TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual

Dissertações: Portifolio Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO

A empresa petroquímica Braskem tem como objetivo levar a comunicação de uma forma mais precisa e direta. A empresa realiza uma determinada reunião com o presidente e demais líderes para que possam analisar com profundidade e cautela suas diretrizes. Esta reunião serve para anteceder e preparar com excelência a divulgação trimestral com o balanço da mesma. Posteriormente, divulgam o resultado anual da empresa onde é publicado o relatório de administração onde consta o balanço anual juntamente com as estratégias de curto e médio prazo. Enquanto uma equipe responsável pela relação de investidores atua nos pontos a serem destacados, a equipe de comunicação faz observações. A diretoria de comunicação é quem passa a mensagem do presidente, juntamente com o principal executivo, para discutirem o conteúdo do texto.

A Braskem bimestralmente publica uma revista com notícias sobre a empresa, seus colaboradores, negócios e uma parte dedicada mais a assuntos familiares. O conteúdo das publicações fica a cargo de um colaborador na área de comunicação que entra em contato com as diversas áreas da empresa para poder saber dos temas mais importantes. Os temas são avaliados pela equipe de comunicação.

A empresa tem como meta perseguir uma agenda positiva der comunicação em todas as suas frentes tornando didática a abordagem de termos mais técnicos para um melhor entendimento na comunicação das diversas áreas. A mesma nasceu com o intuito de criar valor a partir da eficiência, sustentabilidade e inovação.

Já a CPFL Energia utiliza de uma abordagem mais simples e direta para comunicar-se com seu público. Eles utilizam um espaço na conta de luz para geralmente dar dicas sobre segurança dentre outras recomendações, o que se torna uma forma mais direta de comunicação da empresa para com o público.

A CPFL também faz media training com seus gerentes de operações para que eles possam se portar da melhor maneira diante a imprensa. A empresa conduz um programa chamado Gestão de Stakholders (público estratégico) que consiste em uma estratégia de relacionamento que vai desde clientes até a imprensa.

Podemos notar que a empresa petroquímica Braskem utiliza-se de diversos meios para que sua comunicação seja mais clara possível tanto para investidores como para clientes, realizando inúmeras reuniões antes e após os resultados finais da mesma. Também utilizam como meio de comunicação didático e acessível uma revista para o público em geral. A CPFL possui um modelo de comunicação ainda mais direto e simples ao público do que em relação á outra empresa, porém tratam com excelência a forma de se comunicar com a mídia em geral, capacitando os seus profissionais e dando total apoio no que precisarem.

Creio que a Braskem poderia através de uma ferramenta de gestão, se espelhar na forma como a CPFL lida com os diversos veículos de comunicação e com o apoio dado a seus profissionais, já que apesar da Braskem possuir um excelente método comunicativo para com seus investidores/público ela ainda assim é restrita com relação á mídia. Por isso é que o Benchmarking seria uma ferramenta capaz de implementar bem a esta necessidade da empresa. Benchmarking nada mais é do que um processo positivo no qual uma empresa examina como uma outra empresa realiza uma determinada função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com