TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produtos de padaria

Tese: Produtos de padaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Tese  •  2.921 Palavras (12 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Este estudo de caso refere-se à Padaria Q pão, que é uma padaria tradicional, que está na família do Sr Bread (proprietário) há três gerações.

Com o objetivo de aplicar na padaria Q Pão o princípio da Escola Clássica da Administração estabelecemos algumas prioridades para a resolução dos problemas e dificuldades da Padaria Q Pão. Identificados alguns problemas internos da padaria, nossa meta é ajudar e contribuir para o melhoramento e solucionar problemas de todos os setores da mesma. De um todo, vamos investigar as questões relacionadas à qualidade de todos produtos e ao atendimento, a morosidade da produção e atendimento e a organização e lucro..

Estruturação da Padaria Q Pão:

A padaria Q Pão conta com um quadro de funcionários que são: Sr. Bread (proprietário), 03 (três) atendentes de balcão, 02 (dois) atendentes de caixa, 01 (um) atendente na cafeteria interna da padaria, 02 (dois) padeiros e 01 (um) confeiteiro. O horário de funcionamento da padaria é das 06h da manhã às 21h da noite, de segunda a segunda.

Problemas e dificuldades da padaria:

Depois de um estudo, levantamos várias situações negativas encontradas na padaria Q Pão, esses problemas negativos encontrados são: 01) qualidade dos produtos de fabricação própria, 02) qualidade no atendimento, 03) na comunicação interna e respeito com o proprietário, 04) absenteísmo,05) educação com os clientes,06) linha de produção não está correspondendo,07) atraso nas encomendas,08) os funcionários acertam as trocas e detalhes de quem vai trabalhar sem comunicar o proprietário.

Reestruturação da Padaria Q Pão:

Sabendo-se que a padaria tem uma estruturação inadequada, demonstramos que a padaria Q Pão, pode oferecer produtos com qualidade, buscando transferir aos clientes, respeito, confiança, transparência, responsabilidade tendo como diferenciais profissionais altamente qualificados que eleve a estágios mais avançados de qualidade e excelência no atendimento.

Demonstramos aqui na visão de Fayol, como os principio Gerais da Administração, podem ajudá-lo: divisão de trabalho; autoridade e responsabilidade; disciplina; unidade de comando; unidade de direção; subordinação dos interesses individuais ao interesse geral; remuneração justa ao pessoal; centralização; linha de autoridade; ordem; equidade; estabilidade do pessoal; iniciativa e espírito de equipe.

Primeiro o Sr. Bread como proprietário, deve contratar mais dois funcionários qualificados, para exercer o controle de qualidade, liderar e gerenciar o grupo. Um líder entra as 06hs da manhã e trabalha ate as 13:30hs e o outro entra às 12hs até às 21hs, com intervalos para refeição e escalas diferenciadas para os dois, agendado e conferido pelo Sr Bread. Entretanto estes gerentes farão a parte administrativa e supervisão de cada funcionário e suas escalas de trabalho e também irão instaurar um processo motivacional onde através de pesquisas de satisfação tendo como resultados positivos, a área do atendimento e produção em geral da padaria, os funcionários deverão receber bonificações, haja vista as boas notas dadas pelos clientes, mas para isso acontecer todos terão que passar por um processo de treinamento e aperfeiçoamento.

Segundo há necessidade também de se estabelecer a sua autoridade de proprietário na padaria Q Pão, pois os funcionários do Sr. Bread esperam por isso, uma pessoa de equilíbrio, responsável e que saiba exigir, cobrar, mais também ter controle, comando e direção em suas ordens, para que cada funcionário tenha equidade no que faz e trabalhem em equipe bem organizada.

Na qualidade no atendimento, o Sr Bread deve realizar treinamentos e reuniões periódicas, junto com seus gerentes e funcionários e em cada setor da padaria estes gerentes em comum acordo com o proprietário impor limites entre proprietário e funcionários, colocando uma hierarquia e o profissionalismo que irá gerar o respeito dentro da padaria.

Em questão ao absenteísmo, o proprietário deverá contratar mais um (01) funcionário operacional para área de confeitaria, e três (03) funcionários para área de atendimento ao balcão, o qual os dois gerentes controlarão e fiscalizarão, mapeando em tempo integral, a linha de produção da confeitaria e dos padeiros e atendimento de toda padaria. E as escalas de serviço, serão controladas pelos gerentes, e estas sempre que houver necessidade de alguma mudança deverá primeiro ser comunicada aos seus respectivos supervisores. Também deve se criar dois turnos de trabalho para não sobrecarregar os funcionários, e quando houver a necessidade de ultrapassar a horas trabalhadas semanais para que as metas sejam cumpridas, deve-se compensar estas horas concedendo folgas extras e ou horas extras a ser pagas no próximo mês.

Entretanto o Sr Bread terá que comprar mais um forno para sua confeitaria interna, no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), para não ter mais atrasos e ter mais vendas em seus produtos de fabricação inovando a matéria prima da confeitaria.

E finalizando todo este processo de reestruturação, O Sr Bread tem que saber dividir o dinheiro de caixa e dinheiro pessoal, e saber usar seu estoque e sempre estar investindo em novas mercadorias, agendando com antecedência com seus fornecedores as datas de entrega e prazos mais accessíveis para o pagamento, tornando assim a padaria Q Pão uma empresa mais dinâmica e competitiva no mercado.

ESCALA DE SERVIÇO E NOVO ORGANOGRAMA

- 01 Proprietário com horário comercial, 02 Gerentes (supervisores) intercalando suas escalas, um trabalhando das 06hs até as 13:30hs e outros das 12hs até às 21hs, com intervalos para suas refeições e lanches e, 02 Atendentes de caixa com seus respectivos horários um na parte da manhã e outro a tarde, 06 Atendentes de Balcão sendo 03 funcionários na parte da manhã e 03 funcionários à tarde, 01 Atendente de cafeteria entrando em horário comercial, pois quando este funcionário não estiver na padaria outro disponível fará sua parte, mesmo que em pequenos momentos, mas sendo auxiliado e supervisionado pelo(gerente), 02 Padeiros trabalhando um em cada turno, 02 Confeiteiros cada qual em um horário (01 de manhã e outro a tarde), totalizando 16 Funcionários na Padaria.

Análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com