TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais aspectos da logística

Artigo: Principais aspectos da logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  Artigo  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

Logística é a área responsável pela organização das atividades que, de alguma maneira vêm acarretar custo ao produto final. A logística é uma área tão abrangente que pode ser observada seja ela publica ou privada. Abrangendo e pensando em cada momento e cada atitude que se deve tomar para que os processos de agregar valor ao produto final sejam realizados com sucesso.

Na logística, outro detalhe importante é o Nível de Serviço que vem a ser a expectativa do cliente sobre o serviço, levando em consideração as etapas que estabelecem esse nível, são elas a pré – transação, que vem a ser o momento em que se estabelece acordo entre as partes interessadas sempre tendo o cuidado de elaborar documentos que certifique os combinados. A próxima atividade é certamente a transação, momento em que o acordo se estabelece é o processo logístico é realmente efetivado administrando prazos, estoque e o transporte dos produtos. A etapa seguinte é a pós transação momento em que procura se contabilizar possíveis falhas ou a satisfação do cliente que poderá servir para transações futuras assim como pesquisas de satisfação.

Outro aspecto importante da logística são os indicadores de custo, envolvidos no processo logístico e os indicadores de desempenho que mede a eficiência do processo.

As atividades logísticas são divididas em duas: Atividade de planejamento que engloba desde o processamento do pedido, as atividades de transporte como, por exemplo, o tipo de transporte a ser utilizado e os caminhos a serem tomados ate o destino final. Cabe também as atividades de planejamento a de Administração de estoque e pensar no espaço onde vai ser feita a estocagem além de se atentar a datas de validade e previsão de vendas. Além da atividade de localização que é o deslocamento do produto até o destino final, como por exemplo, se a localização não for exata o deslocamento dessa carga gera custos desnecessários.

A outra atividade que me referi anteriormente é o de Apoio Operacional as quais estão envolvidas as atividades de compra, como por exemplo, a escolha dos fornecedores, compradores assim como as quantidades a serem compradas. A de armazenagem que cuida da integridade da carga. A atividade de manuseio de material e o de embalagem de proteção que deve facilitar o manuseio e a armazenagem.

Administração de materiais que na logística engloba as atividades de planejar, executar e contratar os materiais a serem adquiridos. Estão listados como atividade de administração de materiais, já mencionadas anteriormente, são elas: manutenção de estoque, processamento de pedido, compra programação do produto, embalagem de produção etc. Já as de distribuição física se concentram nas atividades relacionadas à chegada dos materiais até o momento da entrega desse produto ate seu destino final.

Como se sabe a logística atua no intuito de minimizar custo ao consumidor, sabe se que esse custo é decorrente dos custos de processamento de pedido, transporte e estoque. A somatória dessas atividades na logística é denominada custo geral.

Dividimos a logística a partir de gestão são elas de processamento de pedido que passa pela emissão, transmissão e verificação na maioria das vezes é feita pela tecnologia da informação depois de pronta essa fase e estando certo o pedido e os contratantes passaram para a gestão de transporte que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com