TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portugal

Resenha: Portugal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Resenha  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

Portugal têm passado, ultimamente, tal como grande parte da união Europeia, diversos problemas económicos e sociais. Este trabalho tem assim como objetivo perceber verificar a evolução, nos últimos anos, do contexto económico Português. Para isso observemos alguns dados fundamentais: taxa de desemprego, taxa de inflação, PIB e Dívida pública.

Fazendo uma breve análise, rapidamente percebemos que entre 2011 e 2013, Portugal passou por diversas dificuldades, como é visível em gráficos como o PIB, que chegou quase a atingir 2 valores negativos, a taxa de inflação, que atingiu quase os 4 valores e a taxa de desemprego, que chegou a atingir os 16.4%. Contrariamente a estes dados que agora parecem estar no caminho certo para voltarem a valores estáveis, a dívida pública parece continuar a atingir máximos históricos.

O desemprego tem sido a principal queixa por parte dos portugueses. Se antigamente lutavam para conseguirem um emprego com uma boa remuneração, hoje lutam apenas para obterem um emprego que pague as suas dívidas.

As causas do desemprego são diversas, tais como fracas técnicas dos trabalhadores para a realização daquele trabalho, crise económica que acabam por diminuir as vendas da empresa, os fatores climáticos que por vezes não são favoráveis à empresa. Todas estas razões fazem reduzir os valores das vendas para as empresas, assim estas acabam por fazer cortes nos funcionários ou, até mesmo, terminarem a sua atividade. Outra ameaça cada vez maior para os funcionários é a substituição da mão-de-obra por máquinas que são mais rápidas, mais eficientes e a longo prazo podem-se tornar mais rentáveis do que a utilização da mão-de obra.

Contudo, todas estas causas têm um grande impacto, mais tarde, nas vidas não só dos trabalhadores, mas também na sociedade. Pois, além do aumento de suicídio, violência doméstica e depressão por parte dos trabalhadores, a verdade é que os restantes portugueses também sofrem com o aumento de imposto para garantir a sobrevivência desta classe não trabalhadora, aumentando, assim, o nível de pobreza em Portugal.

Concluindo, apesar de todas as dificuldades que os portugueses têm passado, estes parecem estar a dar uma boa resposta à crise. O desemprego é o tema mais discutido pela sociedade, que não se conforma, o governo português parece também não se confortar com estes valores de taxa de desemprego e isso parece ser visível, pois analisando dados estatísticos Portugal de 2013 até ao momento atual de 2014, desceu cerca de 1% a taxa de desemprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com