TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Contenção Covid-19

Por:   •  16/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.863 Palavras (12 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        PASSO 1– PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        4

2.2        PASSO 2 – GESTÃO DE PESSOAS        7

2.3        PASSO 3 – MATEMÁTICA FINANCEIRA        9

2.4        PASSO 4 – RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL        11

2.5        PASSO 5 – METODOLOGIA CIENTÍFICA        12

3.        CONCLUSÃO        14

REFERENCIAS        15

        

  1. INTRODUÇÃO

O surto do coronavírus foi, sem dúvidas, um alarmante para inúmeras pessoas este ano. E infelizmente, um vírus é algo que não podemos controlar ou prever, apenas tomar as devidas precauções psicológicas e sociais. No início de dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China, o vírus se espalhou velozmente pelo resto do mundo. Atualmente contabiliza-se mais de 21,8 milhões de casos.    

        Com todo o caos causado pelo mesmo, muitas empresas se prejudicaram financeiramente, sem contar que as que conseguiram se manter, precisaram migrar a forma de trabalho para o home office (que é executar o trabalho de forma virtual, em casa). Um exemplo de empresa que optou por esse modelo de trabalho foi o banco XYZ. Apesar de muito diferente do normal, esta forma de trabalho facilitou para muitos funcionários, pois além de poder fazer tudo remotamente, não precisariam se deslocar, e isso já cortam gastos. Para aqueles setores que necessitam de atendimento presencial como atendimentos e vendas, as jornadas de trabalho são feitas parcialmente no home office, seguindo as condições e legislação diante dos cuidados sanitários exigidos. Estimam-se até que essa nova forma de trabalhar possa ser um espelho do futuro.

        Além de poupar gastos dos funcionários (com transporte e alimentação, por exemplo), o home Office também auxilia na economia da empresa, que agora não precisa ter muitos custos com energia e vales para seus empregados. Tendo em vista todas estas informações, o trabalho a seguir abordará detalhadamente estas e mais outras dicas e soluções para que o banco XYZ consiga reverter seu cenário em tempos de pandemia.


  1. Desenvolvimento

  1.  PASSO 1 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Com o método de análise SWOT, é possível analisar em qual posição a estratégia de uma empresa se encontra. Segundo Fitzsimmons (2014), esse processo de análise da SWOT tem como objetivo revelar as vantagens competitivas, fazer uma análise das perspectivas, terem o preparo para futuros problemas além de possibilitar o desenvolvimento dos planos de contingência. Na Figura 1 temos uma representação da matriz SWOT.

[pic 12]

Figura 1.Composição da matriz SWOT.

  • Análise dentro do ambiente interno

Através dos recursos possuídos percebe-se a existência das forças e também das fraquezas que uma organização possui. A liderança, imagem do mercado, o condicionamento competitivo são alguns dos mais importantes critérios que devem ser ponderados. Todos eles precisam ser analisados antes de serem aplicados na prática por empresas pequenas, logo, abordaremos os mesmo de forma mais simples. Na Figura 2, temos os principais fatores para a análise interna.

[pic 13]

Figura 2. Análise interna.

 

Seguem os conceitos dos critérios citados:

  • Forças: recursos e habilidades da organização para exploração das oportunidades e minimização das ameaças. Os possíveis pontos fortes pode ser listados em: alta disponibilidade de recursos materiais; alto profissionalismo e qualificação da equipe; status estabelecido no ambiente de mercado ("nome"); elaborações e tecnologias próprias; campanha publicitária eficaz; baixo custo principal de produção; estabilidade financeira, etc.

  • Fraquezas: são consideradas deficiências que inibem a capacidade de desempenho da organização e deverão ser superadas para evitar que a organização entre em falência. Os pontos fracos podem ser listados em: ausência de um plano de desenvolvimento voltado para o futuro e objetivos claros; condições precárias de trabalho; qquipamento obsoleto; alto custo principal; falta de pessoal qualificado; baixa lucratividade; canais de vendas insustentáveis; uma estreita gama de bens, obras e serviços e assim por diante.
  • Análise do ambiente externo

O cenário externo geralmente está relacionado à analise de forças macro ambientais (que podem ser: demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais), enquanto as micro ambientais são definidas pelos consumidores, concorrentes, canais de distribuição ou fornecedores. Partindo das mesmas, é possível visualizar quais as oportunidades de uma empresa. Sabemos que elas existem, ao contrário das forças e fraquezas, que têm ligação com o ambiente geralmente voltado à competitividade. Na Figura 3, temos os principais fatores para a análise externa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (385.6 Kb)   docx (647.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com