aqueles que atuam fora dessa área também se beneficiarão ao saber interagir de forma eficaz com administradores, processos e procedimentos financeiros da empresa.

É necessário que os administradores sempre procurem manter atualizado o planejamento financeiro, sempre focando o presente com a experiência do passado e se preparando para o futuro. Esta administração não é só necessária para a empresa, pois, pode-se e deve-se aplicar isso na vida pessoal e no dia-a-dia.

Assim alinhado, o tema deste estudo é: Estruturar um plano estratégico na empresa Construtora J Boza Ltda

1.2 PROBLEMATIZAÇÃO

Toda empresa independentemente do seu tamanho precisa desenvolver um planejamento estratégico para se ter uma melhor direção a ser seguida, proporcionando assim uma visão dos fatores externos que não são controláveis, com os fatores internos na qual a empresa controla.

Logo, qual a importância de estruturar um planejamento estratégico na construtora J Boza Ltda?

1.3 JUSTIFICATIVA

Com o aumento da demanda no setor da construção civil na região metropolitana de Curitiba a Construtora J Boza Ltda não consegue atender as necessidades que o mercado exige, devido a falta de um plano que defina objetivo e metas a ser alcançado.

A experiência de uma grande empresa de consultoria, através de estudos e análises anteriores em empresas do mesmo setor, vai trazer para a organização em questão, resultados positivos que satisfação a todos os envolvidos.

Um plano estratégico para a empresa beneficiará não só à construtora, mas também seus colaboradores e envolvidos, pois nele defini-se a política, cultura e a tecnologia que a empresa adotou, mostrando com detalhes os objetivos e as metas estabelecidas.

Com uma administração estratégica será estabelecido métodos e processos projetados para a construtora J Boza Ltda, planejando, organizando, controlando, enfim agregando competência para obter resultados positivos em um período de médio a longo prazo.

Um projeto bem elaborado, mostrando os detalhes de cada ação a ser implantada, com pesquisas e gráficos que mostrem problemas e soluções, a empresa terá competência e lucratividade, operando com qualidade, respeitando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com