TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paulo Foi Atropelado Por Caminhão De Transporte De Mercadoria De Grande Empresa Multinacional Produtora De Refrigerantes

Artigo: Paulo Foi Atropelado Por Caminhão De Transporte De Mercadoria De Grande Empresa Multinacional Produtora De Refrigerantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  1.859 Visualizações

Página 1 de 2

Paulo foi atropelado por caminhão de transporte de mercadoria de grande empresa multinacional produtora de refrigerantes

ESTUDAR a evolução histórica da responsabilidade civil objetiva

COMPREENDER os diversos tipos de teoria do risco

IDENTIFICAR a responsabilidade civil objetiva

SABER que o desempenho de atividade de risco está relacionada a responsabilidade civil objetiva

ANALISAR o abuso do direito

Estrutura do Conteúdo

1. Evolução histórica

2. Teoria do Risco

2.1. Risco criado

2.2. Risco proveito

2.3. Risco profissional

2.4. Risco excepcional

2.5. Risco integral

3. Responsabilidade objetiva no Código Civil de 2002

3.1. Habitualidade

3.2. Caráter econômico

4. Abuso do direito

5. Responsabilidade por dano causado por produto

Aplicação Prática Teórica

O depósito de fogos de artifícios de Aldo explodiu na madrugada do dia 24.10.2009. Embora não tenha havido vítimas, deu-se a perda total do material estocado e a destruição completa do prédio. A perícia não apurou nenhuma irregularidade de estocagem, apontando como possível causa da explosão defeito em alguma peça pirotécnica que estava no galpão. Aldo, pequeno empresário, quer ser indenizado. De quem poderá pleitear a indenização, com que fundamento e o que poderá pedir?

Resposta: No caso em tela Aldo poderá pleitear indenização do fabricante da peça pirotécnica que ocasionou o incêndio que ocasionou a perda total do material e destruição completa do prédio. Esta indenização terá como fundamentação a responsabilidade por dano causado por produto, de acordo com o artigo 931 do CC/02:

Art. 931. Ressalvados outros casos previstos em lei especial, os empresários individuais e as empresas respondem independentemente de culpa pelos danos causados pelos produtos postos em circulação.

O autor (Aldo) poderá pedir danos materiais (o valor do material estocado juntamente com o valor venal do prédio que foi destruído) e lucros cessantes, pois, com sua atividade suspensa em virtude do incêndio, o autor deixou vender os fogos de artifícios e consequentemente perdeu seus lucros.

Paulo foi atropelado por caminhão de transporte de mercadoria de grande empresa multinacional produtora de refrigerantes. Tendo sofrido graves lesões, que lhe causaram invalidez total permanente, Paulo quer ser indenizado por danos materiais e morais. No caso é correto afirmar que a responsabilidade da empresa proprietária do caminhão atropelador é:

a) subjetiva com culpa provada;

b) objetiva fundada no risco integral;

c) objetiva, com culpa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com