TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponto De Equilibro E Grau De Alavancagem

Pesquisas Acadêmicas: Ponto De Equilibro E Grau De Alavancagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 3

Ponto de Equilíbrio:

O nível em que a quantidade vendida (Q) gera uma receita (R) suficiente para cobrir todos os custos operacionais, isto é, os custos operacionais fixos (CF) e os custos operacionais variáveis (CV).

Os Custos Fixos são uma função do tempo, e não do volume de vendas, sendo tipicamente contratuais: aluguel, por exemplo.

Os Custos Variáveis mudam de acordo com as vendas, ou seja, dependem do volume de vendas, e não do tempo; custos de matérias-primas, por exemplo, são custos variáveis

Q = CF / (P – CV)

No ponto de equilíbrio, o LAJIR (Lucro Antes dos Juros e Imposto de Renda) é igual a zero.

Estudo da Alavancagem Operacional e Financeira:

Alvancagem significa a capacidade de uma empresa utilizar ativos ou recursos a um custo fixo (operacional e financeiro) de forma a maximizar o retorno para seus proprietários.

Alavancagens crescentes significam um maior retorno esperado, mas também um maior risco.

Risco = Variabilidade do Retorno.

A Alavancagem Operacional é determinada pela relação entre as receitas de vendas da empresa e o LAJIR.

A Alavancagem Financeira refere-se à relação entre o LAJIR e o Lucro Líquido.

Quando a empresa tem custos operacionais fixos, a alavancagem operacional está presente: um aumento mais do que proporcional no lucro da atividade; uma queda nas vendas resulta em uma queda mais que proporcional no LAJIR.

Grau de Alavancagem Operacional (GAO):

A Alancagem Operacional é a capacidade que a empresa possui, de acordo com sua estrutura de custos fixos, para implementar um aumentos nas vendas (receita) e gerar um aumento mais que proporcional nos resultados.

Por outro lado, quanto maior é a Alavancagem Operacional, maior será a queda nos resultados quando ocorrer uma queda nas vendas.

O Grau de Alavancagem Operacional (GAO) demonstra quando uma alteração em nível de vendas afeta o resultado da atividade da empresa, conforme a equação a seguir:

* Quanto maior é o GAO, maior é o ponto de equilíbrio e mais alto é o Risco, pois, se houver uma queda das vendas, elas sofrerão uma queda maior no seu LAJIR.

Empresas que exigem grandes investimentos em ativo permanente costumam ter um elevado nível para os custos fixos e, consequentemente, uma alta alavancagem operacional.

Referência: GAO > 1

Grau de Alavancagem Financeira (GAF):

A Alavancagem Financeira resulta da presença de encargos finaceiros fixos na Demonstração de Resultado de Exercícios (DRE).

Definição: capacidade da empresa usar encargos financeiros fixos (juros da dívida) a fim de maximizar os efeitos de variações no LAJIR sobre os Lucros Líquidos por Ação (LPA) da empresa.

O GAF demonstra quanto uma alteração no nível do lucro da atividade afeta o resultado líquido da empresa, conforme equação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com