TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual Administracao Segundo Semestre Microeconomia, Macroeconomia, Metodos Qantitativos, Etica, Politica E Sociedade

Exames: Portifolio Individual Administracao Segundo Semestre Microeconomia, Macroeconomia, Metodos Qantitativos, Etica, Politica E Sociedade. Pesquise 793.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  3.239 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Assis-SP

2013

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e Sociedade, Seminário.

Aos Respectivos Professores: Regina Malassise, Marcelo Viegas, Wilson Sanches, Márcia Bastos, Henry Nonaka.

Assis-SP

2013

Introdução

O trabalho elaborado relata temas antigos, mas bastante usados e fundamentais na atualidade, principalmente para novas empresas e as que querem inovar e melhorar: Microeconomia e Macroeconomia (abrangem três temas importantes e recorrentes, inflação, taxa de juros e taxa de câmbio, pesquisadas sobre seu conceito e suas influências sobre a economia através da mídia); Métodos Quantitativos (seu conceito, como são aplicados a gestão empresarial na tomada de decisões dentro do ambiente organizacional e relacionadas às medidas descritivas, números e índices e deflação de dados) e Ética, Política e Sociedade (voltada no consumo exagerado e mostrar os limites da utilização de estratégias utilizadas para a conquista do público de uma gestão ética nas organizações, e o tipo de política que deve ser adotada para sua manutenção).

Desenvolvimento

1.1 Macroeconomia e microeconomia

Para entendermos melhor o que a microeconomia e macroeconomia estudam o texto a seguir irá abordar três temas importantes e recorrentes: a inflação, taxa de juros e taxa de câmbio.

1.2 Inflação

Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos em um determinado país ou região, durante um período. Em um processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.

A inflação é muito ruim para a economia de um país, quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.

Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia: ”No ano de 2012 a inflação brasileira foi de 5,84% (IPCA- índice nacional ao consumidor amplo). É importante ressaltar que a meta estabelecida pelo Banco Central Brasileiro é de 4,5%, com margem de dois pontos para mais ou para menos”. Ou seja,o aumento da inflação é devido ao aumento nos custos de produção(máquinas,matéria-prima,mão-de-obra) dos produtos,a demanda por produtos(aumento no consumo)maior do que a capacidade de produção do país e a emissão exagerada e descontrolada da dinheiro por parte do governo.

1.3 Taxa de Juros

Na economia e nas finanças, o conceito de taxa de juros diz respeito ao custo de um crédito ou à rentabilidade das poupanças. Trata-se de um termo que permite fazer alusão ao valor, a utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo.

A taxa de juros pode ser fixa (mantém-se estável ou enquanto dura o investimento ou se devolve o empréstimo) ou variável (è atualizada geralmente todos os meses de modo a adaptar-se a inflação, à variação da taxa de câmbio e outras variáveis.

Enquanto os rendimentos da poupança são mínimos a taxa de juros em relação á empréstimos é abusiva, pois, não existe um tabelamento de juros no Brasil, há apenas um teto para o custo dos empréstimos a aposentados. Mas de acordo com a decisão do STF “os juros abusivos acima dos praticados pelo mercado, são proibidos”, segundo o jornal “O Globo”. De acordo com o jornal, os consumidores, podem lançar mão do cdc para impedir abusos, quando se julgarem lesados.

1.4 Taxa de Câmbio

Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos da moeda nacional), No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda. Por exemplo, se a taxa de câmbio é 1,80, significa que um dólar dos Estados Unidos custa R$1,80. A taxa de câmbio reflete o custo de uma moeda em relação á outra. As cotações apresentam taxas para compra e para venda da moeda, as quais são referenciadas do ponto de vista do agente autorizado a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central.

Existe somente um mercado de câmbio no País, a termologia “câmbio comercial: usado para operações realizadas no mercado de câmbio, tais como, exportação, importação, transferências financeiras etc.”; e “câmbio turismo: utilizado para classificar as operações relativas à compra e venda de moeda para viagens internacionais”; no entanto são utilizadas pelo mercado para indicar as diferentes taxas praticadas de acordo com a natureza da operação.

“Apesar da desvalorização, o câmbio ainda está abaixo da taxa de equilíbrio”, foi o que divulgou o jornal ”Agência do Brasil” dia 24/08/13, onde segundo o professor de economia André Nassif, o processo piorou com a crise econômica nos países avançados, que fez algumas das economias mais importantes do mundo reduzir e desvalorizar artificialmente as moedas. Como resultado, o dólar caiu ainda mais em todo mundo, levando a desindustrialização de diversos setores no Brasil.

2.0 Métodos Quantitativos Aplicados á Gestão Empresarial

Os gerentes e gestores mais bem-sucedidos são aqueles capazes de entender a informação do setor administrativo e econômico global e usá-los de modo eficaz. Neste sentido os métodos quantitativos são aplicados com freqüência á gestão empresarial, auxiliando os gestores na tomada de decisões dentro do ambiente organizacional. E de acordo com essa afirmação iremos abordar três temas relacionados ao assunto: medidas descritivas, números-índices e deflação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com