TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produtora X Associação De Moradores

Artigo: Produtora X Associação De Moradores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  2.381 Palavras (10 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 10

Conteúdo

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, através dos estudos realizados ao longo do bimestre nas disciplinas de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Gestão do Conhecimento e Técnicas de Negociação, temos como objetivo o desenvolvimento de uma negociação utilizando a análise sistêmica.

Uma gravadora quer se instalar em um bairro de classe media no interior de São Paulo. Com todos os documentos aprovados pelos órgãos competentes começarão a obra, mas a associação de moradores do bairro não concordava com a construção da sede da gravadora embargando a obra. Sendo assim, a prefeitura solicitou uma negociação entre as parte envolvidas, Fazendo uma reunião preliminar com 20 dias e posteriormente uma nova reunião finalizando a negociação.

Por isso, neste trabalho, faremos um mapeamento do perfil dos negociadores de todas as partes envolvida sendo, gravadora e associação de moradores, também terá um mapeamento das habilidades essenciais dos negociadores seguindo o modelo Jung.

Porem será feito uma analise da situação da negociação vendo os pontos principais a serem negociados, e um planejamento do o objetivo da gravadora, e os argumentos que serão utilizados perante as possíveis situações de dificuldades e conflitos encontradas no ambiente interno e externo, tanto da gravadora quanto à associação de moradores, onde estarão à frente as mudanças que estará sendo propostas.

Também será visto a cultura organizacional da empresa elencando as variáveis que poderá afetar o desempenho dos colaboradores se o resultado da negociação não for favorável para a gravadora. Com isso Será feito uma previa da primeira reunião contendo o feedback sobre a comunicação e as propostas a serem apresentadas.

Posteriormente será apresentado um relatório final, com as propostas das partes envolvidas nesta negociação e que as propostas pré-estabelecidas possam beneficiar e trazer melhorias junto à gravadora e a associação de moradores do bairro.

MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES: ASSOCIAÇÃO DE MORADORES X GRAVADORA

Perfil do Negociador - Associação de Moradores do Bairro.

1. negociador:Carlos Henrique.

2. Formação: Administrador

3. Seu objetivo: é Impedir a construção da Gravadora

4. Alegação: a perturbação da ordem Pública tem como argumentos: Barulho, Segurança e dificuldades de infra-estrutura do transito local.

5. Informações relevantes: Público conservador questionador, e moradores que preza a tranqüilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.

6. estimulos a negociação: Tem a idéia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.

Perfil do Negociador - Gravadora.

1. Negociador: Jorge Andrade,

2. FORMAÇÃO: Estrategista de Negócios, com experiência em negociar em meio a conflitos.

3. Objetivo: obter a liderança do empreendimento e instalar a gravadora no bairro,

4. Alegação: que o progresso é inevitável.

5. Estímulos A negociação: Poderá contribuir para as melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.

MAPEAMENTO DAS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES SEGUNDO MODELO JUNG.

Gravadora de Musicas

1. Estilo Amigável

2. Características de um bom relacionamento entre empresa e funcionários.

3. Táticas Baseado na confiança mútua para um bom resultado, além do uso de cordialidade e paciência em negociações, confiando nas habilidades do seu negociador, usando do poder, tempo e informações disponíveis no que rege as técnicas de negociação

O negociador da gravadora Senhor Jorge Andrade tem seu estilo classificado como amigável, pois tem como características, o bom relacionamento entre empresa e funcionários, baseado na confiança mútua para um bom resultado, além do uso de cordialidade e paciência em negociações, confiando nas habilidades do seu negociador como: Percepção, persuasão e atitudes, usando do poder, tempo e informações disponíveis no que rege as técnicas de negociação, buscando interpretar na outra parte, as visões do mundo e das situações em que envolve as negociações por ele intermediadas. E utilizando disso, procurando sempre transparecer os benefícios, direitos e deveres de ambas as partes na conclusão deste processo. A organização utilizará também como estratégia na negociação, a apresentação dos atributos e diferencial da empresa, como a tecnologia utilizada em seus estúdios.

Associação de moradores

1. Estilo Confrontador

2. Característica Cooperativa e confrontador Buscando o equilíbrio e o acordo global de acordo com as circunstancias dadas.

3. Tática hibrida entre a colaboração e o confronto.

O negociador da associação de moradores o Senhor Carlos Henrique tem o estilo de negociador Confrontador sendo que: Levantados os questionamentos dos moradores do bairro.

O barulho irá incomodar a tranqüilidade do bairro e os moradores que de certa forma a maior parte e constituída de pessoas da terceira idade, a estrutura do bairro não comportará o transito intenso que haverá, a segurança do bairro será prejudicada pela grande quantidade de artistas que estarão freqüentando as imediações do bairro. A movimentação de artistas atrairá pessoas de ma índole para freqüentar o bairro causando transtornos e medo a população que moram no local.

PROPOSTA ESTABELECIDA PELO SENHOR JORGE ANDRADE.

“GRAVADORA.”

Devido o embargo da obra pela associação de moradores teve que ser feito uma intermediação de negociação para que tenha um consenso entre as partes envolvidas, por isso será feito uma reunião para discutirem os pontos a serem negociados para a melhoria do bairro e também para o consenso de todas as partes envolvidas.

Por ter sido argumentado pelo senhor Carlos Henrique negociador da associação de moradores do bairro que o transito o barulho e a segurança do bairro seria afetada, o negociador da gravadora o senhor Jorge Andrade entrou com uma proposta de melhorias no bairro envolvendo os questionamentos feitos pelo negociador da associação de moradores sendo elas:

1. Trânsito: será investido em sinalizações e faróis, assim como negociará com a Prefeitura a possibilidade de uma obra de retorno junto à rodovia.

2. Barulho: Como já foi dito anteriormente, temos uma Tecnologia de ponta (a prova de som), que convidamos os moradores a nos visitar em nossa Matriz para constatar a tecnologia anunciada.

3. Segurança: Estudaremos junto a Associação a colocação de câmeras de segurança e também vigilância dia e noite.

Com isso também foi feito um convite para conhecer a sede de sua gravadora para que vejam que a gravadora é munida de grandes tecnologias de acústica de som.

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL DA GRAVADORA.

A Cultura da Gravadora é de liderança participativa e o funcionário tem liberdade de opinar sobre determinadas decisões.

Com a mudança o clima organizacional é de desafio e crescimento dos colaboradores, por esse motivo os colaboradores estão ansiosos para iniciar as atividades em uma nova cidade, sendo que a empresa tem a política de plano de carreira e sucessão, dando a oportunidade de crescimento aos funcionários que se destacam dentro da empresa.

Sendo assim foram remanejados e promovidos alguns dos colaboradores que se destacarão na empresa, tendo suas vidas pessoais também afetadas devido à mudança de moradia com seus familiares.

Devido ao manifesto dos moradores e a possibilidade do empreendimento ser embargado, o clima ficou meio tenso entre os funcionários.

Inseguros por diversas questões, tendo uma redução na produtividade e um aumento no absenteísmo no ultimo mês.

Por ter sido embargado a obra da nova instalação da gravadora os colaboradores que foram remanejados e promovidos ficaram meio receosos a caso não der certo as negociações e não serem promovido dentro da empresa e também por fazerem a mudança de moradia com seus familiares.

PREVIA DA REUNIAO E FEEDBACK.

Eu, Sr Carlos Henrique Presidente da Associação dos moradores deste bairro, Cidade Sorocaba; após ver as placas de instalação desta Gravadora, fui até Prefeitura deste município solicitar esclarecimento quanto á instalação desta empresa o qual até então não havia sido comunicado há nenhum dos moradores do bairro. Após ter sido esclarecido sobre a autorização fiz uma convocação com toda a Diretoria da Associação os quais tomarão conhecimento dos fatos pertinente á instalação da gravadora. Após ter sido acordado entre todos os diretores encaminhamos um oficio á Prefeitura solicitando o embargo desta obra devido o bairro não ter estrutura suficiente para suportar uma empresa deste porte, pois iria causar transtorno e perturbar a tranqüilidade e o sossego dos moradores deste bairro o qual também não tem vias de acesso e certamente iria comprometer a segurança dos nossos moradores, portanto somos contra está instalação. Como este é um bairro residencial, onde na lei orgânica do município proíbe esse tipo de indústria em local não apropriado.

Como resposta a Prefeitura nos informa: já está aprovada a construção da mesma na região, ou seja, no bairro. Más que estariam informando a empresa sobre nossas reivindicações. Fomos informados após dar entrada na prefeitura via ofício que a firma Gravadora Policena Estúdios gostaria de marcar uma reunião com a diretoria do bairro juntamente com um representante da Prefeitura para abrir uma nova negociação de imediato com o prazo máximo de 20(vinte dias).

Chegado à data marcada o Sr. Jorge Andrade gerente de negociação e porta voz da

Gravadora e do outro eu o Sr. Carlos Henrique presidente da associação dos moradores juntamente, estando ambas as partes assistida por uma representante da Prefeitura a Srª Raquel Gomes iniciamos assim a reunião.

Tendo como pauta: A instalação da gravadora em um bairro da cidade de Sorocaba.Iniciada a reunião e com a palavra o Sr Jorge Andrade em nome da empresa Gravadora Policena Estúdios faz expor o que desejam e como planejam em conjunto com a prefeitura e a empresa a futura instalação com todos os protocolos requeridos juntos ao município.

• É uma gravadora• Não faz barulho• Tem um pouco de movimento de pessoas do meio artístico etc.

Sendo estes os itens mais importantes para a nossa empresa e após várias análises feitas nesta e em outras regiões, este foi um local escolhido por ser perto de uma rodovia estadual e de fácil acesso o qual está bem localizada para os nossos clientes que vem de longe e de vários estados. Sabemos da dificuldade do bairro o qual o vosso município se encontra e também da dificuldade de desenvolvimento, portanto estamos abertos a uma negociação junto à população e a secretaria de obra do município para que possamos prosseguir com a obra hora esta embargada junto a Prefeitura. No entanto se aprovado faremos melhorias em investimento público para a sociedade como um todo:

Há exemplos de:

1. Melhoramento na iluminação pública.

2. A implantação de uma base de segurança pública com maior freqüência de patrulhamento neste bairro.

3. E a construção de novos acessos com entrada e saída para a rodovia.

Passo à palavra ao presidente do bairro Granville Sr Carlos Henrique. Caro Sr Jorge! Mediante a proposta acima apresentada por esta empresa gostaríamos de marcar uma nova reunião para os próximos 25 dias, portanto teremos que apresentar a sua proposta a toda à comunidade. Contudo esta reunião está encerra.

PLANEJAMENTO DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DE AMBAS AS PARTES E UM RELATÓRIO FINAL.

Nova reunião, após 45 dias:

Mediante todos os presentes o Sr Jorge Andrade representante da Gravadora Policena Estúdios e o Sr. Carlos Henrique presidente da associação dos moradores do bairro Granville juntamente com a representante da prefeitura desta cidade a Srª. Raquel Gomes estará acompanhando todos os tramites legais, podemos dar inicio a esta segunda reunião. Com a palavra o Sr. Jorge Andrade. Prezado Sr. Carlos Henrique. A proposta apresentada por esta Gravadora nós vamos protocolar junto os órgão publico as seguintes sugestão de melhoria para o bairro, se a nossa empresa for instalada aqui;

1. Vamos fazer acesso para a rodovia.

2. Fazer a iluminação publica onde ainda não tem.

3. Solicitar uma manutenção freqüente da iluminação já existente.

4. Pedir mais segurança estadual através da implantação de uma base militar com uma maior freqüência de patrulhamento neste bairro.

5. Calçada para pedestres com rampa para deficientes em locais públicos.

6. Praças com areas de preservação permanente, em defesa ao meio ambiente.

Somos uma empresa Conceituada e conhecida junta aos órgãos municipal estadual e federal comprometemo-nos a fazer esta melhoria para este bairro desde que nosso projeto seja realizado nesta área, onde vemos com bons olhos um grande desenvolvimento para toda a sociedade em torno, dando oportunidade de emprego a varias pessoas, direta e indiretamente, por se tratar de uma empresa de reconhecimento em âmbito nacional.

A empresa está de acordo com esta pauta e se compromete a cumprir todos os acordos hora aqui assinado. Com inicio imediato logo após a prefeitura nos liberar a construção e o demais órgão municipal e estadual nos derem aval.

Eu Jorge Andrade representante desta empresa assumo o compromisso em nome da mesma e a todos os itens acima descrito para que possamos finalizar o planejamento, junto a associação dos moradores e a prefeitura.

Passo a palavra ao Sr. Carlos Henrique: Obrigado.

Sr. Jorge Andrade, nós da Associação do bairro Granville em reunião com presidente e diretores juntamente com todos os moradores estamos de acordo com estas melhorias para a nossa comunidade, e nos comprometemos a acompanhar este oficio hora por vossa senhoria assinado, estamos assim de acordo uma vez que seja assinado, cumprido e sem revogação damos assim está reunião por encerrada e o órgãos competente junto com a Sr.ªRaquel Gomes representante da prefeitura o qual acompanhará todos os tramites legais para que seja deferido cumprido. Sem mais toda a associação dos moradores agradece.

Sorocaba aos 03 dias do mês de junho do ano de 2014.

Empresa Gravadora: Policena EstúdiosAssociação Bairro: Granville Srº. Carlos Henrique Prefeitura: Srª. Raquel Gomes

CONCLUSÃO

Durante o estudo foi possível visualizar as definições do aceite ou não do embargo da obra.

O Resultado foi surpreendente visto que a Prefeitura acatou todas as melhorias comoresponsabilidade municipal, apresentada a comunidade. Determinou que para ainda um melhor desenvolvimento e melhor relacionamento teria que haver consenso entre a Gravadora e Associação para que possam ser desenvolvidos projetos contínuos para os moradores, voltados à melhoria do bairro tal como: acesso a rodovia, iluminação publica Calçada para pedestres com deficiência e praças com áreas de preservação permanente.

Tudo com a construção pela gravadora e desenvolvimento junto a Prefeitura, sendoum marco de nova vida para o Bairro.

Diante das propostas apresentadas não teve como o Sr Carlos Henrique recusar tantas melhorias e novidades com benfeitorias, visando totalmente o bem estar dos moradores do bairro

A gravadora também se beneficiou, pois com esse novo estudo, pôde verificar que minimizaria seus investimentos e todos sairiam ganhando.

Com isso, os moradores desistiram do pedido de embargo da obra, e muitos receberam a noticia das melhorias no bairro com muita satisfação e entusiasmo.

Visto que a Prefeitura pôde atuar como mediadora da situação, contudo entendendo os dois lados e dar a sentença vitoriosa para ambos.

Foi agendado então o início da obra, e com isso já promoveram uma festa de inauguração da nova sede da gravadora contando com a presença dos colaboradores e moradores do bairro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

OLIVEIRA, Jose Vilmar; RODRIGUES, Luiz Carlos. O Processo de Negociação, sua

estrutura e importância no contexto atual. Disponível em:

<http://www.aedb.br/seget/artigos05/299_ARTIGO%20NEGOCIACAO.pdf> Acesso em: 13 fev. 2014.

CARAVANTES, Geraldo R.. Comportamento Organizacional Porto Alegre ICDEP 2008

MARTINELLI, Dante P.. Negociação: aplicações práticas de uma abordagem

sistêmica.. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009. (Livro Principal) AZEVEDO, Carlos E.;

HENRIQUE, Raquel de O. Desafio Profissional. [Online].

Valinhos, 2014, p. 01-10. Disponível em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso

Em: fev. 2014.

...

Baixar como  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »