TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Integradora

Dissertações: Pratica Integradora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 1 – Promoção: Comunicação Integrada de Marketing

1. Identificação do público-alvo

A autoescola conta com um público de homens e mulheres, com idade entre 18 e 45 anos, em sua grande parte de moradores da cidade, que procuram nossa empresa para tirar sua primeira habilitação ou fazer reciclagem.

Os alunos ingressantes para tirar sua primeira habilitação costumam visitar ou entrar em contato com a empresa principalmente no período da tarde, optando por fazer o cursinho em ambos os horários disponíveis, devido a uma grande parcela ter horário mais flexível.

Já os alunos que farão cursinho de reciclagem, em sua maioria, estão entre a faixa etária de 35 a 45 anos. Costumam buscar informações junto aautoescola, principalmente no final da tarde até o encerramento do expediente. E fazem o curso, em sua grande maioria, no período manhã.

Os clientes em geral procuram pacotes promocionais, facilidade e diversas formas de pagamentos, índices de aprovação, que são o demonstrativo da qualidade do serviço prestado.

2. Determinação dos objetivos de comunicação

A empresa deseja passar a todos os clientes grande confiabilidade, que advirá com o tempo, devido ao alto índice de aprovação. Objetivo esse que a empresa pretende alcançar contratando instrutores qualificados que invistam continuamente nas atualizações dos métodos de ensino. Além do bom atendimento, mostrar que se trata de uma empresa idônea, atendendo aos seus clientes de forma transparente e objetiva para que os direitos do consumidor sejam satisfeitos. Adotando essa estratégia, a empresa espera alcançar o maior número de clientes possível e credibilidade no mercado, investindo continuamente nas propagandas radiofônicas, anúncios em jornais e principalmente nas redes sociais, que é o que tem gerado grande retorno.

Com todo o objetivo descriminado o que vocês esperam de retorno? Maior visibilidade? Uma carteira de clientes maior? Maiores lucros?

3. Elaboração da mensagem

Autoescola Maleiju

“O caminho mais seguro para quem quer aprender a dirigir.”

 Temos as menores taxas no parcelamento da habilitação

 Todo material didático como livros, simulados, exercícios e outros estão incluídos no valor sem cobrança de taxa extra.

 Você será acompanhado do 1º ao último dia de aula pelo mesmo instrutor, ficando mais fácil identificar suas necessidades e rendimento.

 Veículos novos e com manutenção constante.

4. Seleção da mídia

“Definida a estratégia da mensagem, deve-se buscar os canais de comunicação/mídias mais eficientes para sua veiculação. Para isto são necessários alguns critérios básicos de análise para melhor escolha, tais como:

• Índice de audiência – é o percentual da audiência potencial total exposta a um determinado veículo de mídia (é medido pelos institutos de pesquisa: Ibope, Marplan, IVC, entre outros).

• Abrangência/cobertura e alcance – é o número de pessoas ou domicílios expostos pelo menos uma vez a um determinado veículo de comunicação.

• Custo por mil – trata-se do custo relativo para atingir mil domicílios ou pessoas.

• GRP (Gross Rating Point . Pontuação Bruta Total) – é o somatório da audiência-alvo em um espaço de tempo específico. “ (Apostila Mercado e Operações 4.1 – Uniseb – Unidade 8 - pág 196)

Os meios de comunicação serão usados para a divulgação da seguinte forma:

Após análise de abrangência, um anúncio no jornal é publicado aos sábados e domingos, pelo período de um mês, pois a maior parte do nosso público-alvo compra jornal aos finais de semana. Também criamos perfis em redes sociais, e damos constante atenção e manutenção a eles, pois alcançam a maioria do nosso publico-alvo.

Após análise de índice de audiência, fazemos propaganda em rádio FM das 7:00 as 8:00 da manhã, horário em que grande parcela da população está ouvindo os programas, principalmente a caminho do trabalho ou escola. E em dias de jogos de futebol fazemos em emissora AM, pela grande audiência nesse tipo de evento e pelo preço acessível.

Vocês se basearam na unidade 8? Indique algumas seleções de mídia ? E depois indique quais vcs utilizaram na empresa de vcs- isso vcs já estão fazendo, não mude.

5. Seleção das ferramentas de comunicação

“A propaganda é a uma das principais ferramentas de comunicação. É a comunicação impessoal de uma mensagem dirigida ao público-alvo do produto, paga por um patrocinador identificado e veiculada em meios de comunicação de massa ou dirigidos, como a televisão, rádios, jornais, revistas, outdoors ou a Internet, entre outros, que visa criar a imagem e estimular a aquisição do produto.” (Apostila Mercado e Operações 4.1 – Uniseb – Unidade 8 - pág 199)

Como base nos critérios e definições apresentadas, a ferramenta de comunicação escolhida foi a propaganda, e ela é veiculada em jornal, rádio e internet. Pois são os meios de divulgação mais compatíveis com o público-alvo e trazem para a empresa sucesso na venda de seus serviços, conforme apresentado no tópico anterior.

“A promoção de vendas pode ser caracterizada pelo oferecimento de um benefício extra por um tempo determinado.” (Apostila Mercado e Operações 4.1 – Uniseb – Unidade 8 - pág 202)

A empresa também utiliza a ferramenta promoção. Uma vez inseridas as propagandas nos meios de comunicação escolhidos, são realizadas promoções do tipo “indique um amigo e ganhe desconto” ou mesmo o ganho de aulas extras quando ocorrer a indicação. Também são feitos sorteios de pequenos brindes para quem compartilhar os materiais divulgados nas redes sociais pela autoescola.

6. Estabelecer o orçamento

Midia Preço

Anuncio classificados de final de semana R$ 450,00

Criação de folder de propaganda R$ 250,00

Propaganda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com