TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticas Sustentaveis Na Contraucao Civil

Casos: Praticas Sustentaveis Na Contraucao Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS/

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2º SEMESTRE

ADRIANA APARECIDA DA SILVA 9140272190 ADMINISTRAÇÃO 2ª SÉRIE

CARLOS EDUARDO B. IBRAHIM 9748435704 CONTÁBEIS 1ª SÉRIE

JÉSSICA LOPES MARCHETTI 9365302525 ADMINISTRAÇÃO 2ª SÉRIE

DESAFIO PROFISSIONAL

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

CIÊNCIAS SOCIAIS

TEORIA DA CONTABILIDADE

PROFESSORA-TUTORA PRESENCIAL: JAINIR GONÇALVES

SOROCABA-SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

1. IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MEIO AMBIENTE 4

2. PROPOSTA DE AÇÃO – SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA 5

3. PROPOSTA DE AÇÃO – SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL 6

4. PROPOSTA DE AÇÃO – SUSTENTABILIDADE SOCIAL 7

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

6. . REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

INTRODUÇÃO

A cadeia da contrução cívil é um dos maiores consumidores de recurso naturais e também um dos maiores geradores de resíduos (lixo) na natureza.

Em tempos de discussão sobre aquecimento global e responsabilidade social, é de vital importância que as empresas adotem estas práticas que são cada vez mais cobradas, tanto por governos, tanto pela população que teme por seu futuro.

As indústrias podem aderir de diversas formas a um trabalho mais sustentável:

• procurar fornecedores de materias que adotem em suas empresas processos sustentáveis;

• alterações nos processos operacionais dos canteiros de obra, para que a mesma possa adotar ações ecologicamente corretas quanto a consumo de recursos naturais, minimizando a geração de resíduos o quanto possível.

Manoel, gerente da empresa L&Construção, está preocupado com estes fatores, uma vez que sua empresa não segue ações sustentáveis. Ele entende que ao adotar tais práticas, ele poderá valorizar sua marca , obter maiores lucros e manter-se competitivo no mercado de trabalho.

Sua tarefa é elaborar um Programa de Sustentabilidade e apresentar aos proprietários, mostrando a eles que aderindo as práticas sustentáveis sugeridas no projeto, a L&Construção terá ganhos em termos de lucros, valoriza-ra sua marca, ganhará respeito das pessoas e ainda ajudará na conservação do planeta.

1. IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MEIO AMBIENTE

Quando falamos de contrução civil, devemos ter em mente que desde de pequena reformas em casas a contruções de barragens hidroelétricas, geram resíduos proporcionalmente iguais ao tamanho de sua obra.

Quando se decide constuir uma nova barragem hídrica para geração de energia elétrica, milhares de quilometros de terras serão alagados para que essa nova barragem possa começar a produzir energia para abastecer casas, industrias, hospitais, etc. O impacto ambiental destes alagamentos na região onde a barragem esta sendo construida serão imensos. Por isso, orgãos do governo como o Ibama, Incra e outros devem ser envolvidos para que os mesmos possam emitir licenças e laudos sobre os impactos ambientais que ocorrerão naquele local. Desde da locação de recursos humanos(mão de obra), á alojamentos, banheiros, tratamento de esgoto, aguá, luz e energia, são exemplos de resíduos gerados e do consumo de recursos naturais que estas obras demandam e consequentemente do impacto que causam na natureza.

No exemplo acima, apenas o meio ambiente foi citado, outro fator do que a construção civil pode gerar é o impacto “social”.

A construção de um novo condomínio de prédios em um pacato e tradicional bairro residencial provocaria um enorme impacto nos atuais moradores. Será que o bairro está preparado para receber o grande volume de pessoas em um curto espaço de tempo? Possui estrutura como escolas, hospitais, supermercados, postos de saúde, entre outros, para suportar todos os novos moradores? Desta forma podemos ter uma idéia de qual seria o impacto social de uma grande obra no local em que está obra será realizada.

Com base nestes dois exemplos, vemos a importância cada vez maior de todas as empresas ligadas a cadeia da construção civil, de todos os gêneros e portes, adotem as técnicas e procedimentos para se tornarem sustentavéis.

2 - PROPOSTA DE AÇÃO – SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA

TíTULO DA AÇÃO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

OBJETIVO AÇÃO RESULTADOS ESPERADOS

1 Padronização e redução de custos nos processos construtivos. A. Elaborar projetos ecologicamente corretos. Melhora a imagem da empresa.

B. Priorizar a contratação de serviços locais. Incentivo a economia local

C. Criar uma área de gestão ambiental. Maior agilidade na integração da sustentabilidade no sistema de gestão.

2 Obra Sustentável A. Responsabilidade e pro atividade. Prever danos e gastos durante a obra.

B. Planejar reuniões, pesquisas e workshops com possíveis fornecedores para definição de materiais duráveis, ecologicamente corretos e com preços competitivos. Menor índice de substituição e refugos de materiais empregados, gerando desta forma menor resíduo na natureza.

C. Alinhar os objetivos da empresa com as necessidades futuras. Melhor condição de vida e respeito pelos recursos naturais.

3-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com