TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política monetária na teoria econômica

Tese: Política monetária na teoria econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2013  •  Tese  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

1- Relacione os objetivos finais da política monetária com a teoria econômica.

Esse é um tema bastante controverso que envolve discussões como garantir a estabilidade dos preços, buscar um maior crescimento econômico. Está particularmente ligado ao referencial teórico adotado, ou seja, à aceitação ou não de hipóteses teóricas, como por exemplo, a existência ou não de um trade-off manipulável entre inflação e desemprego ( a chamada Curva de Phillips)- como defendem os economistas keynesianos, e da existência ou não de uma taxa natural de desemprego- conforme defendem os monetaristas e os novos-classicos. Pois, a aceitação ou não dessas e de outras hipóteses teóricas tem como consequência a aceitação de umas das seguintes ideias: a PM é potente o suficiente para afetar a LP variáveis reais da economia, como níveis de produto e emprego- conforme defendem os monetaristas e os novos-classicos. Nesse sentido, é importante destacar que os aspectos políticos da PM se amparam em teorias que acabam funcionando ideologicamente, e não cientificamente.

2- Para alcançar os objetivos finais o governo utiliza os instrumentos de PM e acompanha seus efeitos sobre as variáveis operacionais e intermediarias. Explique o esquema antes delineado.

Os instrumentos da PM são os métodos e meios usados na implementação dessa política. Os instrumentos clássicos da PM são três: recolhimento compulsório, assistência financeira de liquidez (redesconto) e as operações de mercado aberto. Sabendo que a PM somente pode agir de forma indireta sobre o produto e o emprego e assim dado que entre o momento da decisão da PM e a consecução ou não dos seus objetivos finais, como por exemplo, alto nível de emprego, crescimento econômico e o controle da inflação, decorrem um longo período de tempo em que o BC não tem certeza sobre o impacto efetivo de suas ações, mas as metas intermediarias são estabelecidas pelo BC justamente com o objetivo de que as mesmas sirvam de sinais de estrada para informa-lo se a PM está a caminho ou não de fazer efeito. As metas intermediarias, são duas: a taxa de juros de LP e os agregados monetários. Com vistas a alcançar as metas intermediarias desejadas, o BC estabelece as chamadas metas operacionais, que referem justamente àquelas variáveis que são resultado direto da operacionalização de um instrumento de PM; podem ser de dois tipos: determinação da taxa de juros básica de CP e o controle das reservas bancarias agregadas.

Inst.de PM>Variaveis Op.>Metas Int.>Obj.Finais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com