TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pro Inter

Pesquisas Acadêmicas: Pro Inter. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 2

As organizações são vistas como sistemas abertos compostos de diferentes partes inter-relacionadas, as quais operam na prossecução de objectivos comuns.

Este sistema é caracterizado não pelas suas partes, mas sim pelas inter-relações existentes entre elas.

O sistema é visto como um todo.

O feedback seja ele positivo ou negativo é o motor da evolução da organização.

A Organização como um sistema aberto e dinâmico

A continuidade, a sobrevivência, o crescimento e o desenvolvimento de uma organização está na sua capacidade de interagir com o ambiente em que está inserida. A organização sofre influência externa, e influencia o ambiente em que faz parte, conforme o seu poder de: negociação, de pesquisa e desenvolvimento econômico, etc. Muitas das influências externas não podem ser previstas ou controladas.

Sob o enfoque da teoria dos sistemas, as organizações caracterizam-se como um sistema aberto e dinâmico, onde o sistema é visto como um conjunto de elementos interdependentes que, interagem entre si, com determinados objetivos e efetuam determinadas funções.

A organização é composta de vários sub-sistemas do sistema principal, cada um tem suas características próprias, porém de forma se relacionarem na constituição de um todo, e com objetivos ou uma razão que integra e justifica a reunião de suas partes.

Segundo Pereira In: Catelli (1999),

...como um sistema aberto, a empresa encontra-se permanentemente interagindo com seu ambiente. Como sistema dinâmico, realiza uma atividade ou um conjunto de atividades, que a mantém em constante mutação e requerem seja constantemente orientadas ou reorientadas para uma finalidade principal.

A estabilidade ou recorrência de atividades podem ser verificadas em relação às entradas de energia (inputs), à transformação de energias dentro do sistema e ao produto resultante (outputs), este modelo de sistema de input-output é tirado de sistema aberto, exposta por Von Bertalanffy (apud KATZ & KHAN , 1987).

A organização como sistema apresenta um padrão de atividades de troca de energia, de caráter cíclico, o produto resultante do processo para o ambiente supre as fontes de energia para a repetição das atividades do ciclo.

As organizações como sistema aberto para Katz & Khan (1987), tem características como: ciclos de eventos, entropia negativa, feedback, homeostase, diferenciacão e equifinalidade.

A entropia negativa - os sistemas abertos precisam adquirir entropia negativa para sobreviver, os sistemas mantêm suas características internas de ordem, quando inputs são maiores que outputs no processo de transformação.

O feedback, diz respeito aos inputs de informação e proporcionam alertas à estrutura sobre o ambiente e sobre seu próprio funcionamento do próprio sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com