TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pos Modernidade Para Microsoft

Artigos Científicos: Pos Modernidade Para Microsoft. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 8

UNOPAR

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

O DESAFIO DA PÓS-MODERNIDADE NA VISÃO DA MICROSOFT

LINHARES

2014

AURELIANO RIZZI DEMONER

O DESAFIO DA PÓS-MODERNIDADE NA VISÃO DA MICROSOFT

Trabalho de produção textual do curso de Administração apresentado a Universidade “Unopar” como exigência parcial para obtenção do título de “Bacharel em Administração de empresas”

LINHARES

2014

INTRODUÇÃO

A questão da identidade está sendo extensamente discutida na teoria social. Em essência, o argumento é o seguinte: as velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, estão em declínio, fazendo surgir novas identidades e desfragmentando o indivíduo moderno, até aqui visto como um sujeito unificado. A assim chamada “crise de identidade” é vista como um processo mais amplo de mudança, que está deslocando as estruturas e processos centrais das sociedades modernas, abalando o quadro de referências que dava aos indivíduos uma ancoragem estável no mundo social.

Neste cenário, a pós-modernidade tem se mostrado uma experiência assombrosa para a maior empresa de softwares do mundo, a Microsoft.

Mundialmente conhecida como uma empresa conservadorista, é fato que, na opinião da maioria dos profissionais de gestão de tecnologia, a “gigante dos softwares” precisa de uma guinada na direção da gestão da empresa para se enquadrar no mundo pós-moderno. Nas palavras de James Staten “a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo".

QUESTIONÁRIO

PESQUISA DE MERCADO

1- Veja esta parte do texto: "Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo", diz Staten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maioria resistentes a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição. Após os conceitos que você aprendeu em aula e na webaula sobre Pesquisa de Mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantado nesse trecho do texto?

Tenho por certo que faltou a Microsoft um acompanhamento mais verossímil do mercado emergente dos dispositivos portáteis. A principal razão para uma organização adotar a pesquisa de mercado é a descoberta de uma oportunidade de mercado. Uma vez com a pesquisa concluída, a empresa deve, cuidadosamente, avaliar suas oportunidades e decidir em que mercados entrar. Os mercadólogos dependem ainda da pesquisa de mercado para determinar aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar. Desta maneira, se espera que este processo lhes confira uma vantagem competitiva sustentável.

2- Na sua opinião, porque a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?

Entendo que faltou à Microsoft o desejo de inovar e modificar a cultura da organização, afim de aprimorar as tecnologias. Não houve uma análise verossímil da opinião de clientes em relação aos produtos. A Microsoft deveria ter usado de uma pesquisa descritiva, causal, e exploratória, tanto quantitativa quanto qualitativa, ouvindo seus clientes, fazendo levantamento de dados e observando o comportamento dos consumidores.

MARKETING

1- Veja esta parte do texto: "Em sentido oposto, os dispositivos móveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo, a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir à chegada do iPhone e do sistema operacional Android." Um dos conceitos de marketing estudados, de Kotler, fala exatamente sobre isso: estar atento aos concorrentes. Qual é esse conceito?

A empresa que monopoliza o mercado de sistemas operacionais nos computadores pessoais perdeu a posição dominante nos dispositivos portáteis, que representam o futuro da computação. É certo que a Microsoft vai fazer parte dessa história, e que vai ser uma forte concorrente, mas ela já perdeu a oportunidade de expandir o monopólio de seu sistema operacional na direção dos novos dispositivos que estão atraindo a atenção de todos.

Por isso acredito que faltou a Microsoft o conceito da análise da concorrência, isto é, estar atento aos concorrentes. Qualquer que seja o tamanho da empresa, deve-se saber que sempre existirão concorrentes no mercado, independente do seu tamanho, localização e poder, mas sempre há brechas que podem pegar a todos desprevenidos, como a evolução tecnológica muito elevada, um novo concorrente que entra no mercado após algum tempo e que fixou suas bases estratégicas no conhecimento dos pontos fracos conhecidos e estudados com muita cautela e dedicação.

2- Ainda que haja muita prestação de serviços, um computador é um produto, com características muito peculiares. Qual a definição de produto, segundo nossas aulas?

Produto é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria. O produto é o primeiro elemento do Composto Mercadológico: todos os demais componentes dependem do estudo e conhecimento do produto. A propaganda, o preço e a distribuição só podem ser definidas após um estudo do produto e da identificação de seu mercado-alvo.

3- "Seja qual for a estratégia adotada, a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com